XXI ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO - Inovação e Inteligência Artificial: O Ensino Superior e as novas demandas do mundo do trabalho
O XXI Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, realizado no dia 24 de outubro, trouxe à tona um debate urgente e fundamental para o futuro da Educação Superior no Brasil. Com o tema "Inovação e Inteligência Artificial: O Ensino Superior e as Novas Demandas do Mundo do Trabalho", o evento destacou as transformações que o Ensino Superior deve vivenciar para se alinhar às mudanças aceleradas no mercado de trabalho e às novas exigências da sociedade.
Na contemporaneidade, a Educação Superior tem um papel crucial que vai muito além da formação técnica dos estudantes. A cada dia, o mundo do trabalho se transforma, impulsionado por inovações tecnológicas, como a inteligência artificial, que reconfiguram não apenas os setores econômicos, mas também os perfis e habilidades exigidos dos profissionais. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior não podem se limitar à capacitação técnica dos estudantes, devendo também promover o desenvolvimento de competências comportamentais, essenciais para a formação de cidadãos completos, preparados para lidar com a complexidade e os desafios de um mundo em constante evolução.
O XXI Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação reuniu 83 dirigentes de Instituições de Ensino Superior, bem como Docentes deste segmento para discutir como as universidades podem se adaptar a essas novas demandas, incentivando a inovação pedagógica, a integração de novas tecnologias como ferramentas para contribuir com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o uso da tecnologia, quando bem aplicado, pode ser um aliado poderoso na formação de profissionais mais completos, capazes de lidar com a complexidade das questões contemporâneas.
O encontro reforçou, portanto, que o Ensino Superior, na atualidade, precisa ser mais do que um mero transmissor de conhecimentos técnicos. Ele deve ser um espaço de formação integral, onde os estudantes sejam preparados para pensar criticamente, inovar e atuar de maneira ética e eficaz em um mundo globalizado e digitalizado. As novas demandas do mercado de trabalho exigem, assim, uma redefinição do papel das universidades, que devem estar atentas às transformações sociais e tecnológicas para fornecer uma educação que prepare os alunos para os desafios do futuro.
Durante o evento foram realizadas duas palestras que contribuíram para a reflexão de todos os participantes acerca do tema debatido.
A palestra "Inovação no Ensino Superior: Desenvolvendo Competências Profissionais para o Mundo Real", ministrada pela Profa. Me. Alana Patrícia da Silva, trouxe uma visão abrangente sobre como o Ensino Superior deve se reinventar para acompanhar a rápida transformação do mercado de trabalho, sendo destacado que além das habilidades técnicas, é essencial que as Instituições ofereçam aos estudantes uma formação empreendedora que desenvolva competências profissionais, como liderança, comunicação eficaz, ética e colaboração, que são cada vez mais valorizadas pelos empregadores. A palestra abordou práticas inovadoras que as instituições podem adotar para integrar essas competências no currículo, promovendo experiências de aprendizagem mais práticas e alinhadas às necessidades do mercado. A reflexão proposta pela Profa. Alana apontou para a necessidade de repensar o papel da universidade como formadora de cidadãos completos, que não apenas dominam um saber técnico, mas também estão prontos para atuar de forma transformadora e ética no mundo real.
Já a palestra "Inteligência Artificial para Professores: Aplicações Práticas", ministrada pela Profa. Dra. Beatriz Bonadiman, teve um enfoque pragmático, oferecendo aos participantes uma visão de como a inteligência artificial pode ser utilizada como instrumento para o desenvolvimento de práticas acadêmicas, tendo sido exploradas, inclusive, diversas ferramentas e tecnologias baseadas em IA que estão sendo usadas para personalizar o ensino, otimizar o tempo de aprendizagem e facilitar a gestão acadêmica. Ela discutiu como essas tecnologias podem ser aliadas no processo pedagógico, tanto para apoiar o professor no planejamento e desenvolvimentos de atividades acadêmicas, como para o desenvolvimento de diversas competências nos alunos. Foi, ainda, destacado pela Professora Beatriz a importância da IA não como uma substituição do trabalho humano, mas como uma ferramenta que potencializa a capacidade dos professores e enriquece o processo de aprendizagem.
Durante o evento foi também feita a comunicação, pelo Professor Mestre Rafael Catani Lima, Coordenador do Comitê de Articulação da Rede DGP, a substituição no comitê, a pedido, do Professor Davi José de Souza da Silva, da UNIGRANRIO/RJ, pela Professora Cristina Zanettini Ribeiro, Pró-reitora Acadêmica da mesma Instituição de Ensino Superior.
Clique no link abaixo e veja o vídeo completo do Encontro:
https://youtu.be/d2ePrwQqkgA
Clique aqui e faça o download da apresentação da palestra da professora Profa. Me. Alana Patrícia da Silva, com o tema “Inovação no Ensino Superior: desenvolvendo competências profissionais para o mundo real”.
Clique aqui e faça o download da apresentação da palestra da professora Profa. Dra. Beatriz Bonadiman , com o tema “Inteligência Artificial para professores: aplicações práticas”.
A Funadesp, no cumprimento de sua missão, vem desenvolvendo atividades de articulação, comunicação e informação, relacionadas aos diversos campos da educação superior.
A Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP), resultado da organização dos Dirigentes de Graduação – Pró-Reitores, Vice-Reitores, Diretores e Coordenadores das Instituições de Ensino Superior Particulares foi criada em 2006, por ocasião do 5º Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação das IES Particulares. Se reúne anualmente com o apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP).
A organização da REDE-DGP tem por objetivos:
1. A busca do fortalecimento de estratégias acadêmicas e administrativas de gestão para a valorização do ensino e a melhoria da qualidade dos cursos de graduação;
2. A integração dos dirigentes de ensino de graduação;
3. A realização de estudos;
4. O estabelecimento de relações com a Pós-Graduação e a Extensão; e
5. A promoção, anualmente, do Encontro Nacional dos Dirigentes de Graduação do segmento particular.
O Comitê de Articulação da REDE-DGP é composto de dois representantes de cada uma das cinco regiões do país. A cada encontro realizado anualmente este comitê é renovado. Confira abaixo o regulamento da Rede e a composição atual do Comitê de Articulação.
Veja o Regulamento e a composição do Comitê de Articulação.
Participe da Rede-DGP. Entre em contato com o representante de sua região ou envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Esperamos e agradecemos a sua participação.
A velocidade das transformações sociais, profissionais e comportamentais, especialmente motivadas pelo avanço da tecnologia, têm trazido inúmeros desafios na área da educação. Nas últimas décadas, a inteligência artificial (IA) emergiu como uma força transformadora, revolucionando a maneira como interagimos com a tecnologia e redefinindo nossas abordagens e interação no contexto da educação superior. Combinando a capacidade de processamento computacional com algoritmos avançados, a IA tem se mostrado uma ferramenta poderosa para a resolução de problemas complexos e a geração de insights profundos em diferentes contextos. Por outro lado, tem trazido também inúmeros questionamentos relacionados aos princípios éticos que devem nortear o uso desse recurso tecnológico. Outro desafio que envolve os gestores e docentes do ensino superior é a questão da curricularização da extensão universitária. Discutir estratégias para integrar atividades extensionistas nos currículos dos cursos superiores se tornou imprescindível para atender as diretrizes do Ministério da Educação, mas também para que essas ações se tornem ferramentas para a significação do - aprendizado e para o desenvolvimento de novas competências no futuro profissional.
Frente a essas demandas, o XX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação reuniu gestores, docentes e interessados na Educação Superior, para discutir suas principais inquietações sobre esses temas e promover o compartilhamento das boas práticas aplicadas à educação superior. O Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação é um evento anual promovido pela Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP), com apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP), e nesta XX edição do Encontro, debatemos as principais atualizações pedagógicas e as tecnologias aplicadas a este contexto. Assim, no dia 25 de outubro de 2023, o Comitê de Articulação da REDE-DGP se reuniu, de forma on-line, com aproximadamente 260 dirigentes e docentes do ensino superior particular para discutir as temáticas: "Extensão e currículo - concepção, estratégias, potencialidades e desafios" e "Inteligência Artificial na Educação - Direitos e Desafios Rumo a uma Abordagem Legalmente Consciente".
Na cerimônia de abertura, após os agradecimentos proferidos pela então Coordenadora da REDE-DGP, Prof.a. Claudia Teixeira Arroyo, do Centro Universitário UNIFAFIBE, de Bebedouro/SP, o Prof. Cícero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da FUNADESP, explicou sobre a Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP) e anunciou o final do mandato de alguns membros do Comitê de Articulação, inclusive o da Prof.a. Claudia, Coordenadora da Rede. Após a explicação do Dr. Cícero, a Profa. Claudia anunciou que estavam abertas 7 vagas para o Comitê de Articulação, sendo 2 para a macrorregião Nordeste, 2 para a Macrorregião Cetro Oeste/Norte e 3 para a macrorregião Sul/Sudeste, e que antes do início das palestras teríamos a eleição com a participação de 13 candidatos que previamente fizeram suas candidaturas e manifestaram interesse em ocuparem as vagas no Comitê de Articulação.
Para conduzir o processo de votação dos novos membros, convidamos o Sr. Sandro Oliveira de Carvalho, Gestor dos Programas de Bolsas de Estudo e de Pesquisa, da Funadesp. A votação foi realizada por macrorregião, e os presentes tiveram um minuto para escolher até 3 candidatos de cada região entre os 13 indicados. Todos os participantes do encontro foram convidados à votação e o resultado foi divulgado logo após a finalização do processo. Os candidatos eleitos para ocupar as vagas em aberto na REDE-DGP foram:
MACRORREGIÃO SUDESTE/SUL:
- Rafael Catani Lima - Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro (SP)
- Fernanda Mesquita Serva - Universidade de Marília – UNIMAR, Marília (SP)
- Maria Helena Pereira – Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente (SP)
MACRORREGIÃO NORTE/CENTRO-OESTE:
- Marco Aurélio Silva Esteves - FaSeM - Faculdade Serra da Mesa, Uruaçu (GO)
- Heriton de Souza Vilanova - Centro Universitário La Salle Lucas do Rio Verde (MT)
MACRORREGIÃO NORDESTE:
- Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes - Faculdade Senac, Aracaju (SE)
- Janini Filgueira Rosas - Faculdade CECAPE, Juazeiro do Norte (CE)
Após o encerramento das votações, a primeira palestra foi proferida pelas professoras Dra. Sonia Regina Mendes dos Santos, Professora no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA e autora do livro “Extensão Universitária: concepções e reflexões metodológicas” e Dra. Simone Loureiro Brum Imperatore, que integra a União Latino-americana de Extensão Universitária e o Grupo de Pesquisa Extensión Critica do Clacso. A experiência das palestrantes na temática enriqueceu o evento e trouxe muitos questionamentos e boas práticas relacionadas ao tema "Extensão e currículo - concepção, estratégias, potencialidades e desafios".
Na sequência, passamos a palavra para a Professora Dra. Marina Feferbaum, que é learner designer (Kaospilot) e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação do CEPI FGV Direito, em São Paulo. A professora Marina mostrou muito domínio na temática "Inteligência Artificial na Educação - Direitos e Desafios Rumo a uma Abordagem Legalmente Consciente" e nos fez refletir muito sobre as questões éticas que envolvem o uso da IA no ensino superior.
Após as duas palestras abrimos para os questionamentos, o que nos trouxe um debate muito rico em torno de ambos os temas do evento. No encerramento do XX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, foi realizado um fechamento enfatizando a importância das questões discutidas e a Professora Claudia encerrou dando as boas-vindas aos novos membros do Comitê Articulador da REDE-DGP e agradecendo a participação de todos. Acreditamos que o Encontro atendeu às expectativas dos presentes e aos objetivos da REDE-DGP.
Clique no link abaixo e veja os vídeos do Encontro:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL91p2zu9gRkzq_dIhWIXlD-9lowO48k_A
Clique aqui e faça o download da apresentação da palestra das professoras Sonia Regina Mendes dos Santos e Simone Loureiro Brum Imperatore, com o tema “Extensão e Currículo: concepção, estratégias, potencialidade e desafios”.
O cenário da educação superior vem se modificando gradualmente sob influência da tecnologia, do novo perfil dos estudantes, da necessidade de tornar o aprendizado contextualizado e significativo para o aluno e para a sociedade e, recentemente, como consequência das mudanças pós-pandemia. Dentro desse contexto, os órgãos regulatórios do Ministério da Educação têm estudado adequações e atualizações voltadas para o ensino, especialmente para o ensino superior. No entanto, independente de qual seja o cenário, em todas as diretrizes se tem como recomendação a inovação das metodologias de aprendizagem e dos modelos pedagógicos. Desta forma, no XIX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, promovido pela Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP), com apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP), discutiu-se o currículo por desenvolvimento de competências e o incentivo à pesquisa na realidade do ensino superior particular.
Realizado no dia 26 de outubro de 2022, no formato online, o XIX Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação teve como tema “Currículo por competência e incentivo à pesquisa: possibilidades de aplicação no ensino superior particular”.
Na cerimônia de abertura, após os agradecimentos, o Prof. Cícero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da FUNADESP, explicou sobre a Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP) e anunciou uma vaga para a região nordeste. Duas candidatas foram indicadas para esta vaga, a Profa. Dra. Maria das Graças Soares da Costa, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE de Recife/PE e a Profa. Dra. Elzenir Pereira de Oliveira Almeida, do Centro Universitário de Patos – UNIFIP de Patos/PB. O gestor de Programas de Bolsas da Funadesp, Sandro Oliveira de Carvalho, conduziu a votação entre os representantes e gestores presentes na reunião. Finalizada a votação, foi eleita a profa. Maria das Graças Soares da Costa, por maiporia.
Na sequência, a professora convidada, Dra. Helena Carvalho De Lorenzo, Coordenadora Nacional do Comitê de Articulação da Rede-PGP e Coordenadora do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa da Universidade de Araraquara – UNIARA, trouxe-nos um relato de experiência, abordando o tema “Os Programas de Bolsas Institucionais para pesquisa oferecidos pela FUNADESP e o caso da Universidade de Araraquara – UNIARA”. A professora falou da importância da pesquisa como um diferencial e indicador de qualidade no contexto das IES particulares e exemplificou como a parceria com a Funadesp tem permitido esse diferencial na UNIARA.
Na sequência, no painel principal, a professora mestra, Suze dos Santos Oliveira, gestora de projetos de inovação no CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará, discorreu sobre o tema “Planejamento e Estratégias de implantação do currículo por competência no ensino superior”. A professora falou sobre a diferença entre o ensino tradicional e o currículo por desenvolvimento de competências e a necessidade de mudanças frente a nova realidade social e comportamental dos estudantes. Explicou como ocorreu a implantação desse novo currículo no CESUPA e quais os resultados obtidos a partir dessas mudanças. O debate conduzido após a palestra foi enriquecedor, mostrando o interesse dos professores e gestores presentes na temática abordada.
O evento contou com 199 inscritos, sendo 88 Dirigentes de Instituições de Ensino Superior, 78 Docentes de Ensino Superior e 33 outros profissionais. Acreditamos que foi uma manhã extremamente produtiva, com muita troca de experiências e que nos fez refletir sobre as diferentes possibilidades de inovar e tornar a formação superior mais aplicada e voltada para as necessidades sociais atuais.