Publicado: Quarta, 23 Setembro 2015 16:30
  Autor: Prof. Paulo Cardim
  Fonte: Blog Direto da Reitoria
  Link: http://www.belasartes.br/diretodareitoria/artigos/belas-artes-90-anos-de-inspiracao-criatividade-e-trabalho

Belas Artes: 90 anos de inspiração, criatividade e trabalho.

Por prof. Paulo Cardim.

 

Há noventa anos, em 23 de setembro de 1925, Pedro Augusto Gomes Cardim fundou a Belas Artes, com o nome de “Academia de Bellas Artes de São Paulo”.   Pedro Augusto era filho do artista português João Pedro Gomes Cardim e participou ativamente da vida artístico-cultural de São Paulo, envolvendo-se na criação do Teatro Municipal de São Paulo, do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, da Academia Paulista de Letras e da Companhia Dramática de São Paulo.   Desde então o nome da Escola de Belas Artes está ligado à história da cidade de São Paulo.

Em 1925…

… São Paulo tinha cerca de 650 mil habitantes e era governada pelo prefeito Firmiano de Morais Pinto (1861-1938), do Partido Republicano Mineiro (PRM), conhecido por haver sido o primeiro juiz do Brasil a colocar em execução a Lei Áurea, libertando todos os escravos do município.

… O Estado era governado pelo presidente Carlos de Campos (1866-1927), bacharel em Direito, compositor e estudioso da música, fundador e membro da Academia Paulista de Letras e do Partido Republicano Paulista (PRP).

… O Brasil era governado pelo presidente Artur Bernardes (1875-1955), advogado e membro do Partido Republicano Mineiro (PRM). Sua gestão foi marcada por instabilidade política, crise econômica e conflitos políticos além de revoltas armadas.

… São Paulo ainda vivia os reflexos da Revolta Paulista de 1924, o maior conflito bélico ocorrido na região. A Coluna Prestes cortava o interior de São Paulo e do Brasil.

… Segundo noticiava O Globo, o Brasil vivia “assombroso aumento” do número de automóveis, de 2.772 para 12.995 carros.

… Nas artes, o destaque era Tarsila do Amaral (1886-1973), que defendia as ideias da Semana de Arte Moderna (1922), assumindo a liderança do Movimento Modernista do país.

§ … Na educação acontece a Reforma da Instrução Pública de São Paulo – Lei nº 2.095, de 24/12/1925. Essa reforma passou a dividir os níveis de ensino em primário, complementar, secundário, profissional e superior.

… No futebol, o campeão paulista foi o São Bento (Associação Atlética São Bento). O São Paulo Futebol Clube ainda não existia, fundado que foi em 1930. Além do São Bento, participaram do campeonato Corinthians, Palestra Itália, Paulistano, Santos, Portuguesa de Desportos, Palmeiras, Ypiranga, Internacional, Germânia, Sírio e Auto Sport.

Esses noventa anos foram assinalados por lutas, perseverança e idealismo na trajetória vitoriosa da Belas Artes, como marca indelével da livre iniciativa na área das artes, da cultura e da educação. A semente plantada, em 1925, por Pedro Augusto Gomes Cardim foi consolidada por seus sucessores da família Gomes Cardim, ao lado de colaboradores dedicados. Carlos Alberto Gomes Cardim deu sequência ao trabalho de Pedro Augusto e, em 1968, uma nova administração surge para reerguer a Belas Artes, um triunvirato formado por mim, Paulo Antonio, Luciano Otávio Ferreira Gomes Cardim e Vicente Di Grado. Os valores plantados por Pedro Augusto Gomes Cardim e Carlos Alberto Gomes Cardim Filho, entre outros destacados membros da Família Gomes Cardim, permanecem vivos até hoje estimulando as nossas ações educacionais, artísticas e culturais.

No nosso país, onde um número pequeno (inferior a 10%) de empresas de livre iniciativa chega à 4ageração de dirigentes – e no qual o índice é ainda menor para empresas familiares – podemos com grande alegria, constatar que a nossa Belas Artes pertence a esse pequeno grupo de grande sucesso, pois chegou aos 90 anos de dedicação ininterrupta ao Ensino Superior. A explicação para isso, acreditamos, foi a manutenção rigorosa dos princípios fundamentais extraídos do sonho de Pedro Augusto Gomes Cardim, visionário e verdadeiro educador: “FÉ”, “AMOR” e “ÉTICA”.

Atuo na Belas Artes desde os 14 anos de idade e sou, na Belas Artes, a 3a geração dessa família envolvida com arte e educação há mais de um século. Iniciei minhas atividades como auxiliar de secretaria, conseguindo galgar à direção superior após bons anos de lutas e experiência. Estive presente nos momentos de crise, de conflitos, de superação e participei da consolidação da Belas Artes, com a sua transformação em Centro Universitário, com o reconhecimento da excelência do ensino pelo Ministério da Educação, após rigorosa avaliação de qualidade, desenvolvida de acordo com a legislação e normas vigentes.   Hoje, vejo com orgulho e muita alegria, a chegada da 4a geração, e no aniversário de noventa anos da nossa Belas Artes, aproveito para prestar uma homenagem à minha filha Patrícia Gomes Cardim Anastasi Martins, Diretora-Geral da instituição, que traz na essência de sua atuação – desde abril de 2000 e absolutamente conectada com a modernidade, a mesma Fé, a mesma Ética e o mesmo Amor que têm nos conduzido pelos caminhos calmos ou turbulentos do nosso dia-a-dia.   Desejo a ela SUCESSO nessa empreitada e que seja longa!

O reconhecimento também é registrado de outras formas que nos mostram estarmos no caminho correto: somos sede do evento “Harvard Model Congress Latin America”, integramos o calendário oficial do “São Paulo Fashion Week” com os desfiles de Patrícia Vieira realizados aqui, integramos o grupo de hubs do “Design Weekend de São Paulo” e, entre tantas, outras parcerias de sucesso, também assinamos o guia “How to understand Creative Economy in Brazil”, publicado pela Amcham (American Chamber of Commerce for Brazil).

Economia Criativa, aliás, é tema obrigatório para a Belas Artes, que investe num cenário de inovação motivada pela associação de criatividade e empreendedorismo. John Howkins, autor do best-seller “Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas” é um dos grandes especialistas no assunto é mentor da instituição e participa ativamente nas iniciativas de atualização acadêmica com foco na formação sólida de cidadãos que saibam adaptar-se e se renovar diante dos desafios que surgem num mundo em que as relações entre pessoas e das pessoas com os espaços e instituições são redefinidas por uma tecnologia mutante e veloz.

Em 2015, o nosso Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, continua inovando na implementação e atualização permanente de seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e dos projetos pedagógicos de seus cursos de graduação e de pós-graduação.   Ao reverenciar esses noventa anos de profícua atuação da Belas Artes, desejo realçar a atuação qualificada de nossa comunidade acadêmica – estudantes, professores, dirigentes e demais colaboradores –, motivo de orgulho para todos nós, fundadores e continuadores do sonho de Pedro Augusto Gomes Cardim.

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech