Publicado: Sábado, 05 Abril 2014 16:05
  Fonte: Portal TNH1


O Ministério da Educação pretende liberar, ainda em 2014, o financiamento estudantil para graduação em cursos de educação a distância (EAD) e Pós-Graduação. Durante o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que se encerra neste sábado (5/4), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió (AL), o ministro Henrique Paim afirmou que os dois processos são distintos, mas devem ter desfecho positivo até o fim do ano. O evento é organizado pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

Ministro da Educação Henrique Paim (Crédito: Assessoria)Ministro da Educação Henrique Paim (Crédito: Assessoria)

 

O anúncio da liberação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para estudantes da graduação EAD, segundo Paim, só será feito após a aprovação no Congresso Nacional da criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes). "Temos que primeiro fazer a regulação e criar condições para que o Estado possa fiscalizar a aplicação dos recursos, bem como a frequência dos alunos", analisou o ministro da Educação, que projetou a tramitação final do Insaes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal até o fim do primeiro semestre.

Para permitir o uso do FIES em cursos de Pós-Graduação, o MEC iniciou estudo de viabilidade, há alguns meses, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). "Precisamos definir agora que tipo de expansão queremos na Pós-Graduação. Para isso, estamos discutindo com o Fórum a melhor forma de beneficiar os estudantes", disse Henrique Paim. Um dos principais interesses do ministro, manifestado durante sua palestra em Maceió, é ampliar o acesso de professores das instituições públicas federais aos cursos de Pós-Graduação.

A expansão do acesso ao financiamento estudantil foi uma das prioridades anunciadas pelo ministro Henrique Paim em sua posse no MEC, no início deste ano.

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech