Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 574
   Segunda, 16 Março 2015      Notícias

O Fies na berlinda

Financiar universitários é uma política importante, mas o principal gargalo da educação superior está mais embaixo, no ensino médio. Poucos previram, quando o Fies foi turbinado em 2010 ao facilitar as condições de adesão e pagamento, que os resultados de nossa principal política de financiamento do ensino superior privado seriam tímidos até agora.
Read More
   Segunda, 23 Março 2015      Notícias

Fies: grupo de trabalho vai analisar a evolução das mensalidades cobradas pelas faculdades

RIO - O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Justiça publicaram nesta segunda-feira a portaria que determina a formação de um grupo de trabalho para acompanhar os preços das mensalidades em cursos superiores financiados pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies). A medida, que já havia sido noticiada pelo GLOBO, está na edição desta segunda-feira do Dário Oficial da União e também visa a propor iniciativas e ações que contribuam para o avanço do programa.  
Read More
   Sábado, 21 Março 2015      Notícias

Para professor da Unicamp, ensino superior deve se aproximar dos alunos

Massificar, descentralizar, popularizar. Esses devem ser os objetivos do ensino superior no Brasil, na visão de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes, 64, professor de ciência política da Unicamp. Sua análise foi consolidada com a pesquisa sobre os modelos de educação em vários países. Parte dela está sendo lançada agora no livro "Educação Superior nos Estados Unidos: História e Estrutura" (Editora Unesp), que percorre as metamorfoses do sistema desde a colônia.
Read More
   Quarta, 18 Março 2015      Notícias

Professor que não estuda não faz o aluno estudar’

Educador Leandro Grass relata como é importante compartilhar com alunos novas descobertas para mantê-los sempre interessados. Na minha conversa com os alunos no início de todo ano letivo, faço as seguintes perguntas: que coisas fizeram na escola, desde o primeiro dia de aula na educação infantil até hoje, as quais poderiam dizer que são seus autores? Com exceção dos desenhos de arte e das redações nas aulas de língua portuguesa, o que foi produzido exclusivamente por eles, sem ter copiado ou replicado de algum lugar? Ao tentar responder, a grande maioria tem dificuldade em lembrar, pois, de fato, o que mais fazemos em nossa vida escolar (e continuamos a fazer na universidade) é copiar, resumir, sintetizar, memorizar e replicar. Vivemos ainda em uma escola que pouco estimula a criatividade e a autoria. É a escola do conteúdo por si só, dos exames e das aulas. A escola que repete o conhecimento, mas que pouco promove sua ampliação.
Read More
   Segunda, 23 Março 2015      Notícias

Universidade precisa responder ao ‘vai lá e faz’

Pesquisa Anima/BOX1824 com jovens de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo aponta soluções para mudar a cara do ensino superior. Enquanto o jovem amplia suas conexões a cada dia e pensa em criar uma startup que pode mudar a vida de milhares de pessoas, a universidade ainda aposta em um produto velho, que acredita ser o único dono do conteúdo. Lá se vão mais de duas décadas desde a massificação da internet e a abundância de informação para provar o contrário, mas o modelo permanece o mesmo.
Read More
   Quinta, 19 Março 2015      Notícias

Os professores têm que compartilhar o seu trabalho’

Para Susan Fuhrman, presidente do Teachers College, é preciso acabar com a visão da docência como uma profissão solitária.   Ser professor é um trabalho solitário. Essa frase é recorrente entre educadores e especialistas de diversas áreas já realizaram pesquisas e estudos que tentam entender os motivos que levam o docente a sentir-se assim. Dentre as explicações, frequentemente aparece o fato deles passarem grande parte da sua jornada de trabalho sozinhos com os alunos em sala de aula e o pouco contato que têm com colegas e superiores. Mas para Susan Fuhrman, presidente do Teachers College, da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, essa visão precisa acabar, ou se for além de uma visão, a realidade é que precisa mudar.
Read More
   Quinta, 19 Março 2015      Notícias

Universidade Contemporânea e Inovação

As universidades, em geral, são definidas como sendo instituições pluridisciplinares associadas ao domínio e cultivo do saber humano que visam a formação de quadros de nível superior. No Brasil, a Constituição Federal, no seu Artigo 207, além de garantir autonomia, reafirma o conceito tradicional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.