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O avanço das tecnologias da informação nos últimos anos motivou estudos e discussões entre dirigentes do ensino superior, em relação às mudanças necessárias para adaptar as estratégias pedagógicas e de gestão, bem como preparar o futuro profissional para o mundo "on". No entanto, esse processo foi acelerado pela pandemia de COVID-19 e as adaptações e mudanças, que seriam graduais, precisaram acontecer de forma imediata, surpreendendo e levando as Instituições de Ensino ao domínio da tecnologia. Tanto dirigentes, como docentes, se viram frente a uma infinidade de recursos tecnológicos educacionais para uso em sala de aula, na gestão e nos processos de credenciamento e recredenciamento das IES. Diante dessa realidade, como as instituições se prepararam e utilizaram esses recursos? Quais os pontos positivos e os desafios enfrentados? O que fica desse aprendizado e o que levamos para o futuro? O XVIII Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, idealizado e organizado pela Rede Nacional de Dirigentes de Ensino de Graduação das IES Particulares (REDE-DGP), com apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp), buscou discutir essas questões, especialmente em relação às Tecnologias Educacionais, suas contribuições e desafios para o ensino superior.

Realizado no dia 22 de setembro de 2021, no formato online, o XVIII Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação teve como tema “Tecnologias Educacionais - contribuições e desafios para o ensino superior”.

No painel de abertura, o professor convidado, Marcos Roberto Rosa, abordou o tema “Indicadores de Qualidade da Educação Superior e uso de Inteligência de Dados na Gestão Estratégica das IES”. O Professor falou sobre os Indicadores de Qualidade do ensino superior e apontou estratégias para entendê-los e avaliá-los por meio de programas digitais de inteligência de dados, utilizando esses resultados para traçar estratégias de ação para garantir a qualidade das IES.

Após um breve intervalo, o Prof. Cícero Ivan Gontijo, Diretor Superintendente da FUNADESP, conduziu a eleição por aclamação, pela assembleia, dos membros do Comitê de Articulação da Rede-DGP e de seu coordenador e vice-coordenador. Também foram anunciadas uma vaga para a região nordeste e uma para a macrorregião sudeste/Sul, esta última preenchida pelo Prof. Davi José de Souza da Silva, da Universidade Estácio de Sá/RJ. A vaga para a região nordeste continuará em aberto porque nenhum dirigente presente se candidatou. Foram indicadas e eleitas para a coordenação e vice-coordenação da Rede-DGP, por um mandato de dois anos, a Professora Claudia Teixeira Arroyo, Coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão no Centro Universitário UNIFAFIBE, de Bebedouro/SP e a Professora Sheila Santos de Carvalho Ribeiro, Diretora Acadêmica da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM), de Uruaçu/GO.

A mesa redonda “O Ensino Superior e as novas tecnologias: soluções e desafios” oportunizou a troca de experiências, com a apresentação de quatro cases de Instituições de diferentes Regiões do Brasil, que abordaram o uso das tecnologias da informação, as inovações pedagógicas e os desafios de evidenciar a qualidade institucional de ensino, em contextos diversificados, como na Gestão Institucional, nas Estratégias Pedagógicas, na formação docente e no Credenciamento e Recredenciamento Virtual. A professora Maria das Graças Soares da Costa, Diretora Geral da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), falou sobre a experiência de utilizar as tecnologias da Google Enterprise, o empréstimo de Cromebooks para alunos e docentes e as parcerias com empresas para garantir internet para os alunos no período da pandemia. O Professor Rafael Catani Lima, Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário UNIFAFIBE, expôs as dificuldades administrativas e acadêmicas enfrentadas durante a pandemia e as estratégias adotadas para saná-las, focalizando tanto os alunos como os docentes, ouvindo suas angústias, abrindo núcleos tecnológicos para assessorar os problemas dessa natureza e promovendo capacitações para o uso das tecnologias educacionais. O Professor Caio Fanha, Coordenador do International Office e do Departamento de Carreiras do Centro Universitário do Estado Pará – CESUPA, narrou a experiência com o projeto Amazon Experience CESUPA Challenge, e o desafio de utilizar as tecnologias educacionais como propulsoras da cooperação em redes, internacionalização e extensão, numa iniciativa que trabalha a valorização do meio ambiente, o empreendedorismo, a sustentabilidade, a cooperação, a autonomia, a criatividade, entre outras competências, por meio da aprendizagem baseada em projetos e a gamificação. Finalizando, a professora Sheila Santos de Carvalho Ribeiro, Diretora Acadêmica da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM), de Uruaçu/GO, relatou os desafios de passar por uma visita virtual de credenciamento para cursos na modalidade à distância, apontando as dificuldades e as estratégias utilizadas pela instituição, para apresentar ao MEC as evidências de qualidade Institucional.

O evento contou com 249 inscritos, sendo 111 Dirigentes de Instituições de Ensino Superior, 93 Docentes de Ensino Superior e 45 outros profissionais. Acreditamos que foi uma manhã extremamente produtiva, com muita troca de experiências e que nos fez refletir sobre as diferentes soluções para um mesmo desafio e o quanto a adversidade pode, em muitos casos, impulsionar a inovação e o crescimento.

Veja o vídeo do Encontro: https://youtu.be/fE2RxcFt5Ls