A velocidade das transformações sociais, profissionais e comportamentais, especialmente motivadas pelo avanço da tecnologia, têm trazido inúmeros desafios na área da educação. Nas últimas décadas, a inteligência artificial (IA) emergiu como uma força transformadora, revolucionando a maneira como interagimos com a tecnologia e redefinindo nossas abordagens e interação no contexto da educação superior. Combinando a capacidade de processamento computacional com algoritmos avançados, a IA tem se mostrado uma ferramenta poderosa para a resolução de problemas complexos e a geração de insights profundos em diferentes contextos. Por outro lado, tem trazido também inúmeros questionamentos relacionados aos princípios éticos que devem nortear o uso desse recurso tecnológico. Outro desafio que envolve os gestores e docentes do ensino superior é a questão da curricularização da extensão universitária. Discutir estratégias para integrar atividades extensionistas nos currículos dos cursos superiores se tornou imprescindível para atender as diretrizes do Ministério da Educação, mas também para que essas ações se tornem ferramentas para a significação do - aprendizado e para o desenvolvimento de novas competências no futuro profissional.

Frente a essas demandas, o XX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação reuniu gestores, docentes e interessados na Educação Superior, para discutir suas principais inquietações sobre esses temas e promover o compartilhamento das boas práticas aplicadas à educação superior. O Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação é um evento anual promovido pela Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP), com apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP), e nesta XX edição do Encontro, debatemos as principais atualizações pedagógicas e as tecnologias aplicadas a este contexto. Assim, no dia 25 de outubro de 2023, o Comitê de Articulação da REDE-DGP se reuniu, de forma on-line, com aproximadamente 260 dirigentes e docentes do ensino superior particular para discutir as temáticas: "Extensão e currículo - concepção, estratégias, potencialidades e desafios" e "Inteligência Artificial na Educação - Direitos e Desafios Rumo a uma Abordagem Legalmente Consciente".

Na cerimônia de abertura, após os agradecimentos proferidos pela então Coordenadora da REDE-DGP, Prof.a. Claudia Teixeira Arroyo, do Centro Universitário UNIFAFIBE, de Bebedouro/SP, o Prof. Cícero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da FUNADESP, explicou sobre a Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP) e anunciou o final do mandato de alguns membros do Comitê de Articulação, inclusive o da Prof.a. Claudia, Coordenadora da Rede. Após a explicação do Dr. Cícero, a Profa. Claudia anunciou que estavam abertas 7 vagas para o Comitê de Articulação, sendo 2 para a macrorregião Nordeste, 2 para a Macrorregião Cetro Oeste/Norte e 3 para a macrorregião Sul/Sudeste, e que antes do início das palestras teríamos a eleição com a participação de 13 candidatos que previamente fizeram suas candidaturas e manifestaram interesse em ocuparem as vagas no Comitê de Articulação.

Para conduzir o processo de votação dos novos membros, convidamos o Sr. Sandro Oliveira de Carvalho, Gestor dos Programas de Bolsas de Estudo e de Pesquisa, da Funadesp. A votação foi realizada por macrorregião, e os presentes tiveram um minuto para escolher até 3 candidatos de cada região entre os 13 indicados. Todos os participantes do encontro foram convidados à votação e o resultado foi divulgado logo após a finalização do processo. Os candidatos eleitos para ocupar as vagas em aberto na REDE-DGP foram:

MACRORREGIÃO SUDESTE/SUL:
- Rafael Catani Lima - Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro (SP)
- Fernanda Mesquita Serva - Universidade de Marília – UNIMAR, Marília (SP)
- Maria Helena Pereira – Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente (SP)

MACRORREGIÃO NORTE/CENTRO-OESTE:
- Marco Aurélio Silva Esteves - FaSeM - Faculdade Serra da Mesa, Uruaçu (GO)
- Heriton de Souza Vilanova - Centro Universitário La Salle Lucas do Rio Verde (MT)

MACRORREGIÃO NORDESTE:
- Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes - Faculdade Senac, Aracaju (SE)
- Janini Filgueira Rosas - Faculdade CECAPE, Juazeiro do Norte (CE)

Após o encerramento das votações, a primeira palestra foi proferida pelas professoras Dra. Sonia Regina Mendes dos Santos, Professora no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA e autora do livro “Extensão Universitária: concepções e reflexões metodológicas” e Dra. Simone Loureiro Brum Imperatore, que integra a União Latino-americana de Extensão Universitária e o Grupo de Pesquisa Extensión Critica do Clacso. A experiência das palestrantes na temática enriqueceu o evento e trouxe muitos questionamentos e boas práticas relacionadas ao tema "Extensão e currículo - concepção, estratégias, potencialidades e desafios".

Na sequência, passamos a palavra para a Professora Dra. Marina Feferbaum, que é learner designer (Kaospilot) e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação do CEPI FGV Direito, em São Paulo. A professora Marina mostrou muito domínio na temática "Inteligência Artificial na Educação - Direitos e Desafios Rumo a uma Abordagem Legalmente Consciente" e nos fez refletir muito sobre as questões éticas que envolvem o uso da IA no ensino superior.

Após as duas palestras abrimos para os questionamentos, o que nos trouxe um debate muito rico em torno de ambos os temas do evento. No encerramento do XX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, foi realizado um fechamento enfatizando a importância das questões discutidas e a Professora Claudia encerrou dando as boas-vindas aos novos membros do Comitê Articulador da REDE-DGP e agradecendo a participação de todos. Acreditamos que o Encontro atendeu às expectativas dos presentes e aos objetivos da REDE-DGP.

Clique no link abaixo e veja os vídeos do Encontro:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL91p2zu9gRkzq_dIhWIXlD-9lowO48k_A

Clique aqui e faça o download da apresentação da palestra das professoras Sonia Regina Mendes dos Santos e Simone Loureiro Brum Imperatore, com o tema “Extensão e Currículo: concepção, estratégias, potencialidade e desafios”.

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech