Publicado: Sexta, 28 Agosto 2015 15:26
  Fonte: www.abmes.org.br
  Link: http://www.dia.abmes.org.br/

Ação promove integração entre as instituições e a comunidade entre os dias 14 e 19 de setembro.
A estimativa é realizar 1,3 milhão de atendimentos em diversas áreas


Dia da Responsabilidade SocialA Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) abriu inscrições para que as Instituições de Ensino Superior (IES) cadastrem as atividades que serão oferecidas à comunidade durante a 11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que ocorre entre 14 e 19 de setembro em todo o País. A estimativa é que a campanha ultrapasse a marca de 1,3 milhão de atendimentos nesta edição.

A iniciativa da ABMES tem por objetivo reunir, simultaneamente em todo território nacional, ações voluntárias que integram a comunidade acadêmica e a sociedade, promovendo o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população. Poderão participar gratuitamente tanto instituições particulares – associadas ou não a entidade - como públicas e também vinculadas ao Sistema “S”. Cada instituição cadastrada junto à campanha tem autonomia para definir a programação de atividades, bem como o local de sua realização.

Para o presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, a Campanha cumpre seu papel principal de integrar os conhecimentos produzidos nas instituições e a população. “A escola presta um serviço muito relevante com ações sociais e outras atividades que, no dia a dia, muitos cidadãos não teriam acesso tão fácil. Essas práticas são cada vez mais bem vistas e garantem um relacionamento mais próximo entre os alunos, professores e o público em geral”.

Ao longo de 10 anos, a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular acumula números impressionantes. Cada edição contou, em média, com a participação de 600 IES em todo o País.

Em dez edições foram realizados mais de 10,3 milhões de atendimentos à população, distribuídos em 57.318 atividades. Estiveram envolvidos cerca de 184 mil professores, quase 2 milhões de alunos e outros 135 mil técnicos.

Só em 2014, 636 IES marcaram presença com a oferta de 7.336 ações que resultaram no atendimento de cerca de 1,2 milhão de pessoas, quase o dobro registrado em 2013.

Além dos benefícios promovidos para a população, as ações garantem às IES a certificação com Selo Instituição Socialmente Responsável, reconhecendo a importância do vínculo entre o universo acadêmico e a comunidade. Para garantir a participação, as instituições interessadas devem cadastrar as atividades que realizam ao longo do ano e as que promoverão durante a campanha. As instituições que participaram em outras edições já receberam os dados de acesso para o cadastro na nova plataforma, criada para esta edição do evento.

Sobre a Campanha – A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior foi criada em 2005 com propósito de estabelecer uma ponte entre os setores acadêmico privado e público com a comunidade geral. Inicialmente, as ações eram realizadas em um só dia, porém, desde 2014, a programação foi estendida para uma semana. Por meio de ações nas áreas da saúde, educação, cultura, cidadania, meio ambiente e outras, já foram realizados mais de 10 milhões de atendimentos ao longo de 10 edições.

A iniciativa foi concretizada depois da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela legislação, a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural, da produção artística passou a fazer parte da avaliação das IES. Quando mal avaliadas, as instituições de ensino podem sofrer sanções.

Serviço

11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
Data: 14 a 19 de setembro de 2015
Local: IES em todo o País
Inscrições e informações:
www.sisdia.abmes.org.br

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech