Publicado: Segunda, 10 Outubro 2016 09:58
  Autor: Bárbara Ferreira Santos
  Fonte: Exame.com
  Link: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/10-numeros-que-mostram-como-esta-o-ensino-superior-no-brasil

São Paulo — Pela primeira vez o governo federal divulgou um indicador que revela a trajetória de todos os estudantes ingressantes de graduação pelo período de 5 anos, que é o tempo médio dos cursos universitários. 


E os resultados foram alarmantes: de todos os alunos que ingressaram no ensino superior em 2010, cerca de metade (49%) abandonaram os cursos até o quarto ano, em 2014.

O dado mostra a principal dificuldade do país na graduação: fazer com que os estudantes escolham o curso mais alinhado ao perfil pessoal e, principalmente, que concluam o ensino superior.

O cenário é ainda pior: no ano passado o Brasil voltou a registrar queda no número de novos alunos, fenômeno que não acontecia desde 2009. O total de calouros nas graduações do país caiu 6,1% em 2015, decréscimo causado principalmente pela redução de ingressantes nas instituições particulares.

Essa conjuntura preocupante foi revelada pelo Censo da Educação Superior 2015, divulgado na quinta-feira (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Apesar desses índices, a gestão Michel Temer (PMDB) não tem tido, até agora, sucesso para estimular o acesso dos estudantes à graduação. O Ministério da Educação enfrenta uma crise no Fies, um dos principais programas de entrada ao ensino superior por meio do financiamento estudantil. Os valores não foram liberados para as faculdades privadas nos últimos 4 meses e a aprovação de crédito complementar para o programa já foi adiada diversas vezes no Congresso.

Confira nos slides a seguir 10 números que retratam o estágio da educação superior no país

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech