Imprimir

Os tempos instáveis impostos pela pandemia em 2020 impuseram à educação grandes desafios! O primeiro deles foi não pararmos, precisávamos continuar! O segundo, diante da necessidade do isolamento social, os gestores, os professores precisaram se reinventar, criar novas formas para gerar a aprendizagem dos alunos mediatizados pela tecnologia. Uma reinvenção que os colocou no olho do “furacão tecnológico”, pois a eles/nós cabia a função da ambientação e domínio das ferramentas tão bem dominadas pelos nativos digitais que são a maioria dos nossos alunos.

Envolvidos pelos sentimentos de compromisso e de que poderíamos fazer mais por meio das Redes de Cooperação, a Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares-Rede DGP, organizou o Encontro que ocorreu no dia 04/11/2020 de forma virtual por meio da plataforma Zoom, visando compartilhar a troca de experiências das instituições que se (re) inventaram com o ensino digital em tempos de pandemia.

O evento teve a abertura com o Diretor Superintendente da Funadesp, professor Cícero Ivan Gontijo que destacou a importância de compartilhar experiências como forma de fortalecer o trabalho das instituições, momento em que fez o destaque para o papel da FUNADESP como incentivadora às atividades de ensino, pesquisa e extensão para as IES da rede particular de ensino.

O painel de abertura intitulado “Os desafios do ensino superior em tempos de pandemia: presente e futuro”, com o Prof. Gustavo Hoffmann, trouxe reflexões acerca do ensino em seu formato híbrido, destacando que o ensino emergencial remoto precisou unir o que tínhamos de melhor do ensino digital com o melhor do presencial, provocando mudanças no perfil dos professores, pois estes tiveram que adquirir novas competências, dentre elas, as competências digitais. Para o futuro, destacou alguns pontos que julga irreversíveis, dentre eles os currículos por competências, um maior investimento na formação docente, pois os professores devem ser cada vez “mais digitais” e as avaliações mais formativas.

A sessão troca de experiências: “como temos feito?” foi emoldurada pelos relatos de quatro instituições de diferentes regiões do país, que narraram suas transformações e aprendizagens para dar conta do “ensino remoto”. As temáticas relatadas foram: CESUPA: “como foi a preparação das instituições para o ensino digital?” UNIVATES: “Como trabalhamos a saúde mental de professores e alunos no contexto da pandemia?” UNIT: “Como trabalhamos o engajamento e a retenção dos alunos no ambiente digital em tempos de pandemia?” e UNIFEOB: “Como fizemos a avaliação e feedback da aprendizagem no ambiente digital?”

As reflexões, as trocas vivenciadas neste dia ecoaram como ações possíveis para transformar o ensino de graduação mesmo em tempos que sugeriram paralisia ou desesperança! Sigamos envolvidos pela nobre utopia de que fazer educação é compartilhar, é dialogar, é transformar sonhos em realidade!

Profa Elza Dantas 

Para visualizar o vídeo completo do Encontro clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=YKFDc0fGBZ8

As apresentações estão disponíveis para o download na descrição do vídeo na página do Youtube.