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Clipping Número: 563
   Terça, 11 Novembro 2014      Notícias

CRUB discute a criação de política nacional de internacionalização das universidades em Fórum de Reitores

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), realizou nos dias 03 e 04 de novembro na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), em Goiânia o seu 3º Fórum de Reitores, que reuniu representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo Brasil, e representantes do Governo Federal e Estadual dos órgãos ligados a educação.
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   Quinta, 06 Novembro 2014      Notícias

Comissão rejeita obrigação de universidades manterem sites com produção científica

image A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática rejeitou nesta quarta-feira (5) proposta que obriga as instituições federais de educação superior e de pesquisa a disponibilizar, em formado digital e em site próprio, toda a produção científica de seus professores, pesquisadores e alunos. A medida está prevista no Projeto de Lei 6702/13, da deputada Iracema Portella (PP-PI).  
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   Segunda, 10 Novembro 2014      Notícias

Internacionalização é aposta das universidades

image Para Benedito Neto, Ciência sem Fronteiras trará benefícios ao País A internacionalização do Ensino Superior é o assunto do momento na educação. Não se trata, porém, de moda ou tendência que logo será esquecida. É uma realidade, a qual as universidades brasileiras estão aos poucos se adaptando. Além dos programas desenvolvidos pelas próprias instituições de ensino, empresas privadas, como o Banco Santander, por meio do programa Santander Universidades, têm investido fortemente nessa especialização dos estudantes. Não se pode esquecer também de um dos projetos mais ambiciosos do governo federal, o Ciência sem Fronteiras, que, até o fim deste ano, terá concedido 101 mil bolsas no exterior para alunos de graduação, pós-graduação, técnicos e professores.
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   Segunda, 10 Novembro 2014      Notícias

"A escola perdeu sua função social no Brasil", diz estudioso

image   Para especialista, missão primordial de transmitir conhecimento vem sendo esmagada pela ideologia que reduz a educação a ferramenta de dominação. João Batista Oliveira: "a função histórica e antropológica da escola é transmitir conhecimento" Pouca gente discorda que é papel da escola transmitir os conhecimentos imprescindíveis ao desenvolvimento do indivíduo e, por tabela, do país. Para o estudioso João Batista Oliveira, contudo, a missão vem sendo esmagada no Brasil por políticas mais interessadas em propagandear números grandiosos e por ideologias cujo interesse passa longe da educação. O resultado é o fracasso do ensino no país. "Perdemos a noção da função social da escola. Ela deixou de ser cobrada pelo cumprimento de suas obrigações essenciais e passou a ser cobrada por milhares de coisas que ela não tem condição de fazer, como cuidar da educação sexual, educação para o trânsito, para o consumo etc.", diz Oliveira. A história de como se deu esse processo é dissecada no livro Repensando a Educação Brasileira, que chega às livrarias nesta semana, em que o pesquisador discute qual é, enfim, a função da escola e propõe medidas para recolocar nos trilhos professores e escolas.
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   Segunda, 10 Novembro 2014      Notícias

O PNE e o "pleno desenvolvimento da pessoa"

A Lei nº 13.005, de 25 de junho último, que aprova o segundo Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência para a próxima década, tem, entre as suas dez diretrizes, a de “formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade”. Apenas um item, um inciso, mas que engloba ações que vão muito além da sala de aula. Estão na raiz dos principais problemas da educação brasileira, em todos os níveis de ensino. Reza o art. 205 da Constituição que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
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