XXI ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO - Inovação e Inteligência Artificial: O Ensino Superior e as novas demandas do mundo do trabalho
O XXI Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, realizado no dia 24 de outubro, trouxe à tona um debate urgente e fundamental para o futuro da Educação Superior no Brasil. Com o tema "Inovação e Inteligência Artificial: O Ensino Superior e as Novas Demandas do Mundo do Trabalho", o evento destacou as transformações que o Ensino Superior deve vivenciar para se alinhar às mudanças aceleradas no mercado de trabalho e às novas exigências da sociedade.
Na contemporaneidade, a Educação Superior tem um papel crucial que vai muito além da formação técnica dos estudantes. A cada dia, o mundo do trabalho se transforma, impulsionado por inovações tecnológicas, como a inteligência artificial, que reconfiguram não apenas os setores econômicos, mas também os perfis e habilidades exigidos dos profissionais. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior não podem se limitar à capacitação técnica dos estudantes, devendo também promover o desenvolvimento de competências comportamentais, essenciais para a formação de cidadãos completos, preparados para lidar com a complexidade e os desafios de um mundo em constante evolução.
O XXI Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação reuniu 83 dirigentes de Instituições de Ensino Superior, bem como Docentes deste segmento para discutir como as universidades podem se adaptar a essas novas demandas, incentivando a inovação pedagógica, a integração de novas tecnologias como ferramentas para contribuir com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o uso da tecnologia, quando bem aplicado, pode ser um aliado poderoso na formação de profissionais mais completos, capazes de lidar com a complexidade das questões contemporâneas.
O encontro reforçou, portanto, que o Ensino Superior, na atualidade, precisa ser mais do que um mero transmissor de conhecimentos técnicos. Ele deve ser um espaço de formação integral, onde os estudantes sejam preparados para pensar criticamente, inovar e atuar de maneira ética e eficaz em um mundo globalizado e digitalizado. As novas demandas do mercado de trabalho exigem, assim, uma redefinição do papel das universidades, que devem estar atentas às transformações sociais e tecnológicas para fornecer uma educação que prepare os alunos para os desafios do futuro.
Durante o evento foram realizadas duas palestras que contribuíram para a reflexão de todos os participantes acerca do tema debatido.
A palestra "Inovação no Ensino Superior: Desenvolvendo Competências Profissionais para o Mundo Real", ministrada pela Profa. Me. Alana Patrícia da Silva, trouxe uma visão abrangente sobre como o Ensino Superior deve se reinventar para acompanhar a rápida transformação do mercado de trabalho, sendo destacado que além das habilidades técnicas, é essencial que as Instituições ofereçam aos estudantes uma formação empreendedora que desenvolva competências profissionais, como liderança, comunicação eficaz, ética e colaboração, que são cada vez mais valorizadas pelos empregadores. A palestra abordou práticas inovadoras que as instituições podem adotar para integrar essas competências no currículo, promovendo experiências de aprendizagem mais práticas e alinhadas às necessidades do mercado. A reflexão proposta pela Profa. Alana apontou para a necessidade de repensar o papel da universidade como formadora de cidadãos completos, que não apenas dominam um saber técnico, mas também estão prontos para atuar de forma transformadora e ética no mundo real.
Já a palestra "Inteligência Artificial para Professores: Aplicações Práticas", ministrada pela Profa. Dra. Beatriz Bonadiman, teve um enfoque pragmático, oferecendo aos participantes uma visão de como a inteligência artificial pode ser utilizada como instrumento para o desenvolvimento de práticas acadêmicas, tendo sido exploradas, inclusive, diversas ferramentas e tecnologias baseadas em IA que estão sendo usadas para personalizar o ensino, otimizar o tempo de aprendizagem e facilitar a gestão acadêmica. Ela discutiu como essas tecnologias podem ser aliadas no processo pedagógico, tanto para apoiar o professor no planejamento e desenvolvimentos de atividades acadêmicas, como para o desenvolvimento de diversas competências nos alunos. Foi, ainda, destacado pela Professora Beatriz a importância da IA não como uma substituição do trabalho humano, mas como uma ferramenta que potencializa a capacidade dos professores e enriquece o processo de aprendizagem.
Durante o evento foi também feita a comunicação, pelo Professor Mestre Rafael Catani Lima, Coordenador do Comitê de Articulação da Rede DGP, a substituição no comitê, a pedido, do Professor Davi José de Souza da Silva, da UNIGRANRIO/RJ, pela Professora Cristina Zanettini Ribeiro, Pró-reitora Acadêmica da mesma Instituição de Ensino Superior.
Clique no link abaixo e veja o vídeo completo do Encontro:
https://youtu.be/d2ePrwQqkgA
Clique aqui e faça o download da apresentação da palestra da professora Profa. Me. Alana Patrícia da Silva, com o tema “Inovação no Ensino Superior: desenvolvendo competências profissionais para o mundo real”.
Clique aqui e faça o download da apresentação da palestra da professora Profa. Dra. Beatriz Bonadiman , com o tema “Inteligência Artificial para professores: aplicações práticas”.