Clipping Número: 550 |
|
Terça, 08 Abril 2014 Notícias |
O professor na educação do século 21
|
|
Outro professor e outra escola são necessários para atender às demandas do século 21, afirma o pesquisador e professor português António Nóvoa, um dos maiores especialistas em formação de professores. Ele esteve em São Paulo para o I Congresso Internacional e o III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem – Diversidade no Ensinar e Aprender: Educação, Saúde e Sociedade, promovidos pela Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem (Andea) e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em agosto de 2013, e defendeu a necessidade de diálogo aberto com os colegas e a importância dos espaços para trocas de experiências. Antes do evento, Nóvoa concedeu uma entrevista exclusiva à Gestão Educacional. O ex-reitor da Universidade de Lisboa destacou que não se aprende por meio de um ensino transmissivo, mas a partir de pequenas redes e pequenos grupos, os quais não dependem apenas da proximidade física. Para ele, o desafio da aprendizagem não é mais a aquisição do conhecimento, mas fazer com que o aluno seja capaz de dar sentido às coisas, compreendê-las e contextualizá-las. Acompanhe a entrevista a seguir
|
|
Quarta, 09 Abril 2014 Notícias |
Pioneirismo e inovação, os pilares da história da educação a distância no Brasil
|
80 mil alunos realizam atualmente cursos técnicos e livres oferecidos pelo tradicional Instituto Monitor
Ampliar as fronteiras do conhecimento, adquirir novas informações, enriquecer o currículo e se capacitar para a vida profissional. Antigamente, conquistar todas essas aspirações exigia do indivíduo um esforço muito maior, assim como uma presença mais constante em salas de aula. Mas, com o passar dos anos, o surgimento de novas ferramentas de comunicação e tecnologias e, sobretudo, as exigências de um mundo cada vez moderno e globalizado, fizeram com que muitos paradigmas se quebrassem. E a educação também ganhou novos rumos e formatos. Um deles foi a Educação a Distância.
|
|
Quinta, 10 Abril 2014 Notícias |
Coursera estreita laços com Brasil
|
Foi uma visita relâmpago, mas intensa. Em um dia e meio no Brasil, num pitstop entre Inglaterra e EUA, a cofundadora do Coursera, Daphne Koller, costurou parcerias para aumentar a penetração de sua plataforma de Moocs entre estudantes brasileiros. A primeira delas é um acordo com a Fundação Lemann para a tradução das legendas dos cursos preferidos dos brasileiros para o português. Mas os amantes dos Moocs no Brasil – e sim, há muitos – podem esperar: vem mais por aí. “Queremos firmar parcerias para aumentar o acesso de estudantes brasileiros no Coursera”, afirmou a professora, que, ao lançar a plataforma há dois anos, se tornou um dos nomes fortes do movimento internacional dos Moocs pelo mundo.
|
|
|
|
|
Copyright 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.
SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF |
|
|
|
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.
Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.
|
|
|
|
|