Publicado: Quarta, 09 Abril 2014 15:48
  Fonte: Portal Maxpress

80 mil alunos realizam atualmente cursos técnicos e livres oferecidos pelo tradicional Instituto Monitor

Ampliar as fronteiras do conhecimento, adquirir novas informações, enriquecer o currículo e se capacitar para a vida profissional. Antigamente, conquistar todas essas aspirações exigia do indivíduo um esforço muito maior, assim como uma presença mais constante em salas de aula. Mas, com o passar dos anos, o surgimento de novas ferramentas de comunicação e tecnologias e, sobretudo, as exigências de um mundo cada vez moderno e globalizado, fizeram com que muitos paradigmas se quebrassem. E a educação também ganhou novos rumos e formatos. Um deles foi a Educação a Distância.

Com essa modalidade de ensino é possível obter informações, se atualizar e aprender de forma rápida, eficiente e dinâmica saindo o menos possível de casa ou do ambiente de trabalho. Para se ter uma ideia, o formato já é uma tendência real e vem apresentando resultados crescentes em todo o mundo. Segundo último censo da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), realizado em 2012, hoje existem mais de 5 milhões de alunos de cursos a distância só no Brasil. 

Este modelo de ensino, no entanto, que se aperfeiçoou ao longo de décadas, possui em suas raízes uma história muito rica em nosso País. Por aqui, tudo começou a partir da fundação do Instituto Radiotécnico Monitor, em 1939, por um imigrante chamado Nikolás Goldberger. O húngaro trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo. A iniciativa de Goldberger ganhou força e, já na década de 1950, o método foi difundido e copiado por diversas escolas. Com isso, o Instituto Monitor, como ficou conhecido, além de ser reconhecido pela qualidade de seus cursos, propiciou uma abrangente área de influência em seu entorno. O popular bairro de Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, que abrigava a instituição em seus primórdios, por exemplo, nasceu e se segmentou em produtos eletroeletrônicos, a partir da inspiração no Instituto e no vai e vem de seus alunos.

Mais foi na década de 1980 que os caminhos do Instituto se cruzaram ao de Roberto Palhares – líder nato e atual presidente do Monitor. Entusiasta da Educação a Distância, Palhares foi pioneiro ao trazer ao Brasil a metodologia da tradicional ICS – International Correspondence School, primeira escola por correspondência do mundo, fundada em 1869, em Scranton, nos Estados Unidos. O empreendedor representou a ICS no Brasil por três anos. As “Escolas Internacionais” de Palhares, como eram conhecidas e cuja especialidade era oferecer cursos de eletrônica, se fundiram ao Monitor em 1985.

Ao longo do tempo, Palhares assumiu a administração do negócio e ampliou as bases da Instituição. “Hoje, nossos cursos de Ensino Fundamental e Médio, além dos Técnicos e Profissionalizantes, fazem parte da nossa grade de cursos, assim como os clássicos programas de eletrônica e chaveiro, que ainda são muito difundidos e procurados”, destaca.

Atualmente, a instituição conta com mais de 80 mil alunos e atua em diversas frentes: além dos cursos de Educação de Jovens e Adultos e Técnicos em Transações Imobiliárias, Eletrônica, Contabilidade, Secretariado, Logística, Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho, Administração, Informática e Secretaria Escolar, todos autorizados pela Secretaria de Educação e reconhecidos pelos órgãos de classe, foram criadas a divisão de Informática (Monitor Informática), a divisão de concursos públicos (Monitor Concursos), a divisão de cursos de gestão (Monitor Cursos Empresariais) além da mais nova divisão, dedicada ao desenvolvimento de conteúdos corporativos customizados (Monitor Corporate).

Em 2012 o Instituto Monitor iniciou a implementação da ISO 9001, conquistando a Certificação em 26 de Novembro de 2013, selando com qualidade internacional os seus procedimentos no desenvolvimento de materiais didáticos.

Sobre o Instituto Monitor


O Instituto Monitor é a primeira escola no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo.
Com mais de 80 mil alunos, o Instituto Monitor atua em diversas frentes: além dos cursos EJA e Técnicos em Transações Imobiliárias, Eletrônica, Contabilidade, Secretariado, Logística, Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho, Administração, Informática e Secretaria Escolar, foram criadas a divisão de Informática (Monitor Informática), a divisão de concursos públicos (Monitor Concursos), a divisão de cursos de gestão (Monitor Cursos Empresariais) e a divisão dedicada ao desenvolvimento de conteúdos corporativos customizados (Monitor Corporate). Oferece cursos nas modalidades: Estudo Personalizado a Distância com material impresso, Semipresencial em Grupos de Estudos e Estudo Online pela internet.


Sua sede fica localizada na Avenida Rangel Pestana, 1105, e possui polos de atendimento no interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

 

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech