Publicado: Segunda, 07 Outubro 2013 14:45

“Papel Estratégico da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão  na Consolidação das Instituições de Educação Superior” foi o tema central do sexto Encontro Integrado de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão  promovido pela FUNADESP, em conjunto com a Rede de Dirigentes de Pós-graduação e Pesquisa das IES Particulares - Rede PGP e o Fórum de Extensão das IES Particulares - FOREXP.

 

Conforme o formato adotado, tivemos apresentações sobre temas relevantes que articularam as três dimensões objeto do evento:

- “Papel Estratégico da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, pelo Prof. Ryon Braga, da Hoper Educação;

- “Programas Integrados de Pesquisa e Extensão”, pela Professora Núbia Vasconcelos Maciel, da UNAMA e Coordenadora Nacional da Rede PGP;

- “A Extensão na formação dos estudantes e na construção do conhecimento”, pela Professora Malvina Tuttman, da UNIRIO.

Na primeira tarde, os dirigentes de Pós-graduação e Pesquisa contaram com a palestra do Prof. Emerson Maccari intitulada “Avaliando a Avaliação da Pós-graduação”, que focalizou elementos-chave para análise do papel das IES Particulares no conjunto da Pós-Graduação stricto sensu no país, oportunizando debates e propostas importantes. Já os dirigentes de Extensão tiveram acesso à apresentação do Prof. Elói Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, sobre ‘Extensão e Diversidade Étnica”, bem como aos relatos de experiências apresentados pela Universidade FUMEC/MG e pela Universidade Veiga de Almeida/RJ.

A tarde do segundo dia contemplou uma inovação no programa: minicurso sobre “Como publicar artigos científicos”, com orientações práticas e atuais - aberto também a coordenadores de curso, professores, alunos de Pós-graduação - coordenado pelo Prof. Marcus Tolentino Silva, da Universidade Federal do Amazonas.

Já contamos com sugestões concretas para o próximo evento.

Acesse o site do evento para ter acesso às apresentações e o certificado:
http://eventos.funadesp.org.br/pos_ext_2013

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech