Publicado: Segunda, 04 Fevereiro 2013 07:35
  Fonte: Portal Terra

Mais do que mudar a forma como a tecnologia é usada na educação, a proposta de Marc Prensky é mudar toda a educação, pois ela é “terrível” em todos os lugares do mundo. O especialista em educação e tecnologia, convidado da Fundação Telefônica na Campus Party Brasil deste ano, explicou em palestra na noite desta terça-feira sobre como os “nativos digitais” precisam ter de seus professores.

O termo “nativos digitais” refere-se às pessoas que já nasceram na era digital, e se opõe aos “imigrantes digitais”, ou aqueles que conheceram o mundo antes da internet. O palestrante americano mostrou uma foto sua em 1970, com um violão, e depois outra atual, com um tablet. Na sua percepção, os nativos digitais têm mais facilidade de adaptação.

“O mundo todo está em uma má situação em termos de educação”, diz, “não são só países como o Brasil, só países em desenvolvimento”. “E por que digo que a educação é terrível? Porque educamos para um contexto que não existe mais”, afirmou, explicando que hoje em dia não se precisa de matemática, ciência e física como na época em que essas temáticas foram incluídas no currículo. “E ninguém ouve quando alguém diz, ‘vamos fazer isso diferente’”, completou.

Na visão de Prensky, o foco da educação deveria estar nos “verbos” e não nos “substantivos”. “Questionamos se as crianças deveriam usar o PowerPoint, a Wikipédia em sala. Mas isso são ‘substantivos’. O que realmente queremos é os ‘verbos’: apresentar, aprender, ler”, explicou. “Os verbos não mudam, queremos os mesmos ‘verbos’ há mil anos”, resumiu, citando pensamento crítico, lógica, criatividade. “E há muitos desses verbos, mas temos que nos perguntar: quais são os ‘verbos’-chave? E só depois que soubermos disso, nos perguntamos quais ‘substantivos’ vamos usar”, definiu.

Cérebro estendido Para responder a essas perguntas, o especialista apresentou o conceito do cérebro estendido, uma soma do cérebro de cada um com as possibilidades oferecidas pela tecnologia. Para o pesquisador, o cérebro é bom em algumas atividades, mas pode se beneficiar das máquinas para, por exemplo, “lembrar tudo ou processar três milhões de dados”. Em um dos slides, Prensky resumiu a ideia com uma citação de uma criança de 10 anos: “antigamente as pessoas precisavam saber de cor os números de telefone”.

A forma de lidar com esse cérebro estendido seria, pois, combinar as potencialidades das máquinas e dos cérebros. “E acho que é isso que vocês estão fazendo aqui. Vocês são as pessoas que vão criar a inovação”, afirmou à audiência do palco principal do Anhembi Parque.

Para falar sobre suas ideias aplicadas à educação, o pesquisador citou um estudante que disse “a coisa mais inteligente que já ouviu”: que professores entendem a tecnologia como ferramentas, enquanto estudantes a entendem como uma fundação, uma base que se estende sob o restante.

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech