Publicado: Sábado, 09 Março 2013 07:57
  Autor: Paulo Milet
  Fonte: Portal Yahoo

A temporada das Olimpíadas é um grande exemplo de como os números e cálculos permeiam todas as nossas atividades.

É o caso de se perguntar: Existe algum professor explorando isso nos colégios pelo Brasil afora? Ou apenas os Professores de Educação Física aproveitam o momento?

Quantas perguntas interessantes poderiam ser feitas em uma sala de aula, certamente provocando o interesse e os debates com os alunos de qualquer idade. Quantos Km/hora corre o Usain Bolt? Qual a velocidade média de um corredor de Maratona que completa o percurso em 2:10h? Quem é mais rápido: o dardo lançado ou o martelo arremessado? Quem corre mais rápido antes de saltar, a Fabiana ou a Maureen?

A estatística também tem vez. A China está na frente por ter mais medalhas de ouro, mas os Estados Unidos tem mais medalhas no total. Qual o melhor critério de ponderação?

Saber que país tem mais medalhas em relação à sua população e em relação à sua renda reúne conhecimentos de matemática, estatística e geografia.

Todas as disciplinas tem um pé bem fincado na matemática. E todos os esportes tem correlação direta com a física das forças, dos tempos e dos movimentos. Os atletas são experiências vivas de fórmulas de química e combinações biológicas. Geografia, História e Política se confundem a cada dia de disputas.

Os métodos modernos de ensino-aprendizagem pregam a interdisciplinaridades entre as matérias (ou seriam interdisciplinariedades? Pesquisem!). Mas o que significam esses “palavrões” na prática? Significam isso quem acabamos de ver. Os assuntos da vida não pertencem a uma matéria do colégio. As matérias é que pretendem estudar os assuntos da vida. Se existe uma possibilidade concreta de se estudar um assunto que cruza várias disciplinas ao mesmo tempo não podemos perder essa chance.

Os jogos coletivos nos dão uma oportunidade imensa de estudar conjuntos, combinações , progressões.... Qual o mais complexo? Futebol, basquete, handbol, volei? Quantos metros quadrados por jogador?

Senhores diretores, façam a semana olímpica nos seu colégios. Provoquem seus professores. Desafiem seus alunos. Será uma vitória de todos. Muito melhor que várias medalhas de ouro!

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech