Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 555
   Quinta, 15 Maio 2014      Notícias

Aulas tradicionais são menos eficientes, aponta estudo

image   Um estudo norte-americano mostrou que alunos que assistem a aulas tradicionais têm notas mais baixas do que os que têm aulas dinâmicas.  Os números obtidos comprovaram um aumento de 6% nas notas de quem teve aulas dinâmicas   Você acha as aulas teóricas chatas e acredita que não aprende muito com elas? Talvez você esteja certo. Um estudo feito nos Estados Unidos e divulgado pela Proceedings of the National Academy of Sciences(PNAS), no começo do mês de maio, mostrou que os estudantes que assistem a aulas tradicionais são mais propensos a conseguirem notas baixas quando comparados aos que têm aulas mais dinâmicas.
Read More
   Segunda, 26 Maio 2014      Notícias

Coluna ValoRH: Geração Brasil, a Geração Código

Pode ter passado despercebido por aqui o chamado urgente do Presidente Obama para que os americanos aprendam ciência da computação. Pode soar estranho que o país líder em produção de produtos e tecnologias relacionados à computação desperte tal clamor. A preocupação dos americanos com a escassez de mão de obra nos setores de alta tecnologia tem elevado o sinal de alerta . Segundo dados da  Code.org, uma organização que promove o ensino de técnicas de programação para crianças e educadores, por volta de 2020, e sempre nos USA, haverá cerca de 400.000 estudantes de ciência da computação  para uma demanda de 1,4 milhão de empregos, que representam uma oportunidade de negócios em torno de US$ 500 Bilhões. Um déficit de 1 milhão de empregos em setores de alta tecnologia!
Read More
   Terça, 13 Maio 2014      Notícias

Empresas querem investir em educação. Falta um plano

image   Aprovação do Plano Nacional de Educação, parado há quatro anos no Congresso, pode dar fôlego a projetos financiados pela iniciativa privada. As empresas investem ao menos 1,4 bilhão de reais ao ano em educação básica — isso inclui aportes em redes de ensino mantidas por governos e também projetos de entidades privadas que oferecem ensino gratuito. A estimativa é do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), que realizou um mapeamento sobre o assunto. O dinheiro chega a escolas por meio de parcerias entre redes de ensino e empresas, como a instituída pela Associação Parceiros na Escola, que recebe doações de 70 empresários e beneficia 55 unidades públicas em São Paulo. A soma de quase 11 milhões de reais arrecadada pela ONG em 2013 é usada na melhoria da infraestrutura e na capacitação de professores e funcionários. Em contrapartida, os diretores das escolas se comprometem a melhorar os índices de ensino.
Read More
   Sexta, 23 Maio 2014      Notícias

Educação não deve ser feita por burocratas ou especialistas

  Para Alexandre Le Voci Sayad, premissa básica para inovação na educação é colocar o aluno como produtor e ator de seu aprendizado. Enquanto caminhava e conversava com o Prof. José Manoel Morán, por entre enormes estandes de editoras de uma feira educacional em São Paulo, ele observou numa mistura de ironia e sabedoria, apontando para o horizonte de marcas ostentadas: “O problema da educação é que todo mundo tem solução para ela”. Rimos. Há sim uma avalanche de soluções para a área no Brasil, que vão de aventureiros quixotescos com seus sonhos de não repetirem a mesma escola para seus filhos, a empresas que acreditam em panaceia. Entretanto, continuamos diariamente acordando cedo para levar os filhos à velha escola, com currículo, sinal e avaliação. O que restará de toda essa onda de inovação em que vivemos?
Read More
   Terça, 20 Maio 2014      Notícias

Pesquisa mostra que universitários esperam que as universidades formem profissionais

image Pesquisa feita pela Universia mostra que universitários defendem que a formação de bons profissionais deve ser o principal objetivo das universidades.   Dentre os resultados apresentados os brasileiros, a maioria reconhece avanços obtidos quanto à universalização do ensino no país Uma pesquisa realizada pela Universia com mais de 20 mil universitários de todo o mundo mostrou que, para esses estudantes, o principal objetivo das universidades deve ser formar bons profissionais. O tema da pesquisa era “As Universidades Comprometidas” e faz parte da preparação para o III Encontro Internacional de Reitores Universia.
Read More
   Segunda, 19 Maio 2014      Notícias

Inovações interdisciplinares precisam de especialistas competentes, afirma pesquisador

É necessário juntar cultura e saberes existentes para elaborar um novo conhecimento do cidadão jovem, que seja capaz de enfrentar a complexidade do mundo. Essa é análise do antropólogo francês Claude Raynaut, durante a palestra mediada pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata.   “Para conduzir pesquisas inovadoras interdisciplinares nós precisamos de especialistas que tenham competências disciplinares sólidas”, afirmou Raynaut. “A formação interdisciplinar não se trata de formar um ‘homem ou mulher-orquestra’ que saiba tocar todos os instrumentos. Precisamos ter pessoas que saibam tocar o violão, outra que toque o piano e cada um tem o seu papel”, ilustrou o pesquisador.
Read More
   Segunda, 26 Maio 2014      Notícias

15 aplicativos para quem quer aprender mais

image Você quer aproveitar o seu smartphone ou tablet para aprender diariamente? Conheça 15 aplicativos podem ajudá-lo com isso.   É possível aproveitar os smartphones e tablets para aprender diariamente Muitas pessoas acreditam que o lugar perfeito para o aprendizado é dentro de uma escola. Apesar de isso ser parcialmente correto, é possível aproveitar os smartphones e tablets para aprenderdiariamente. Confira a lista de 15 aplicativos para quem quer aprender todos os dias:
Read More
   Terça, 20 Maio 2014      Notícias

Debatedores elogiam Prouni, mas sugerem mudanças no valor da renda familiar

image   O Programa Universidade para Todos foi discutido nesta terça-feira em seminário na Câmara dos Deputados. Viola Jr. / Câmara dos Deputados Durante o seminário, também foi discutida a ampliação da bolsa-permanência paga pelo Prouni.   O Programa Universidade para Todos (Prouni) recebeu aprovação dos participantes do seminário realizado nesta terça-feira (20) na Câmara dos Deputados para avaliar os 10 anos de criação do programa. Representantes do governo federal, das faculdades e universidades particulares e da União Nacional dos Estudantes (UNE) destacaram que o Prouni permitiu a inclusão social dos alunos de baixa renda. Ao mesmo tempo, os debatedores fizeram várias sugestões para aperfeiçoá-lo.  
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.