Publicado: Terça, 16 Fevereiro 2016 11:40
  Fonte: Clipping ABMES
  Link: http://abmes.org.br/noticias/detalhe/id/1513

Prof. Celso da Costa Frauches lança mais um livro sobre a educação superior, no formato e-book. Desta vez, sobre as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação – licenciaturas, bacharelados e tecnólogos – único no mercado editorial.


Dividido em três partes (1.127 páginas), o livro é um instrumento de trabalho dedicado aos professores e gestores das instituições de ensino superior (IES), aos órgãos dos diversos sistemas de ensino, às pessoas e aos organismos interessados no desenvolvimento da educação superior, sendo útil, especialmente, para a elaboração ou alteração de projetos pedagógicos de cursos de graduação e nos processos de avaliação, regulação e supervisão da educação superior.

A Parte I – DCNs: comentários e anotações – aborda as seguintes questões: DCNs – trajetória longa e tortuosa; Duração e carga horária – conflitos e contradições; Habilitações – questões controversas; Libras – uma abertura para as diferenças; História e cultura afro-brasileira e indígena – resgate; Educação ambiental – uma necessidade urgente; Educação em direitos humanos – um debate para o século 21; Atividades complementares – um espaço curricular inovador; Estágios profissionais – a prática aliada à teoria; TCC – uma opção que fortalece a aprendizagem; Regime acadêmico e sistema de crédito: liberdade de escolha.

Na Parte 2 são publicados, na íntegra, as resoluções e os pareceres do Conselho Nacional de Educação, em vigor até 31 de outubro de 2015, que instituem as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação – licenciaturas, bacharelados e tecnólogos –, com notas de rodapé, sempre que necessário.

A Parte 3 publica os projetos de resolução e os pareceres, aprovados pelo Conselho Nacional de Educação e ainda não homologados pelo ministro da Educação, para os seguintes cursos de graduação, incluindo as resoluções do Conselho Federal de Educação que fixa os mínimos de conteúdo e duração (currículos mínimos), quando houver: Ciência da Computação; Computação (Licenciatura); Economia Doméstica; Engenharia da Computação; Engenharia de Software; Oceanografia; Sistemas de Informação; Teologia. Mesmo não estando em vigor, esses pareceres do CNE e resoluções do CFE servem de referência para a elaboração e atualização dos projetos pedagógicos desses cursos, que são ofertados por milhares de IES.

SERVIÇO
DCNs – Comentários, anotações, resoluções e pareceres do ensino Superior
Autor: Celso Frauches
Vendas: http://www.andragogia.net.br/

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech