Publicado: Quinta, 02 Outubro 2014 14:51

pos salvador 03Os participantes do XV Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa das IES Particulares e IX Encontro Nacional do FOREXP, realizados em Salvador nos dias 29 e 30 de setembro, assistiram a algumas discussões de alto interesse.


O programa previsto contou com a presença de vários palestrantes de reconhecida experiência e tratou de temas relevantes para as IES particulares.

Na manhã do dia 29, o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, prof. Wolmir Amado, discorreu, em profundidade, sobre as dificuldades das IES particulares na consolidação de suas atividades de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, apresentando caminhos e sugestões. Foi acompanhado pela Diretora da Faculdade Novos Horizontes – MG e pelos Reitores da Universidade Mackenzie – SP, e da Universidade Fumec - MG.


pos salvador 02À tarde, houve acaloradas discussões sobre o projeto em trâmite no Conselho Nacional de Educação a respeito do “Novo Marco Regulatório da Pós-Graduação Lato Sensu”. O palestrante convidado, Prof. José Eustáquio Romão, relator do tema no CNE, não pôde comparecer, por problemas de saúde. Foi realizada então uma mesa redonda, em que os participantes manifestaram sérias preocupações em relação ao tema em discussão, e propuseram várias sugestões de modificação, a serem enviadas ao Prof. Romão.

No dia 30, pela manhã, cinco Pró-Reitores de Pós-Graduação apresentaram suas experiências na busca da “Fixação de Doutores nas IES Particulares”. Foi unânime o reconhecimento de que o sistema de bolsas de estudo e pesquisa  administrado pela Funadesp tem sido um valioso instrumento, entre outros, no sentido de assegurar a permanência dos Doutores nas IES que investem em sua formação. Paralelamente, três Pró-Reitores de Extensão e um professor convidado expuseram os caminhos para a consolidação da Extensão.

Ao final, uma conclusão: o Encontro de Salvador propiciou aos participantes um olhar novo sobre os caminhos a serem seguidos no aperfeiçoamento e consolidação da  Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão nas IES Particulares.

Estiveram presentes 88 inscritos, de 43 IES diferentes, localizados em 28 municípios de 16 Estados brasileiros.

As apresentações e os certificados estão disponíveis no site do encontro (http://eventos.funadesp.org.br/pos_ext_2014).

pos salvador 01

pos salvador 04

 

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech