Publicado: Segunda, 03 Outubro 2016 10:15
  Fonte: Portal da Capes
  Link: http://www.crub.org.br/blog/2016/09/29/novo-portal-educapes-compila-conteudos-educacionais-abertos/

Novo Portal EduCapesA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou um novo portal de conteúdos educacionais abertos, EduCapes. O site compila o material didático dos cursos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pode ser acessado gratuitamente por cidadãos de todas as regiões do Brasil. 


O lançamento do novo portal aconteceu no último dia 27 de setembro durante a 9ª Reunião Ordinária de Fórum de Coordenadores UAB, no auditório da Capes em Brasília. O EduCapes possibilita o acesso universal a recursos educacionais abertos licenciados voltados a qualquer tipo de atividade acadêmica em qualquer modalidade e em diversos formatos.

Para o diretor de Educação a Distância da Capes, Carlos Lenuzza, a ferramenta é um primeiro passo na criação do legado da Universidade Aberta do Brasil. “No que tange a produção de material didático, de recursos educacionais e do repositório de objetos educacionais ainda engatinhamos nos últimos dez anos. No âmbito da UAB, é importante lembrarmos que são todos conteúdos produzidos com recursos de orçamento do Estado, pagos por todos nós”, afirma.

O diretor destacou o valor do compartilhamento do conhecimento possibilitado pela ferramenta. “Agora, com o EduCapes temos o espaço público com a confiabilidade da Capes para que a própria comunidade cientifica dê continuidade e mobilidade a esse recurso.

A inteligência cresce com compartilhamento. Nesse primeiro momento trabalharemos de maneira experimental com a própria rede UAB e assim gostaríamos que todos os atores da Universidade Aberta instiguem o Portal especialmente nesse primeiro momento”, ressaltou Lenuzza.

O EduCapes possui formas de submissão para membros da comunidade acadêmica e deve funcionar em rede com as universidades, afirma o coordenador de Tecnologia em Educação a Distância, Alexandre Martins. “Criamos o alicerce desse produto e apostamos na

simplicidade, de maneira que daqui em diante o construiremos de forma coletiva, para termos um portal completo e de alta qualidade disponível a todos os brasileiros”, afirma.

O portal já está disponível para acesso, confira: www.educapes.capes.gov.br.

UAB

Criado em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que tem dificuldade de acesso à formação universitária, por meio da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica tem prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Pelo sistema UAB são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); e História (ProfHistória). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP) e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). 

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech