Publicado: Quinta, 13 Fevereiro 2014 11:56
  Fonte: O Globo



Games podem melhorar a velocidade com que as pessoas com dislexia oferecem atenção a uma tarefa
Foto: Stock Photo

Estudo prova que jogos de ação podem contribuir com melhorias cognitivas aos pacientes

OXFORD (EUA) - Um novo estudo desenvolvido pela Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, concluiu que jogos de videogame - especialmente os de ação - podem contribuir com melhorias cognitivas aos pacientes que apresentam sintomas de dislexia (desvio de atenção). O trabalho foi publicado hoje na revista científica “Current Biology”.

 

Um grupo de participantes realizou testes nos quais eles eram obrigados a apertar um botão o mais rápido possível quando ouviam um som, viam um clarão, ou experimentaram as duas sensações ao mesmo tempo. A velocidade de ração de cada um foi registrada e analisada.




 

Os dados colhidos mostraram que as pessoas com dislexia eram particularmente lentas na mudança de sensação. Em outras palavras, eles mostraram “lenta mudanla de atenção”, especialmente quando solicitados a alterarem a atenção de um flash de luz para um som.

 

Com os resultados em mãos, os pesquisadores propuseram uma abordagem única (não-verbal) para melhorar a leitura e a escrita desses pacientes por meio da utilização de video games de ação.

 

- Nossa proposta é estimular a mudança de atenção visual para auditiva por meio desses jogos, que permitem uma alteração constante do foco. Os games têm sido responsáveis por melhorar as habilidades multitarefa e também pode beneficiar a velocidade com que as pessoas com dislexia mudam o foco de um sentido para o outro. Isso precisa ser usado na alfabetização - concluiu a chefe da pesquisa Vanessa Harrar.



© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech