A Rede Nacional de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares - REDE PGP - juntamente com a Fundação Nacional para o Desenvolvimento das Instituições Particulares de Ensino Superior – FUNADESP - realizaram, no dia 16 de outubro de 2024, de forma “on line”, o 24º ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DAS IES PARTICULARES. Presentes ao Encontro 118 docentes.
A escolha do tema: A AVALIAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: TRAJETÓRIA E FUTURO, deveu-se principalmente ao reconhecimento dos inúmeros desafios da avaliação para o desenvolvimento dos programas de Pós- graduação stricto sensu. Pensou-se que, para além da inegável contribuição da avaliação para os programas de Pós-graduação, os modelos de avaliação precisam ser questionados e discutidos. Por esta razão convidamos 4 especialistas no tema.
A reunião foi iniciada pelo professor Cicero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da Funadesp, que saudou os presentes e reafirmou a importância da Rede PGP para a Funadesp e para o sistema particular de ensino de Pós-graduação. Deu-se início a uma votação “on line” visando a eleição dos novos membros componentes do Comitê de Coordenação da Rede PGP, conduzida pelo gestor de Programas de Bolsas Sandro Carvalho, da Funadesp. A seguir, a professora Dra. Helena Carvalho De Lorenzo, coordenadora atual da Rede PGP, igualmente deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a todos os membros componentes da Rede PGP.
Abriu o encontro o professor Flavio Henrique Souza dos Santos, Coordenador de Bolsas Institucionais no País CBIP/DPB/CAPES, que trouxe uma grande contribuição para a contextualização das instituições dentro do sistema Nacional de Pós-graduação. Falou sobre a inegável contribuição da avaliação para o desenvolvimento dos programas. Destacou a isonomia dos programas para a elaboração de seu planejamento institucional, a partir das determinações de cada área da Pós-graduação. E ressaltou a importância das instituições particulares para o Sistema Nacional de Pós-graduação.
A professora Maria de Fátima dos Santos, da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Comitê de Psicologia da CAPES, falou sobre a avaliação dos programas na área de psicologia. Questionou a internacionalização como critério de avaliação, em razão dos diferentes perfis de programa, destacando que, o que é realidade para alguns, não é para outros programas.
O professor Robert Verhine, da Universidade Federal da Bahia, nos ofereceu uma muito interessante palestra sobre Autoavaliação e Impacto Social na Pós-graduação brasileira. Mostrou que a ficha de avaliação não é fechada. Assim, cabe aos programas realizar seu planejamento e fazer sua autoavaliação da forma mais adequada possível. Comentou sobre a não adequação da palavra “impacto” na ficha de avaliação, bem como discutiu a construção dos itens sobre relevância e inserção, de forma a dar visibilidade às especificidades de cada programa.
Finalmente, a professora Cristina Helena Pinto de Mello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, apresentou um tema bastante inovador ao questionar, com muita pertinência, a gestão das Pós-graduações nas IES particulares. Quais os ganhos para as instituições, para além do “lucro” quase inexistente? Apontou, assim, a formação de docentes, os intercâmbios com a graduação, dentre muitas outras vantagens indiretas, decorrentes da presença de Pós-graduação estrito sensu nas IES particulares. Destacou a importância da comunicação e da divulgação dos resultados dos conhecimentos científicos, que são públicos.
A sessão foi encerrada por Helena Carvalho De Lorenzo, coordenadora Nacional de Rede Nacional de Dirigentes de Pós-graduação e Pesquisa das IES Particulares, que fez uma pequena síntese das discussões e destacou o fato de os programas, públicos ou particulares, fazerem parte de um mesmo universo, o Sistema Nacional de Pós-graduação. Apontou que os palestrantes deixam claro a importância de que o modelo atual de avaliação precisa ser sempre melhorado e que o futuro dos programas depende bastante dos critérios de avaliação. Por outro lado, a Pós-graduação em IES particulares tem seus desafios próprios, os quais precisam ser cuidados com muita atenção pelas instituições.
Agradecendo a presença de todos, ressaltou a importância dos segmentos das IES particulares para o sistema de Pós-graduação brasileiro e do próprio sistema de avaliação para conduzi-lo a um sistema robusto, adequado às transformações tecnológicas, voltado às imensas demandas sociais de nosso país.
Ao finalizar a reunião foram anunciados os novos membros componentes do Comitê de Coordenação da rede PGP:
- Representação Regional Nordeste:
Prof. Ronaldo Nunes Linhares - Universidade Tiradentes
- Representação Regional Norte/Centro-Oeste:
Profa. Lucia Kratz - Centro UNIVERSO Goiânia
Prof. José Eduardo Souza de Miranda - Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA
- Representação Regional Sudeste/Sul:
Prof. Fernando Passos – Universidade de Araraquara – UNIARA
Prof. Bruno Cesar Correa Salles - Universidade Professor Edson Antônio Velano – UNIFENAS
Profa. Tatiana Ribeiro de Campos Mello - Universidade de Mogi das Cruzes
Profa. Renata de Sousa da Silva Tolentino - Universidade FUMEC