Publicado: Quarta, 02 Julho 2014 15:33
  Autor: Davi Lira
  Fonte: IG
  Link: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-06-24/educacao-nao-e-mercadoria-setor-privado-precisa-de-uma-regulamentacao-urgente.html

Presidente da UNE, Virgínia Barros diz que foco de seu segundo ano de mandato é pressionar Congresso para criação de 'superinstituto' que regule as instituições particulares no País

Depois da participação na aprovação, pelo Congresso, do Plano Nacional de Educação (PNE) - uma das principais bandeiras de reivindicação da União Nacional dos Estudantes (UNE) -, a entidade vai focar sua atuação, a partir de agora, na regulamentação mais efetiva do ensino superior privado do País.

 

Essa supervisão mais eficiente das 2.112 faculdades, centros universitários e universidades particulares (87% do total de instituições de ensino superior do Brasil) será possível com a aprovação do projeto de lei que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes). Isso é o que afirma a presidente da UNE, Virgínia Barros, de 28 anos.

"Quem se posiciona de forma contrária ao projeto fala que é mais um instituto que vem para inchar o Estado brasileiro e aumentar a burocracia. Eu não concordo com essa avaliação. Acho que o Insaes vem para aumentar a eficiência do próprio Estado no processo de fiscalização", afirma Vic, como é mais conhecida.

O novo 'superinstituto' do Ministério da Educação (MEC) prevê a criação de mais de 500 cargos públicos ao custo que ultrapassa os R$ 40 milhões. O Insaes passaria a assumir algumas atividades da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ambos responsáveis pela regulação do setor.

Hoje, tanto o Inep quanto a Seres sofrem com falta de pessoal e infraestrutura, o que compromente a fiscalização da qualidade do ensino ofertado pelas instituições privadas.

Confira mais notícias sobre fiscalização do Ensino Superior:
Sem regulação, cursos de pós e MBA têm 90 dias para se 'formalizarem' no MEC

Contudo, o projeto - que foi apresentado pelo executivo federal em 2012 -, ainda está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. O Ministério da Educação (MEC) esperava que ele fosse apreciado ano passado para que passasse a valer a partir deste ano.

Leia mais:
Votação para criar instituto que vai avaliar educação superior fica para 2014

O setor privado, em geral, critica a criação e a formatação do instituto. Atualmente, o total de estudantes matriculados em faculdades e universidaes de ensino superior no País ultrapassou a marca de 7 milhões em 2012. Mais de 70% desses alunos estudam em instituições privadas.

Veja também:
Governo sofre resistência para criar autarquia para avaliar cursos

2º ano

Segundo a presidente da UNE, que também é de Garanhuns (PE) - assim como o ex-presidente Lula -, com a aprovação do Insaes será possível garantir que os estudantes tenham seus direitos assegurados.

"Não quero colocar todas as instituições no mesmo pacote, existem faculdades privadas de qualidade, mas certos conglomerados financeiros que estão por trás delas colocam a questão financeira acima da qualidade acadêmica. Educação não é mercadoria: o setor privado precisa de uma regulamentação urgente", diz Virgínia.

Atualmente aluna do curso Letras na Universidade de São Paulo (USP), a presidente da UNE, recentemente lançou uma cartilha com "regras de sobrevivência" para que os estudantes da rede privada possam ter garantidos os seus direitos. De acordo com o documento, os problemas no ensino superior particular vão da questão pedagógica à falta de infraestrutura e "abuso" no aumento das mensalidades.

Há demissões de professores com mestrado e doutorado por que eles custam mais caro. Aos estudantes também é imposta uma série de taxas que se soma ao custo da mensalidade. Além da junção de turmas de períodos diferentes, gerando superlotação nas salas. Sem falar na ausência de produção científica nas privadas. Tudo isso tem impacto direto na qualidade", avalia Vic.

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech