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Clipping Número: 557
   Segunda, 16 Junho 2014      Notícias

Brasil precisa investir mais R$ 54 bi por ano para atingir meta de qualidade do novo plano de educação

image Indicador de qualidade é referência de padrões mínimos estabelecidos na legislação. Para atingir as metas do novo PNE (Plano Nacional da Educação), que teve seus últimos destaques votados no último dia 3 na Câmara Deputados, em vez dos atuais R$ 9,6 bilhões aplicados pelo governo federal na educação básica com base no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), seria preciso direcionar para a área mais R$ 54 bilhões. O CAQi (Custo Aluno Qualidade Inicial) está previsto no texto como referência para o estabelecimento de padrões mínimos de qualidade da educação. Entretanto, a consideração do índice foi ponto de polêmica durante toda a tramitação do plano. 
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   Quarta, 04 Junho 2014      Notícias

Instituto cria ferramenta para escola avaliar inovação

image Questionário on-line e gratuito ajuda escolas a analisarem práticas ligadas a tecnologias digitais e a decidirem investimentos. Escolas interessadas em ampliar o nível de inovação têm à disposição uma nova ferramenta que poderá ajuda-las na análise de suas práticas ligadas a tecnologias digitais e na tomada de decisão sobre investimentos. É uma auto-avaliação on-line desenvolvida pelo Instituto Crescer para a Cidadania, especializado em projetos de Educação 3.0, que já está disponível gratuitamente no link do Avalie-se. Segundo Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, a “Avaliação de práticas educacionais inovadoras apoiadas pelas tecnologias digitais” é uma ferramenta tangível e prática. “Escolas poderão avaliar, a partir dos resultados, que tipo de investimento que elas farão, o que pretendem priorizar na mudança”, diz.
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   Quinta, 05 Junho 2014      Notícias

Plano Nacional da Educação, sozinho, não consegue melhorar qualidade da educação

image “O Plano Nacional de Educação é um grande avanço, mas ter a lei não quer dizer que quem luta por educação com qualidade possa dormir tranquilo”. A afirmação é do professor da UFMG, coordenador do projeto “Pensar a educação, pensar o Brasil”, Luciano Mendes. Na sua avaliação, a aprovação do Plano na noite de terça-feira, pela Câmara dos Deputados, impõe ao país novos desafios.  O PNE define 10 diretrizes e 20 metas para os próximos dez anos em relação à educação. Entre as metas está a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na área, em investimentos tanto federais e estaduais, quanto municipais. Esta meta, que deve ser alcançada plenamente em 2024, representa quase o dobro do praticado atualmente, que é de 5,3%. “Considerando o cenário que a gente tem hoje, muito dificilmente chegaríamos ao final da década com 10% se não tivéssemos isto estabelecido em lei. Tanto é verdade que o governo não queria os 10% e Fernando Henrique Cardoso, em seu governo, vetou integralmente o projeto”, diz o professor.
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   Quinta, 05 Junho 2014      Notícias

Um consenso na educação

Na área educacional, o consenso não é muito comum. Sabe-se, por exemplo, que um professor com boa formação é essencial para melhorar o desempenho escolar dos alunos. Mas não há consenso a respeito de como formar esse professor. Não é à toa que o ministro Henrique Paim colocou isso literalmente no colo e espera do Conselho Nacional de Educação proposta estruturante e inovadora, na qual a formação esteja efetivamente vinculada à sala de aula. Em outras palavras, que dialogue com o chão da escola. Outro tema que todos reconhecem como absolutamente importante é a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), liderado pela pesquisadora Beatriz Pont, mostra que, quanto maior for o engajamento dos pais na vida escolar dos filhos, melhores serão os resultados educacionais. Priorizar os vínculos entre as famílias e a escola é uma das políticas que devem ser adotadas para melhorar o ambiente de aprendizado em escolas desfavorecidas - em que os problemas econômicos e sociais são mais notados.
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   Quarta, 11 Junho 2014      Notícias

Cristovam Buarque: analfabetismo é questão de direitos humanos

image O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) chamou a atenção para o analfabetismo como um problema de direitos humanos que ultrapassa a dimensão educacional.
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   Segunda, 16 Junho 2014      Notícias

Estados e cidades têm um ano para planejar educação

Depois que a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionar o Plano Nacional de Educação (PNE), que tramitou durante três anos e meio no Congresso, outro cronômetro será disparado. Estados e municípios terão o prazo de um ano para concluir seus planejamentos regionais de educação. Hoje, só dez Estados e 42% dos municípios têm seus próprios planos - a cidade e o Estado de São Paulo estão fora dessa lista.O antigo PNE, que valeu entre 2001 e 2010, já previa a formulação de planos locais em um ano, mas a maioria dos Estados e municípios descumpriu a previsão. Agora o Ministério da Educação (MEC) pretende acompanhar de perto a construção desses documentos, que servem para definir estratégias educacionais e uso de recursos durante uma década. A ideia ao fixar prazo mais largo é pensar metas e medidas para período superior a um mandato, que não fiquem reféns das trocas de gestão.
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   Sexta, 13 Junho 2014      Notícias

Sistema facilita criação e correção de provas

Plataforma SGP gera relatórios de diagnóstico que permitem avaliar a evolução de cada estudante. A época de provas é atribulada tanto para os estudantes que vão ter seus conhecimentos avaliados como professores, que passam horas corrigindo prova por prova, questão por questão. Pensando em uma maneira de otimizar esse processo para os docentes, uma empresa mineira de soluções educacionais, a Starline Tecnologia, criou o SGP (Sistema de Gestão de Provas), uma plataforma que permite que o professor gerencie e organize o processo de criação das avaliações, que faz a correção automática de questões objetivas e que disponibiliza relatórios de desempenho tanto da turma quanto de cada estudante individualmente.
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   Terça, 10 Junho 2014      Notícias

Especial: O futuro da educação no Brasil

image   Quais as dificuldades do sistema de ensino superior atual? O que podemos fazer para vencê-las? Como agregar a tecnologia a esta missão? O Administradores preparou uma série especial que lança olhares sobre estes temas, e propõe que abramos espaço para a mudança  
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   Terça, 10 Junho 2014      Notícias

Gastos temerários

A melhor chance de o Brasil um dia entrar no clube de países desenvolvidos é a educação. Embora nós não tenhamos conseguido fazê-lo, é relativamente fácil crescer rápido quando a nação está na fase que os economistas chamam de "catch up", isto é, enquanto se limita a capturar a tecnologia criada por países avançados. Mas, depois que o fosso técnico-científico se reduz, torna-se necessário caminhar com as próprias pernas, o que exige ser capaz de desenvolver inovações e aumentar a produtividade. Nesse estágio, a educação é o que importa.
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