A Rede Nacional de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares - REDE PGP - juntamente com a Fundação Nacional para o Desenvolvimento das Instituições Particulares de Ensino Superior – FUNADESP- realizaram, no dia 18 de outubro de 2023, de forma on line, o 23º ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DAS IES PARTICULARES.
A escolha do tema: Pesquisas em redes de colaboração: experiência em IES particulares, deveu-se principalmente ao reconhecimento dos inúmeros desafios do presente para os programas de pós-graduação stricto sensu. Contudo, reconhecendo os limites do evento, foram selecionados apenas alguns aspectos e nesta direção foram convidados quatro palestrantes considerados importantes para o debate do tema e para incentivar e estimular as instituições e os programas relativos a eles.
O evento discutiu a importância desse campo de ação e de estudos para a análise e compreensão das relações e interações entre indivíduos, grupos ou organizações que colaboram em projetos, atividades ou pesquisas conjuntas. Uma rede de colaboração é uma estrutura na qual os participantes compartilham informações, recursos, conhecimento e experiência para atingir objetivos comuns. As universidades são, portanto, um campo por excelência apropriado para o desenvolvimento de pesquisas em rede, independentemente de seu tamanho, complexidade, desde colaborações entre dois pesquisadores até consórcios internacionais de várias instituições.
Nesta direção, o evento apresentou algumas experiências e desafios da formação de pesquisa em redes, incluindo também quatro relatos sobre redes de pesquisa organizadas por IES particulares, sendo que um deles abrangeu a experiência de formação de redes de pesquisa em colaboração, sob a perspectiva da Capes.
A reunião foi iniciada pela professora Dra. Helena Carvalho De Lorenzo coordenadora da Rede PGP, que deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a todos os membros componentes da Rede PGP. O professor Cicero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da Funadesp, igualmente saudou os presentes e reafirmou a importância da Rede PGP para a Funadesp e para o sistema particular de ensino de pós-graduação.
A primeira palestrante foi a Profa. Dra. Marina Faraco Lacerda Gama –Doutora, Mestre e Graduada em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora da Faculdade de Direito da PUC/SP nos cursos de graduação e especialização, desde 2009; Coordenadora Adjunta e Professora do Programa de Mestrado em Direito Constitucional Econômico da UNIALFA, desde 2021. A professora ressaltou a experiência da Unialfa, atualmente composta por várias frentes, envolvendo projetos culturais, pesquisas interinstitucionais, projetos de extensão comunitária entre programas, seminários internacionais, dentre outros. A professora destacou a importância de que os projetos sejam criados de “baixo para cima”, ou seja, os docentes criam e levam para a instituição que, em geral, tem dado forte apoio aos projetos.
O segundo palestrante foi o Prof. Dr. Nitish Monebhurrun, Professor de Direito na Faculdade de Direito (Mestrado, Doutorado e Graduação) do Centro Universitário de Brasília, onde ministra aulas de direito internacional público, direito econômico internacional, investimento e arbitragem, responsabilidade social corporativa, empresas e direitos humanos e metodologia jurídica. O professor relatou os diversos projetos em rede organizados pelo Uniceub, destacando projetos de mobilidade de docentes e estudantes, além de três linhas de atuação de projetos em andamento na instituição: Responsabilidade Social Corporativa, mapeando práticas e deveres de empresas internacionais; Contribuições da América Latina sobre Direitos Humanos; e Centro de Excelência sobre empresas e Direitos Humanos. Também relatou vários projetos já concluídos relacionados ao tema como: Responsabilidade Social Corporativa e Acesso a Informações Ambientais na América Latina.
O terceiro palestrante foi o Prof. Dr. Claudio Fabrício da Silva - Pesquisas em redes de colaboração. Formado em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação, pela Universidade da Califórnia em Los Angeles – UCLA; bacharel em Ciências da Informação pelo Centro Universitário de Brasília; Diretor Adjunto de Gestão de Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. O professor relatou a experiência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, criada em 1979 e que, desde então, desenvolve editais voltados à criação de infraestrutura em internet e plataformas digitais. Em parceria com o CNPq tem criado Laboratórios Multiusuários para promover grupos de pesquisa em rede. Também atua em Governança colaborativa para a pós-graduação.
Finalmente, a quarta palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Flávio Bortolozzi, do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR. Graduado em Matemática pela PUCPR (1976) e Engenharia Civil (1981) e Doutor em Engenharia de Computação - Université de Technologie de Compiègne França (1991), na Área de Inteligência Artificial / Visão Computacional. Foi consultor do CNPq e é consultor da CAPES. Atualmente aposentado, foi professor titular da Universidade UniCesumar e da PUCPR, e adjunto da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). O professor discorreu sobre os aspectos positivos e negativos das pesquisas em redes. Muito embora seja uma ferramenta importante para as instituições e para as pesquisas, nem sempre as instituições estão preparadas para o trabalho em rede, ou por falta de experiência ao propor um projeto, ou mesmo por não elaborar com clareza os objetivos e a metodologia. O professor explicou detalhadamente os critérios de avaliação da Capes para aprovação de projetos em rede, destacando a necessidade de elaboração das etapas e dos critérios de avaliação dos projetos.
O professor sugeriu a possibilidade de que a Funadesp possa atuar como mediadora e fomentadora na elaboração de projetos em rede, alinhando interesses de diferentes instituições parceiras.
A sessão foi encerrada por Helena Carvalho De Lorenzo, Coordenadora Nacional da Rede Nacional de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares, que fez uma pequena síntese das discussões e destacou o fato de os programas, públicos ou particulares, fazerem parte de um mesmo universo. Em síntese, pode-se dizer que o evento foi bastante relevante ao expor experiências de sucesso, bem como explicitar os limites e os desafios que devem estar presentes na construção de uma rede de pesquisa em colaboração.
Agradecendo a presença de todos, ressaltou a importância dos segmentos das IES particulares para o sistema de pós-graduação brasileiro e do próprio sistema de avaliação, para conduzi-lo a um sistema robusto e receptivo às novas ferramentas de pesquisa em colaboração.