Publicado: Quarta, 12 Março 2014 10:09
  Fonte: Tribunahoje.com

 

O Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgou o Painel Nacional de Indicadores de Acompanhamento de Egressos no triênio 2011/2013. A assessora de Educação do Senai Alagoas, Nívia Andrade, afirma que o trabalho consolida mais um ciclo do acompanhamento de egressos da instituição, iniciado em 1999 como programa nacional.
 
“Esse acompanhamento, realizado numa cooperação entre os departamentos nacional e estaduais do Senai, fornece insumos fundamentais para o planejamento e a melhoria das ações formativas no âmbito do Sistema Indústria, pois permite a construção de diversos indicadores”, explica Nívia.

 

Numa análise dos números, o painel revela que, em Alagoas, 24% dos egressos na modalidade Aprendizagem Industrial no período avaliado estão ocupados. Destes, 67% atuam no mercado formal, 33% trabalham na área do curso escolhido e 28% estão na indústria.
 
Quando são avaliados os cursos técnicos, os números se elevam. No estado, 42% dos egressos estão ocupados, dos quais 70% atuam no mercado formal e 39% na área do curso que fez. A renda média mensal de quem conclui um curso técnico no Senai Alagoas é de 1,7 salário mínimo.
 
A satisfação com o curso atinge a média de 8,6 e, do universo pesquisado, 82% estudariam, novamente, no Senai. Entre as empresas, a instituição também obtém média positiva. Os números revelam que o índice de empresas que preferem contratar egressos do Senai e que reconhecem a superioridade técnica dos seus alunos é de 83% em ambos os casos. A média de satisfação com os egressos é de 9,4.
 
No indicador Qualificação Profissional, a pesquisa mostra que 46% dos egressos do Senai Alagoas no triênio 2011/2013 estão ocupados, dos quais 64% encontram-se no mercado formal, 43% na área do curso e 31% estão na indústria. A renda média mensal dessa faixa é de 1,5 salário mínimo. A média de satisfação com o curso feito no Senai é de 9 pontos e 95% deles fariam outro curso na instituição.
 
O painel também realça que 99% das empresas preferem contratar egressos do Senai, 71% reconhecem o desempenho superior deles e a média de satisfação com os profissionais formados pela instituição é de 9,2 pontos.
 
No âmbito nacional, o Painel Nacional de Indicadores de Acompanhamento de Egressos mostra que as taxas de ocupação de egressos do Senai no mercado de trabalho são de 51,5% na Aprendizagem Industrial, 74% na Habilitação Técnica e de 49,6% na Qualificação Profissional.
 
A pesquisa – O trabalho foi dividido em três fases. Na primeira, em 2011, participaram da pesquisa todos os alunos que concluíram o curso nas modalidades de Aprendizagem Industrial, Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e Qualificação Profissional. No total, consideradas as três modalidades de ensino, foram pesquisados 110.486 concluintes.
 
Em 2012, as três modalidades contaram com a participação amostral de ex-alunos, extraídos da fase 1. Esta fase tem como objetivo levantar dados sobre a Laboralidade dos egressos. Ao todo, foram pesquisados 17.350 egressos.
 
A fase 3 consiste na avaliação da empresa usuária. Dos 27.427 respondentes da fase 2, foram identificados 51,5% da Aprendizagem industrial, 74% da Habilitação Técnica de Nível Médio e 49,6% da Qualificação Profissional incorporados ao mercado de trabalho, na área de formação.
 
Deste grupo, foram coletados dados cadastrais sobre as empresas onde esses estavam trabalhando no momento da pesquisa. Foram entrevistados 4.320 supervisores imediatos dos egressos.

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech