Publicado: Domingo, 27 Abril 2014 16:20
  Fonte: O Globo

 

  • Às vésperas da Copa do Mundo, grupo de entidades mobiliza cidades no movimento ‘Mundial da Educação.

 

RIO - Um movimento aberto para ativar o potencial educativo das cidades. É com este mote que o movimento Mundial da Educação, criado no início do ano, está se mobilizando e expandindo suas atividades às vésperas da Copa do Mundo em várias cidades brasileiras. O projeto, sob coordenação de entidades como a rede Todos pela Educação, o site Catraca Livre, o Centro de Referências em Educação Integral, entre outras, se apresenta como uma iniciativa para extrapolar os muros da escola e levar a educação para os vários espaços dos municípios: praças, museus e jardins.



 

 

Sob o princípio de que qualquer espaço público tem potencial educativo, o grupo decidiu organizar em um site (mundialdaeducacao.org.br) uma lista de locais com propostas de atividades educativas que podem ser desenvolvidas em cada um deles. Para começar, foram escolhidas as 12 cidades-sede do Mundial de futebol. O primeiro desafio é ativar as praças.

 

Todo mês é escolhido um ambiente para ser mapeado. O convite é simples: "Toda cidade, por menor que seja, tem uma praça. E toda praça é um respiro, um espaço feito para que as pessoas possam parar, se encontrar e conviver. Já imaginou ocupar esse território com atividades educativas?". Qualquer um pode participar. Basta acessar o site e indicar locais e atividades que podem ser desenvolvidas, que podem ser voltadas para qualquer idade do período escolar.

 

As contribuições são inspiradas em atividades que já são implementadas. Na página também estão disponíveis exemplos de utilizações das praças. Um deles é o da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Pezzotti que, uma vez por semana, desenvolve atividades com os alunos no Parque Linear das Corujas, na zona oeste de São Paulo. O espaço é uma espécie de praça-parque gerido com apoio da comunidade. Lá, os estudantes discutem temas próprios do local, como arte e cidadania.

 

O projeto ainda conta com o apoio de organizações como AoQuadrado, Fábrica de Aplicativos, movimento Imagina na Copa, Inspirare e Instituto Esporte Educação, além das secretarias municipais de Educação das cidades-sede da Copa.

 

O que é organizado fica disponível na intenet e em aplicativo para smartphones. Dessa forma, as escolas e os educadores têm acesso e podem planejar aulas e atividades nos espaços urbanos. A intenção é a partir do ano que vem levar o projeto para além das cidades-sede.

 

Conexão de conteúdo

 

"É possível aprender em vários outros lugares além da escola, fazendo uma conexão do conteúdo que se está ensinando nas salas de aula com outros ambientes", explica a gerente de comunicação do movimento Todos pela Educação, Camilla Salmazi. "Sabemos que um dos maiores motivos de evasão escolar é o desinteresse", acrescenta.

 

A fim de mobilizar mais pessoas para que contribuam com o projeto, o movimento Mundial da Educação está formando ativadores, voluntários que serão responsáveis por atrair contribuidores. Segundo o projeto, professores, alunos, parentes de estudantes, líderes comunitários e qualquer cidadão podem se candidatar para ser um ativador. As inscrições podem ser feitas pelo site.



© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech