O cenário da educação superior vem se modificando gradualmente sob influência da tecnologia, do novo perfil dos estudantes, da necessidade de tornar o aprendizado contextualizado e significativo para o aluno e para a sociedade e, recentemente, como consequência das mudanças pós-pandemia. Dentro desse contexto, os órgãos regulatórios do Ministério da Educação têm estudado adequações e atualizações voltadas para o ensino, especialmente para o ensino superior. No entanto, independente de qual seja o cenário, em todas as diretrizes se tem como recomendação a inovação das metodologias de aprendizagem e dos modelos pedagógicos. Desta forma, no XIX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, promovido pela Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP), com apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP), discutiu-se o currículo por desenvolvimento de competências e o incentivo à pesquisa na realidade do ensino superior particular.

Realizado no dia 26 de outubro de 2022, no formato online, o XIX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação teve como tema “Currículo por competência e incentivo à pesquisa: possibilidades de aplicação no ensino superior particular”.

Na cerimônia de abertura, após os agradecimentos, o Prof. Cícero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da FUNADESP, explicou sobre a Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP) e anunciou uma vaga para a região nordeste. Duas candidatas foram indicadas para esta vaga, a Profa. Dra. Maria das Graças Soares da Costa, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE de Recife/PE e a Profa. Dra. Elzenir Pereira de Oliveira Almeida, do Centro Universitário de Patos – UNIFIP de Patos/PB. O gestor de Programas de Bolsas da Funadesp, Sandro Oliveira de Carvalho, conduziu a votação entre os representantes e gestores presentes na reunião. Finalizada a votação, foi eleita a profa. Maria das Graças Soares da Costa, por maiporia.

Na sequência, a professora convidada, Dra. Helena Carvalho De Lorenzo, Coordenadora Nacional do Comitê de Articulação da Rede-PGP e Coordenadora do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa da Universidade de Araraquara – UNIARA, trouxe-nos um relato de experiência, abordando o tema “Os Programas de Bolsas Institucionais para pesquisa oferecidos pela FUNADESP e o caso da Universidade de Araraquara – UNIARA”. A professora falou da importância da pesquisa como um diferencial e indicador de qualidade no contexto das IES particulares e exemplificou como a parceria com a Funadesp tem permitido esse diferencial na UNIARA.

Na sequência, no painel principal, a professora mestra, Suze dos Santos Oliveira, gestora de projetos de inovação no CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará, discorreu sobre o tema “Planejamento e Estratégias de implantação do currículo por competência no ensino superior”. A professora falou sobre a diferença entre o ensino tradicional e o currículo por desenvolvimento de competências e a necessidade de mudanças frente a nova realidade social e comportamental dos estudantes. Explicou como ocorreu a implantação desse novo currículo no CESUPA e quais os resultados obtidos a partir dessas mudanças. O debate conduzido após a palestra foi enriquecedor, mostrando o interesse dos professores e gestores presentes na temática abordada.

O evento contou com 199 inscritos, sendo 88 Dirigentes de Instituições de Ensino Superior, 78 Docentes de Ensino Superior e 33 outros profissionais. Acreditamos que foi uma manhã extremamente produtiva, com muita troca de experiências e que nos fez refletir sobre as diferentes possibilidades de inovar e tornar a formação superior mais aplicada e voltada para as necessidades sociais atuais.

© 2022 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech