Publicado: Quinta, 11 Setembro 2014 16:57
  Fonte: Funadesp

O XI Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação das IES Particulares, realizado em 11 e 12 de setembro, teve uma procura surpreendente. Os temas propostos, voltados para os “Novos arranjos acadêmicos para aprendizagem efetiva”, mostraram que as Instituições de Ensino Superiores acham-se conscientes de que há necessidade de se aperfeiçoarem os métodos de ensino, para que a nova geração de alunos se dedique às aulas, apesar da “tentação” dos tablets, Ipads e outros produtos da nova tecnologia de informaçãoe possam ter um melhor aproveitamento.

 

Várias experiências foram expostas, algumas ainda em andamento, mas ficou a certeza de que as aulas tradicionais, expositivas e centradas na preparação única do professor, estão com os dias contados.

Restam problemas para os professores e para as instituições. Como mudar o sistema em pleno andamento? Como aperfeiçoar o método com os mesmos professores? Como manter o número de horas-aulas quando os novos métodos exigem muito mais tempo de preparação e de acompanhamento? Perguntas que deverão ser analisadas, e que preocupam mais que tudo às instituições particulares.

O auditório da Universidade Positivo recebeu, nesses dois dias de debates, 130 participantes, provenientes de 40 Instituições de Ensino Superior localizadas em 13 Estados do país.  O programa do Encontro, realizado em comum acordo pela equipe da Profª Marcia Sebastiani (Universidade Positivo), Profª Maria Lúcia (do corpo técnico da Funadesp), e membros da Rede Nacional de Dirigentes de Graduação foi considerado muito bem elaborado, e objetivamente voltado para assuntos que se acham no centro das preocupações das IES particulares.

O Encontro trouxe informações e argumentos. E se não trouxe respostas definitivas, permitiu confirmar que é na discussão aberta entre os interessados que se encontram caminhos.

Na reunião, seis Instituições se ofereceram para sediar o XII Encontro, a realizar-se em Maio de 2015. Os certificados de presença destinados aos participantes já se acham no site do Encontro: http://eventos.funadesp.org.br/xi_encontro_graduacao/.

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech