Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 533
   Segunda, 18 Novembro 2013      Notícias

80% dos alunos da rede estadual pretendem continuar estudando após o Ensino Médio

  Questionário do Saresp aplicados a 270 mil estudantes do último ano mostra que Engenharia é a profissão mais cobiçada entre os estudantes   A Secretaria da Educação do Estado traçou um perfil dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da maior rede de escolas do País.  A pesquisa inédita identificou que a maioria entre os alunos paulistas é menina, objetiva frequentar uma faculdade após a conclusão do ciclo e trabalha mais "para ser independente" do que "para ajudar os pais". Entre os estudantes que já escolheram a profissão, engenharia e ciências tecnológicas são as áreas preferidas para os planos futuros
Read More
   Segunda, 18 Novembro 2013      Notícias

Nunca é tarde para obter um diploma

image Quase um terço dos universitários matriculados no Brasil tem idade acima de 30 anos. Cursos a distância e tecnológos atraem alunos mais velhos   A entrada na universidade no Brasil é um sonho muitas vezes tardio. O número de pessoas com mais de 30 anos matriculadas em cursos de graduação cresceu 25% entre 2009 e 2012, de acordo com o último Censo do Ensino Superior. Um aumento maior que o verificado na faixa etária até 29 anos, mais jovem e identificável com o perfil universitário, que subiu somente 16% no mesmo período. Estudantes “maduros” representam hoje quase um terço dos 7 milhões de universitários matriculados em 2,5 mil instituições de ensino superior no país.
Read More
   Terça, 19 Novembro 2013      Notícias

Ben Nelson: "Criarei a melhor universidade do mundo"

image   Com a Minerva, o empresário americano lança um novo modelo de ensino superior: sem prédios, apenas com turmas on-line e o cenário das metrópoles como salas de aula           Ben Nelson, fundador da Minerva. Ele quer oferecer ensino de alta qualidade pela metade do preço (Foto: Divulgação)   As dez melhores universidades americanas surgiram há mais de 100 anos. O economista Ben Nelson, de 38, acredita que mudará essa história com a Minerva. Segundo ele, sua universidade terá a mesma qualidade das principais do país, pela metade do preço. Por isso, não terá umcampus. As aulas teóricas serão on-line. As práticas acontecerão em locais como museus e indústrias, nas maiores cidades de sete países – oBrasilentre eles. Os alunos, do mundo inteiro, viajarão e viverão nessas cidades ao longo do curso. Nelson cercou-se de nomes de prestígio e investidores respeitáveis. Stephen Kosslyn, que dirigiu os departamentos de psicologia e comportamento de Harvard e Stanford, é o reitor.       
Read More
   Segunda, 18 Novembro 2013      Notícias

Sancionada lei que permite a universidade comunitária receber recursos públicos

  Dinheiro deve ser aplicado na prestação de serviços gratuitos à população. Projeto, originado na Câmara, foi sancionado com poucos vetos. Agora é lei: universidades comunitárias, como as PUCs por exemplo, podem receber diretamente recursos públicos para suas atividades. Lei sancionada na semana passada prevê que as instituições também poderão participar de editais para a obtenção de recursos públicos em pesquisa e extensão. Também poderão angariar fundos para manter hospitais e outras instalações administradas por elas e que não podiam ser contempladas com verbas públicas.
Read More
   Terça, 19 Novembro 2013      Notícias

Oferta de educação precisa melhorar, afirma pesquisador

O economista e pesquisador em economia da educação Gustavo Ioschpe afirmou nesta terça-feira, 19, que a deficiência educacional do Brasil já se reflete no mercado do trabalho e que o País deve traçar um plano de ação se não quiser perder mais competitividade no longo prazo. "Se entendemos que a educação é um ativo estratégico para a competitividade brasileira e vemos que o sistema de ensino não vai bem, temos de apontar diagnósticos", disse durante sua palestra no Fórum Estadão Competitivo "Educação e mão de obra para o crescimento".
Read More
   Quarta, 20 Novembro 2013      Notícias

Produtividade depende da educação

Para que o País seja capaz de competir no mercado internacional, trabalhadores precisam estar preparados para usar tecnologia A competitividade do Brasil no mercado internacional depende de avanços importantes na educação. O trabalhador brasileiro tem um quinto da produtividade do trabalhador americano. Boa parte dessa diferença está na falta de preparo dessa mão de obra.O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou na terça-feira que a produtividade é um ponto central da competitividade no médio e longo prazos. Ele participou do evento Fóruns Estadão Brasil Competitivo "Educação e mão de obra para o crescimento", realizado pela Grupo Estadocom o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 
Read More
   Sexta, 22 Novembro 2013      Notícias

O DF esgotou a expansão de vagas no ensino superior?

  REMI CASTIONI Professor da Faculdade de Educação da UnBa O Correio mostrou em 31 de outubro (pág. 31) que os dados do censo da educação superior de 2012 no Distrito Federal revelaram recuo ante o desempenho nacional e, particularmente, em relação aos anos anteriores. Apropriadamente, o título da matéria foi “Expansão não é a mais a mesma”, com a correta abordagem que fizeram os repórteres Manoela Alcântara e André Shalders. Na realidade, o DF já está alcançado a meta do Plano Nacional de Educação prevista para 2020. A meta 12 indica a matrícula de 50% no ensino superior e a taxa líquida de 33%, isto é a escolarização apropriada, que é de 18 a 24 anos.
Read More
   Quinta, 21 Novembro 2013      Notícias

Faculdades privadas criticam criação de órgão para avaliar educação superior

  Instituições particulares veem no projeto do governo tentativa de “estatização”. MEC diz que o objetivo é cuidar da qualidade do ensino. O projeto do governo federal que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes) foi criticado nesta quinta-feira (21) em audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação. Para as instituições de ensino privado, o projeto é uma forma de estatizar a educação superior. A presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Amábile Pacios, defendeu o arquivamento do projeto (PL 4372/12), pois acredita que o Insaes “é uma ofensa ao direito da livre iniciativa e da liberdade de ensinar”. Para ela, “o governo sempre procura iniciativas e medidas para submeter a escola particular a seus desígnios e diretrizes”. 
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2025 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.