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Clipping: Edição Número: 590
Bolsista FUNADESP/CNPq ministra oficina sobre Atuação e Direção de Atores para Cinema no Sesc Belenzinho em SP
Publicado: Quarta, 16 Novembro 2016 14:16
Fonte: Portal do SESC/SP
Link: http://www.sescsp.org.br/aulas/107125_ATUACAO+E+DIRECAO+DE+ATORES+PARA+CINEMA
A pesquisadora Rejane Arruda, da Universidade de Vila Velha (ES), ministrou a oficina “Atuação e Direção de Atores para Cinema” nos dias 12 e 13 de novembro de 2016, no SESC Belenzinho, em SP. A oficina teve como objetivo a aplicação prática de técnicas e procedimentos para a Atuação em Cinema para munir atores e diretores de instrumentos úteis ao seu exercício em profissão. Trouxe também a orientação teórica com textos e exemplos extraídos de cenas paragidmáticas do cinema, através das quais os princípios exercitados são evidenciados. Os procedimentos aplicados surgem de metodologia desenvolvida em pesquisa com o apoio do CNPQ e FUNADESP a partir de uma mistura de ênfases extraídas de pensadores como Meisner, Stanislavski, Adler, Hagen, Kusnet, Grotowski, Spolin, Barba. Exercitou-se tópicos importantes como: apoios internos e externos, memorização e materiais residuais, visualidade do pensamento e
REJANE ARRUDA é pesquisadora financiada pelo CNPQ e FUNADESP; autora do livro “Bisturi: Ator e Cinema”; especialista em Cinema pela Universidade Estácio de Sá; mestre e doutora em Formação de Atores pela Universidade de São Paulo. Ministrou aulas de Direção de Atores e Atuação para Cinema na Academia Internacional de Cinema em São Paulo, na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e em universidades, festivais e mostras de cinema do país. Como atriz, participou de diversos longas e curtas metragens da nova safra do cinema nacional. É também encenadora, professora e coordenadora do curso de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha no Espírito Santo. Tem profícua produção de artigos que vem sendo frequentemente publicados em revistas especializadas e anais internacionais, como “O Ator no Contexto da Direção cinematográfica: Atuação como Território de Estranhamento” (Coimbra, Atas da III Reunião Internacional da AIM, 2014); “A diversidade no campo da direção de atores: uma estrutura da atuação para a orientação de cineastas em formação” (Viana do Castelo, Atas da 2ª Conferência Internacional de Cinema, 2013).