Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 550
   Terça, 08 Abril 2014      Notícias

O professor na educação do século 21

image Outro professor e outra escola são necessários para atender às demandas do século 21, afirma o pesquisador e professor português António Nóvoa, um dos maiores especialistas em formação de professores. Ele esteve em São Paulo para o I Congresso Internacional e o III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem – Diversidade no Ensinar e Aprender: Educação, Saúde e Sociedade, promovidos pela Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem (Andea) e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em agosto de 2013, e defendeu a necessidade de diálogo aberto com os colegas e a importância dos espaços para trocas de experiências. Antes do evento, Nóvoa concedeu uma entrevista exclusiva à Gestão Educacional. O ex-reitor da Universidade de Lisboa destacou que não se aprende por meio de um ensino transmissivo, mas a partir de pequenas redes e pequenos grupos, os quais não dependem apenas da proximidade física. Para ele, o desafio da aprendizagem não é mais a aquisição do conhecimento, mas fazer com que o aluno seja capaz de dar sentido às coisas, compreendê-las e contextualizá-las. Acompanhe a entrevista a seguir
Read More
   Terça, 08 Abril 2014      Notícias

No coração do ensino

image   Intenção do Ministério da Educação de adotar uma base nacional curricular traz de volta ao debate questões como autonomia docente, formação continuada e condições de trabalho nas escolas   A professora Letícia Magalhães decide o que ensinar junto com os outros docentes de sua escola
Read More
   Quarta, 09 Abril 2014      Notícias

Pioneirismo e inovação, os pilares da história da educação a distância no Brasil

80 mil alunos realizam atualmente cursos técnicos e livres oferecidos pelo tradicional Instituto Monitor Ampliar as fronteiras do conhecimento, adquirir novas informações, enriquecer o currículo e se capacitar para a vida profissional. Antigamente, conquistar todas essas aspirações exigia do indivíduo um esforço muito maior, assim como uma presença mais constante em salas de aula. Mas, com o passar dos anos, o surgimento de novas ferramentas de comunicação e tecnologias e, sobretudo, as exigências de um mundo cada vez moderno e globalizado, fizeram com que muitos paradigmas se quebrassem. E a educação também ganhou novos rumos e formatos. Um deles foi a Educação a Distância.
Read More
   Terça, 08 Abril 2014      Notícias

Vai a Plenário projeto que trata de cursos de mestrado e doutorado a distância

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (8) projeto que define regras gerais sobre a realização de cursos de mestrado e doutorado a distância. A proposta acolhida foi o substitutivo da Câmara dos Deputados a projeto (PLS 264/1999) apresentado ao Senado pela ex-senadora Emília Fernandes. A matéria ainda será votada pelo Plenário do Senado.
Read More
   Quinta, 10 Abril 2014      Notícias

Coursera estreita laços com Brasil

Foi uma visita relâmpago, mas intensa. Em um dia e meio no Brasil, num pitstop entre Inglaterra e EUA, a cofundadora do Coursera, Daphne Koller, costurou parcerias para aumentar a penetração de sua plataforma de Moocs entre estudantes brasileiros. A primeira delas é um acordo com a Fundação Lemann para a tradução das legendas dos cursos preferidos dos brasileiros para o português. Mas os amantes dos Moocs no Brasil – e sim, há muitos – podem esperar: vem mais por aí. “Queremos firmar parcerias para aumentar o acesso de estudantes brasileiros no Coursera”, afirmou a professora, que, ao lançar a plataforma há dois anos, se tornou um dos nomes fortes do movimento internacional dos Moocs pelo mundo.
Read More
   Segunda, 14 Abril 2014      Notícias

CPC: Mais um uso indevido na pauta do MEC

“Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação está elaborando uma sistemática para implantar o cadastro dos cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, como decorrência de recente decisão do Conselho Nacional de Educação. Será instaurado um cadastro nacional, administrado pela Seres, com normas em fase de elaboração pela Câmara de Educação Superior do CNE. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o secretário Jorge Messias, da Seres, diz que “é por reconhecermos a importância e o peso da oferta desses cursos que estamos aperfeiçoando” o seu sistema de implantação, indicando algum tipo de controle.  
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.