Clipping Número: 557 |
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Quinta, 05 Junho 2014 Notícias |
Plano Nacional da Educação, sozinho, não consegue melhorar qualidade da educação
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“O Plano Nacional de Educação é um grande avanço, mas ter a lei não quer dizer que quem luta por educação com qualidade possa dormir tranquilo”. A afirmação é do professor da UFMG, coordenador do projeto “Pensar a educação, pensar o Brasil”, Luciano Mendes. Na sua avaliação, a aprovação do Plano na noite de terça-feira, pela Câmara dos Deputados, impõe ao país novos desafios.
O PNE define 10 diretrizes e 20 metas para os próximos dez anos em relação à educação. Entre as metas está a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na área, em investimentos tanto federais e estaduais, quanto municipais. Esta meta, que deve ser alcançada plenamente em 2024, representa quase o dobro do praticado atualmente, que é de 5,3%.
“Considerando o cenário que a gente tem hoje, muito dificilmente chegaríamos ao final da década com 10% se não tivéssemos isto estabelecido em lei. Tanto é verdade que o governo não queria os 10% e Fernando Henrique Cardoso, em seu governo, vetou integralmente o projeto”, diz o professor.
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Quinta, 05 Junho 2014 Notícias |
Um consenso na educação
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Na área educacional, o consenso não é muito comum. Sabe-se, por exemplo, que um professor com boa formação é essencial para melhorar o desempenho escolar dos alunos. Mas não há consenso a respeito de como formar esse professor. Não é à toa que o ministro Henrique Paim colocou isso literalmente no colo e espera do Conselho Nacional de Educação proposta estruturante e inovadora, na qual a formação esteja efetivamente vinculada à sala de aula. Em outras palavras, que dialogue com o chão da escola.
Outro tema que todos reconhecem como absolutamente importante é a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), liderado pela pesquisadora Beatriz Pont, mostra que, quanto maior for o engajamento dos pais na vida escolar dos filhos, melhores serão os resultados educacionais. Priorizar os vínculos entre as famílias e a escola é uma das políticas que devem ser adotadas para melhorar o ambiente de aprendizado em escolas desfavorecidas - em que os problemas econômicos e sociais são mais notados.
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