A Funadesp, no cumprimento de sua missão, vem desenvolvendo atividades de articulação, comunicação e informação, relacionadas aos diversos campos da educação superior.

A Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP), resultado da organização dos Dirigentes de Graduação – Pró-Reitores, Vice-Reitores, Diretores e Coordenadores das Instituições de Ensino Superior Particulares foi criada em 2006, por ocasião do 5º Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação das IES Particulares. Se reúne anualmente com o apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP).

A organização da REDE-DGP tem por objetivos:

1. A busca do fortalecimento de estratégias acadêmicas e administrativas de gestão para a valorização do ensino e a melhoria da qualidade dos cursos de graduação;
2. A integração dos dirigentes de ensino de graduação;
3. A realização de estudos;
4. O estabelecimento de relações com a Pós-Graduação e a Extensão; e
5. A promoção, anualmente, do Encontro Nacional dos Dirigentes de Graduação do segmento particular.

O Comitê de Articulação da REDE-DGP é composto de dois representantes de cada uma das cinco regiões do país. A cada encontro realizado anualmente este comitê é renovado. Confira abaixo o regulamento da Rede e a composição atual do Comitê de Articulação.

Veja o Regulamento e a composição do Comitê de Articulação.

Participe da Rede-DGP. Entre em contato com o representante de sua região ou envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Esperamos e agradecemos a sua participação.

A velocidade das transformações sociais, profissionais e comportamentais, especialmente motivadas pelo avanço da tecnologia, têm trazido inúmeros desafios na área da educação. Nas últimas décadas, a inteligência artificial (IA) emergiu como uma força transformadora, revolucionando a maneira como interagimos com a tecnologia e redefinindo nossas abordagens e interação no contexto da educação superior. Combinando a capacidade de processamento computacional com algoritmos avançados, a IA tem se mostrado uma ferramenta poderosa para a resolução de problemas complexos e a geração de insights profundos em diferentes contextos. Por outro lado, tem trazido também inúmeros questionamentos relacionados aos princípios éticos que devem nortear o uso desse recurso tecnológico. Outro desafio que envolve os gestores e docentes do ensino superior é a questão da curricularização da extensão universitária. Discutir estratégias para integrar atividades extensionistas nos currículos dos cursos superiores se tornou imprescindível para atender as diretrizes do Ministério da Educação, mas também para que essas ações se tornem ferramentas para a significação do - aprendizado e para o desenvolvimento de novas competências no futuro profissional.

Frente a essas demandas, o XX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação reuniu gestores, docentes e interessados na Educação Superior, para discutir suas principais inquietações sobre esses temas e promover o compartilhamento das boas práticas aplicadas à educação superior. O Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação é um evento anual promovido pela Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP), com apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP), e nesta XX edição do Encontro, debatemos as principais atualizações pedagógicas e as tecnologias aplicadas a este contexto. Assim, no dia 25 de outubro de 2023, o Comitê de Articulação da REDE-DGP se reuniu, de forma on-line, com aproximadamente 260 dirigentes e docentes do ensino superior particular para discutir as temáticas: "Extensão e currículo - concepção, estratégias, potencialidades e desafios" e "Inteligência Artificial na Educação - Direitos e Desafios Rumo a uma Abordagem Legalmente Consciente".

Na cerimônia de abertura, após os agradecimentos proferidos pela então Coordenadora da REDE-DGP, Prof.a. Claudia Teixeira Arroyo, do Centro Universitário UNIFAFIBE, de Bebedouro/SP, o Prof. Cícero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da FUNADESP, explicou sobre a Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP) e anunciou o final do mandato de alguns membros do Comitê de Articulação, inclusive o da Prof.a. Claudia, Coordenadora da Rede. Após a explicação do Dr. Cícero, a Profa. Claudia anunciou que estavam abertas 7 vagas para o Comitê de Articulação, sendo 2 para a macrorregião Nordeste, 2 para a Macrorregião Cetro Oeste/Norte e 3 para a macrorregião Sul/Sudeste, e que antes do início das palestras teríamos a eleição com a participação de 13 candidatos que previamente fizeram suas candidaturas e manifestaram interesse em ocuparem as vagas no Comitê de Articulação.

Para conduzir o processo de votação dos novos membros, convidamos o Sr. Sandro Oliveira de Carvalho, Gestor dos Programas de Bolsas de Estudo e de Pesquisa, da Funadesp. A votação foi realizada por macrorregião, e os presentes tiveram um minuto para escolher até 3 candidatos de cada região entre os 13 indicados. Todos os participantes do encontro foram convidados à votação e o resultado foi divulgado logo após a finalização do processo. Os candidatos eleitos para ocupar as vagas em aberto na REDE-DGP foram:

MACRORREGIÃO SUDESTE/SUL:
- Rafael Catani Lima - Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro (SP)
- Fernanda Mesquita Serva - Universidade de Marília – UNIMAR, Marília (SP)
- Maria Helena Pereira – Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente (SP)

MACRORREGIÃO NORTE/CENTRO-OESTE:
- Marco Aurélio Silva Esteves - FaSeM - Faculdade Serra da Mesa, Uruaçu (GO)
- Heriton de Souza Vilanova - Centro Universitário La Salle Lucas do Rio Verde (MT)

MACRORREGIÃO NORDESTE:
- Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes - Faculdade Senac, Aracaju (SE)
- Janini Filgueira Rosas - Faculdade CECAPE, Juazeiro do Norte (CE)

Após o encerramento das votações, a primeira palestra foi proferida pelas professoras Dra. Sonia Regina Mendes dos Santos, Professora no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA e autora do livro “Extensão Universitária: concepções e reflexões metodológicas” e Dra. Simone Loureiro Brum Imperatore, que integra a União Latino-americana de Extensão Universitária e o Grupo de Pesquisa Extensión Critica do Clacso. A experiência das palestrantes na temática enriqueceu o evento e trouxe muitos questionamentos e boas práticas relacionadas ao tema "Extensão e currículo - concepção, estratégias, potencialidades e desafios".

Na sequência, passamos a palavra para a Professora Dra. Marina Feferbaum, que é learner designer (Kaospilot) e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação do CEPI FGV Direito, em São Paulo. A professora Marina mostrou muito domínio na temática "Inteligência Artificial na Educação - Direitos e Desafios Rumo a uma Abordagem Legalmente Consciente" e nos fez refletir muito sobre as questões éticas que envolvem o uso da IA no ensino superior.

Após as duas palestras abrimos para os questionamentos, o que nos trouxe um debate muito rico em torno de ambos os temas do evento. No encerramento do XX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, foi realizado um fechamento enfatizando a importância das questões discutidas e a Professora Claudia encerrou dando as boas-vindas aos novos membros do Comitê Articulador da REDE-DGP e agradecendo a participação de todos. Acreditamos que o Encontro atendeu às expectativas dos presentes e aos objetivos da REDE-DGP.

Clique no link abaixo e veja os vídeos do Encontro:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL91p2zu9gRkzq_dIhWIXlD-9lowO48k_A

Clique aqui e faça o download da apresentação da palestra das professoras Sonia Regina Mendes dos Santos e Simone Loureiro Brum Imperatore, com o tema “Extensão e Currículo: concepção, estratégias, potencialidade e desafios”.

O cenário da educação superior vem se modificando gradualmente sob influência da tecnologia, do novo perfil dos estudantes, da necessidade de tornar o aprendizado contextualizado e significativo para o aluno e para a sociedade e, recentemente, como consequência das mudanças pós-pandemia. Dentro desse contexto, os órgãos regulatórios do Ministério da Educação têm estudado adequações e atualizações voltadas para o ensino, especialmente para o ensino superior. No entanto, independente de qual seja o cenário, em todas as diretrizes se tem como recomendação a inovação das metodologias de aprendizagem e dos modelos pedagógicos. Desta forma, no XIX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, promovido pela Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP), com apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP), discutiu-se o currículo por desenvolvimento de competências e o incentivo à pesquisa na realidade do ensino superior particular.

Realizado no dia 26 de outubro de 2022, no formato online, o XIX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação teve como tema “Currículo por competência e incentivo à pesquisa: possibilidades de aplicação no ensino superior particular”.

Na cerimônia de abertura, após os agradecimentos, o Prof. Cícero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da FUNADESP, explicou sobre a Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP) e anunciou uma vaga para a região nordeste. Duas candidatas foram indicadas para esta vaga, a Profa. Dra. Maria das Graças Soares da Costa, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE de Recife/PE e a Profa. Dra. Elzenir Pereira de Oliveira Almeida, do Centro Universitário de Patos – UNIFIP de Patos/PB. O gestor de Programas de Bolsas da Funadesp, Sandro Oliveira de Carvalho, conduziu a votação entre os representantes e gestores presentes na reunião. Finalizada a votação, foi eleita a profa. Maria das Graças Soares da Costa, por maiporia.

Na sequência, a professora convidada, Dra. Helena Carvalho De Lorenzo, Coordenadora Nacional do Comitê de Articulação da Rede-PGP e Coordenadora do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa da Universidade de Araraquara – UNIARA, trouxe-nos um relato de experiência, abordando o tema “Os Programas de Bolsas Institucionais para pesquisa oferecidos pela FUNADESP e o caso da Universidade de Araraquara – UNIARA”. A professora falou da importância da pesquisa como um diferencial e indicador de qualidade no contexto das IES particulares e exemplificou como a parceria com a Funadesp tem permitido esse diferencial na UNIARA.

Na sequência, no painel principal, a professora mestra, Suze dos Santos Oliveira, gestora de projetos de inovação no CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará, discorreu sobre o tema “Planejamento e Estratégias de implantação do currículo por competência no ensino superior”. A professora falou sobre a diferença entre o ensino tradicional e o currículo por desenvolvimento de competências e a necessidade de mudanças frente a nova realidade social e comportamental dos estudantes. Explicou como ocorreu a implantação desse novo currículo no CESUPA e quais os resultados obtidos a partir dessas mudanças. O debate conduzido após a palestra foi enriquecedor, mostrando o interesse dos professores e gestores presentes na temática abordada.

O evento contou com 199 inscritos, sendo 88 Dirigentes de Instituições de Ensino Superior, 78 Docentes de Ensino Superior e 33 outros profissionais. Acreditamos que foi uma manhã extremamente produtiva, com muita troca de experiências e que nos fez refletir sobre as diferentes possibilidades de inovar e tornar a formação superior mais aplicada e voltada para as necessidades sociais atuais.

O avanço das tecnologias da informação nos últimos anos motivou estudos e discussões entre dirigentes do ensino superior, em relação às mudanças necessárias para adaptar as estratégias pedagógicas e de gestão, bem como preparar o futuro profissional para o mundo "on". No entanto, esse processo foi acelerado pela pandemia de COVID-19 e as adaptações e mudanças, que seriam graduais, precisaram acontecer de forma imediata, surpreendendo e levando as Instituições de Ensino ao domínio da tecnologia. Tanto dirigentes, como docentes, se viram frente a uma infinidade de recursos tecnológicos educacionais para uso em sala de aula, na gestão e nos processos de credenciamento e recredenciamento das IES. Diante dessa realidade, como as instituições se prepararam e utilizaram esses recursos? Quais os pontos positivos e os desafios enfrentados? O que fica desse aprendizado e o que levamos para o futuro? O XVIII Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, idealizado e organizado pela Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP), com apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp), buscou discutir essas questões, especialmente em relação às Tecnologias Educacionais, suas contribuições e desafios para o ensino superior.

Realizado no dia 22 de setembro de 2021, no formato online, o XVIII Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação teve como tema “Tecnologias Educacionais - contribuições e desafios para o ensino superior”.

No painel de abertura, o professor convidado, Marcos Roberto Rosa, abordou o tema “Indicadores de Qualidade da Educação Superior e uso de Inteligência de Dados na Gestão Estratégica das IES”. O Professor falou sobre os Indicadores de Qualidade do ensino superior e apontou estratégias para entendê-los e avaliá-los por meio de programas digitais de inteligência de dados, utilizando esses resultados para traçar estratégias de ação para garantir a qualidade das IES.

Após um breve intervalo, o Prof. Cícero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da FUNADESP, conduziu a eleição por aclamação, pela assembleia, dos membros do Comitê de Articulação da Rede-DGP e de seu coordenador e vice-coordenador. Também foram anunciadas uma vaga para a região nordeste e uma para a macrorregião sudeste/Sul, esta última preenchida pelo Prof. Davi José de Souza da Silva, da Universidade Estácio de Sá/RJ. A vaga para a região nordeste continuará em aberto porque nenhum dirigente presente se candidatou. Foram indicadas e eleitas para a coordenação e vice-coordenação da Rede-DGP, por um mandato de dois anos, a Professora Claudia Teixeira Arroyo, Coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão no Centro Universitário UNIFAFIBE, de Bebedouro/SP e a Professora Sheila Santos de Carvalho Ribeiro, Diretora Acadêmica da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM), de Uruaçu/GO.

A mesa redonda “O Ensino Superior e as novas tecnologias: soluções e desafios” oportunizou a troca de experiências, com a apresentação de quatro cases de Instituições de diferentes Regiões do Brasil, que abordaram o uso das tecnologias da informação, as inovações pedagógicas e os desafios de evidenciar a qualidade institucional de ensino, em contextos diversificados, como na Gestão Institucional, nas Estratégias Pedagógicas, na formação docente e no Credenciamento e Recredenciamento Virtual. A professora Maria das Graças Soares da Costa, Diretora Geral da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), falou sobre a experiência de utilizar as tecnologias da Google Enterprise, o empréstimo de Cromebooks para alunos e docentes e as parcerias com empresas para garantir internet para os alunos no período da pandemia. O Professor Rafael Catani Lima, Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário UNIFAFIBE, expôs as dificuldades administrativas e acadêmicas enfrentadas durante a pandemia e as estratégias adotadas para saná-las, focalizando tanto os alunos como os docentes, ouvindo suas angústias, abrindo núcleos tecnológicos para assessorar os problemas dessa natureza e promovendo capacitações para o uso das tecnologias educacionais. O Professor Caio Fanha, Coordenador do International Office e do Departamento de Carreiras do Centro Universitário do Estado Pará – CESUPA, narrou a experiência com o projeto Amazon Experience CESUPA Challenge, e o desafio de utilizar as tecnologias educacionais como propulsoras da cooperação em redes, internacionalização e extensão, numa iniciativa que trabalha a valorização do meio ambiente, o empreendedorismo, a sustentabilidade, a cooperação, a autonomia, a criatividade, entre outras competências, por meio da aprendizagem baseada em projetos e a gamificação. Finalizando, a professora Sheila Santos de Carvalho Ribeiro, Diretora Acadêmica da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM), de Uruaçu/GO, relatou os desafios de passar por uma visita virtual de credenciamento para cursos na modalidade à distância, apontando as dificuldades e as estratégias utilizadas pela instituição, para apresentar ao MEC as evidências de qualidade Institucional.

O evento contou com 249 inscritos, sendo 111 Dirigentes de Instituições de Ensino Superior, 93 Docentes de Ensino Superior e 45 outros profissionais. Acreditamos que foi uma manhã extremamente produtiva, com muita troca de experiências e que nos fez refletir sobre as diferentes soluções para um mesmo desafio e o quanto a adversidade pode, em muitos casos, impulsionar a inovação e o crescimento.

Veja o vídeo do Encontro: https://youtu.be/fE2RxcFt5Ls

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