Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 554
   Segunda, 05 Maio 2014      Notícias

O desafio de avaliar (bem) os professores

image Adotar sistemas para mensurar o desempenho dos docentes em aula é o caminho para melhorar a qualidade do ensino, mas, sem feedback adequado, processo não passa de formalidade.  
Read More
   Segunda, 05 Maio 2014      Notícias

Ensino superior insere métodos alternativos em aula

  Instituições brasileiras estão alinhadas com estudo internacional que prevê tendências em educação.  Aulas expositivas vão ceder espaço a métodos alternativos de ensino superior nos próximos cinco anos, diz pesquisa. O Horizon Report: 2014 Higher Education Edition, estudo desenvolvido anualmente pelo New Media Consortium (NMC) prevê tendências, obstáculos e tecnologias emergentes que serão adotadas em curto, médio e longo prazo. Para ilustrar as afirmações, a pesquisa relata, sobretudo, práticas de universidades estadunidenses. Em território brasileiro, instituições de ensino superior (IES) já apresentam algumas dessas alternativas, como educação via redes sociais, ou passam por fase de implantação destas.
Read More
   Sexta, 09 Maio 2014      Notícias

Deixem a ortografia em paz

  Por Jaime Pinsky, historiador, professor titular da Unicamp, diretor da Editora Contexto, autor de Por que gostamos de história, entre outros livros. Do Senado, duas notícias, uma boa e outra má. A boa: parece que temos senadores preocupados com o ensino de português. A má: querem alterar outra vez nossa ortografia, agora radicalmente, com a esperança de que, com isso, alunos possam obter melhores resultados na aprendizagem da língua. Criaram até uma comissão, com o objetivo de aplicar o acordo ortográfico (o mesmo que, na prática, já está em vigor), e para fazer com que “se escreva como se fala”. Além de não ser boa, a ideia é impraticável. Fico curioso a respeito de como vai se escrever, por exemplo, aquilo que na ortografia atual é denominada Estação das Barcas (lá na Praça Mauá, no Rio de Janeiro). Para “fazer justiça” à pronúncia, deveríamos grafar “Ijtação daj Barcaj” ou Ixtação dax Barcax”? Fora do Rio, talvez “Istação”, ou ainda “Stação”, como muita gente fala, já que poucos dizem “estação”, além dos curitibanos...
Read More
   Segunda, 12 Maio 2014      Notícias

Enade: Objetivo é doutrinar?

O professor Claudio Haddad, doutor em economia pela Universidade de Chicago e engenheiro por formação, diretor do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa (São Paulo), concedeu extensa entrevista à revista Veja (Edição 2372, Ano 47, Nº 19, 7/5/2014) sobre as provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Ele resolveu fazer a prova de conhecimentos gerais, intrigado com o fraco desempenho dos seus alunos. Das oito questões, errou a metade, “um fiasco”, como ele mesmo reconhece.
Read More
   Quinta, 08 Maio 2014      Notícias

Google lança app grátis que otimiza tempo do professor

Classroom promete melhorar a comunicação entre alunos e professores, criando e organizando tarefas escolares de forma rápida. Só quem é professor sabe o como é trabalhoso preparar tarefas escolares para os alunos. Além de gastar muito tempo criando e recolhendo as atividades, o educador ainda precisa carregar uma pilha pesada de trabalhos para serem corrigidos. Pensando nisso, o Google anunciou nesta semana uma nova ferramenta que pretende poupar o tempo dos educadores. Trata-se do Classroom, um aplicativo gratuito que permite organizar a distribuição de atividades e ainda facilita a comunicação com os estudantes. O objetivo dessa ferramenta é tornar o dia a dia do professor mais simples, permitindo que ele ganhe mais tempo para explicar a matéria dentro da sala de aula, já que não precisam mais perder horas tirando cópias de tarefas e distribuindo atividades. Utilizando os recursos do Gmail, Drive e Google Docs, a ferramenta gerencia as tarefas escolares, oferecendo ao professor a possibilidade de acompanhar a execução dos trabalhos, tirar dúvidas em tempo real e manter as turmas organizadas.
Read More
   Quinta, 08 Maio 2014      Notícias

4 formas de fazer o professor querer usar tecnologia

Especialistas sugerem práticas que o gestor pode adotar para estimular o uso de recursos digitais entre seus docentes.  As tecnologias estão cada vez mais presentes nas salas de aula do mundo todo, os alunos, em grande parte, são receptivos a elas, mas… e os professores? Os docentes são responsáveis por fazer a conexão dos recursos tecnológicos com os conteúdos dos currículos pedagógicos, por isso é importante que se sintam seguros e sejam preparados para usá-los. Qual é o papel da direção e da coordenação de uma instituição de ensino nesse contexto? O que os gestores podem fazer para incentivar e otimizar o uso de das tecnologias dentro da escola? O Porvir conversou com especialistas de diferentes áreas para descobrir.
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.