Publicado: Sexta, 18 Setembro 2015 10:44
  Autor: Comunicação CRUB
  Fonte: www.crub.org.br
  Link: http://www.crub.org.br/?p=4756

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) realizou na noite desta quarta-feira (16), em Brasília, a solenidade de Transmissão de cargo e posse da nova diretoria da Entidade, eleita para o biênio 2015-2017. O cargo de presidente do Conselho passa a ser ocupado agora pelo reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto.


Dr. Benedito Guimarães, presidente empossado do CRUB. Foto: Divulgação/MackenzieO novo presidente do CRUB é graduado (1977) e mestre (1982) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1987) em Engenharia Elétrica pela Technische Universität Berlin, Alemanha e pós-doutorado (2008) pela Universityof Washington, Estados Unidos da América (EUA) em 2008. É professor titular aposentado da Universidade Federal de Campina Grande; Presidente da Associação Brasileira das Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE); Diretor da Associação Brasileira de Educação de Engenharia (ABENGE); membro do Conselho da Cidade de São Paulo; membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta e Membro da Comissão de Indicadores de Qualidade da Educação do INEP/MEC.

Em seu discurso durante a solenidade, o novo presidente do CRUB falou da importante missão do trabalho do Conselho de Reitores e dos desafios a serem enfrentado em virtude do atual cenário político e econômico do país, que atinge a Educação Superior com grandes restrições orçamentárias. Para o reitor Benedito tais restrições orçamentárias agravam os problemas conjunturais, reduzindo os esforços que poderiam estar concentrados na construção de projetos estruturantes e participativos no setor. “Esses aspectos impactam de forma indesejada a árdua missão de educar para a cidadania, em prol de um Brasil mais justo e solidário quanto à redução das desigualdades”, enfatizou o novo presidente do CRUB.

Para finalizar seu discurso, Aguiar analisou as linhas temáticas e as ações que serão trabalhadas no Conselho de Reitores nos próximos dois anos de gestão. Além de reforçar a continuidade dos trabalhos da gestão anterior e a continuação da articulação e interlocução permanente, com agendas positivas junto ao Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação, o reitor prezará pelo fortalecimento do CRUB junto às instâncias do Congresso Nacional, por meio das Comissões de Educação e Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Confira aqui a matéria na integra e o discurso proferido pelo reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Prof. Dr. Benedito Guimarães por ocasião da solenidade de posse no cargo de presidente do CRUB.

Nova Diretoria do CRUB. Foto: Alberto Ruy

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech