Publicado: Segunda, 07 Novembro 2016 14:07
  Autor: Coordenação de Comunicação do CNPq
  Fonte: CNPq.br
  Link: http://cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5558802

Nas últimas duas semanas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) detectou falhas no sistema de busca dos currículos abrigados pela Plataforma Lattes, sobre as quais, esclarecemos: 

  1. O problema está restrito ao índice de busca, não comprometendo a base de dados, que permanece íntegra, sem perda de nenhum dos 4.872.171 de currículos incluídos na Plataforma.
  2. Houve uma falha na atualização do índice que ocasionou a exclusão no sistema de busca dos currículos atualizados ou incluídos a partir de 9 de maio deste ano, atingindo 1.034.462 registros no índice de currículos.
  3. O CNPq está, desde a detecção do problema, envidando todos os esforços para resolvê-lo e, ao mesmo tempo, trabalhando para aprimorar esse sistema, tornando-o menos vulnerável e mais eficaz.
  4. Orientamos aos que atualizaram ou incluíram currículos entre maio e novembro de 2016 que reenviem o currículo, pois essa pode ser uma forma rápida de reinseri-lo no índice de busca.
  5. Reforçamos que, por ter sido mantida a integridade da base de dados, estão preservados corretamente no processos dos concorrentes em Chamadas Públicas (como Bolsas PQ e DT) os dados curriculares congelados nas datas finais de submissão das respectivas chamadas.
  6. Cabe reforçar que a Plataforma Lattes recebe, em média, 17 mil atualizações diárias de currículos e cerca de 120 mil currículos são consultados por dia, configurando, assim, uma das mais importantes bases de dados da comunidade científica brasileira.
  7. Por fim, informamos que 682.678 registros do índice afetados pelo problema já estão corrigidos e que mantemos o ritmo de trabalho para solucionar plenamente a questão. A previsão é concluir o reparo dos registros restantes até o final do dia desta sexta-feira, 04/11. 

© 2017 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech