Publicado: Quarta, 19 Junho 2013 13:15
  Autor: Pedro Revillion
  Fonte: Jornal do Comércio - Porto Alegre/RS

Jose Clovis de Azevedo sugere bolsas de iniciação científica para incentivar jovens.


A evasão escolar do Ensino Médio no Rio Grande do Sul aumentou de 11,4% para 11,7% em 2012 em relação ao ano anterior. Em contrapartida, a taxa de reprovação caiu de 22,3% para 17,9% no mesmo período. Já a taxa de aprovação aumentou de 66,3% para 70,4%. O anúncio dos dados foi feito pelo secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, ontem, na Capital.

Segundo Azevedo, os números referentes à evasão são os mais complicados. “Os jovens precisam entender que o Ensino Médio dialoga com o projeto de vida de cada um. Por isso, vamos apostar em futuras medidas, como oferecer bolsas de iniciação científica no Ensino Médio para incentivar esses jovens”, explicou o secretário. Para ele, a solução para o abandono escolar também passa por uma reformulação do método usado pelos professores para conseguir atingir e motivar os jovens a estudar.

O secretário também comentou que a queda na taxa de reprovação no primeiro ano – de 31,1%, em 2011, caiu para 23,7%, em 2012 – representa a reforma no Ensino Médio. “O primeiro ano do Ensino Médio é o que tem maior reprovação, há anos. O índice superou as nossas expectativas”, admitiu.

A avaliação demonstrou uma melhoria de seis posições para o Rio Grande do Sul em relação aos demais estados brasileiros no que diz respeito ao Ensino Médio. Em 2011, o Estado ocupava o último lugar (27º), passando para o 21º em 2012. A primeira colocação é do Ceará, com 81,8% de aprovação, 7,2% de reprovação e 11% de abandono. O último, Mato Grosso, registra 64,7% de aprovação, 21% de reprovação e 14,3% de abandono. Os números são da pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC).

© 2024 Funadesp. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por AtomTech