Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 547
   Segunda, 17 Março 2014      Notícias

Retorno à sociedade fica na vontade e no papel

image Plano criado como parte do Fies para suprir a necessidade de médicos e professores no serviço público não desperta interesse em recém-formados O plano do governo federal de estimular recém-formados – que garantiram o diploma graças ao financiamento público estudantil (Fies) – a darem um retorno à sociedade a partir do conhecimento adquirido nas universidades não engrenou. A possibilidade aberta a médicos e professores licenciados de abater parte da dívida com trabalho em áreas carentes ou na rede pública de ensino não desperta interesse. Desde 2010, quando o Fies foi reformulado, somente 16 médicos e 55 docentes em todo o país aderiram ao sistema, total que representa 0,005% de todos os contratantes do Fies no período.
Read More
   Segunda, 17 Março 2014      Notícias

Câmara promove enquete sobre exigência de aprovação no Enade para obter diploma

image   De acordo com proposta em análise, Enade será aplicado anualmente, ao final do último ano de curso, a todos os alunos de graduação. Aprovação no exame será requisito para obtenção do diploma. Domingos Dutra ressalta que o MEC é responsável por avaliar qualidade dos cursos: "Estado não pode chancelar uma farsa".
Read More
   Segunda, 17 Março 2014      Notícias

6 tendências da educação superior para os próximos 15 anos

image   Conteúdo compartilhado, currículo mais flexível, produção intelectual acessível e democrática: o que vem por aí até 2028 Jovens estudam em universidade: tendência dos próximos anos é que a educação se torne mais democrática São Paulo – A educação não será mais a mesma em 2028. É o que diz um estudo inédito do Universia Brasil, produzido no Brasil e que analisou artigos e pesquisas da rede internacional de universidades sobre as tendências mundiais de educação. As novas tecnologias e paradigmas irão revolucionar o modo como enxergamos a educação, tornando-a mais democrática e dinâmica. Currículos ficarão mais flexíveis e personalizados, a educação a distância vai se consolidar e a barreira entre professor e aluno irá diminuir. Segundo Stavros P. Xanthopoylos, vice-diretor do Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getúlio Vargas (IDE/FGV) e vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), as instituições de ensino superior trabalharão de forma segmentada:
Read More
   Segunda, 17 Março 2014      Notícias

Definidos cursos que serão avaliados no Enade 2014

  Os cursos que serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014 foram divulgados nesta segunda-feira (17), por meio da Portaria Normativa nº 8, publicada pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão avaliados 33 cursos nas áreas de engenharia e licenciaturas. O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. De acordo com a portaria, a prova será aplicada no dia 23 de novembro, às 13h. O exame afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos. O exame é obrigatório para os selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
Read More
   Segunda, 17 Março 2014      Notícias

Infográfico: veja como a educação será até 2028

image Daqui a 14 anos, a educação será muito diferente comparado ao que conhecemos hoje. Confira quais serão as principais mudanças na área até 2028 As experiências de ensino, como jogos, serão tão aprimoradas que há quem diga que os professores não serão mais necessários A tecnologia está cada dia mais presente em nossas vidas. Smartphones, computadores,notebooks, tablets, GPS, entre outras coisas. Todos esses dispositivos são encontrados facilmente e fazem parte do nosso cotidiano. Porém, não só o nosso dia-a-dia tem sido afetado pela tecnologia: a educação também está passando por transformações.
Read More
   Terça, 18 Março 2014      Notícias

‘Videogame é viciante, a educação também deve ser’

image   a década de 70, Nolan Bushnell se tornou o pai da indústria do videogame e criou a Atari ­– empresa que popularizou os jogos eletrônicos no mundo. Agora, decidiu que seu maior sucesso também transformará a educação. Como CEO da BrainRush, desenvolveu uma plataforma que investe no ensino adaptativo, em que aprendizado, exercícios e testes são condensados no único ato de jogar. Na prática, são lições comuns de matemática, química ou geografia formatadas como joguinhos que não duram mais que 10 minutos. “Videogames são viciantes, a educação também deve ser”, defendeu Bushnell, durante o SXSWEdu, principal evento mundial de tendências em educação que aconteceu neste mês em Austin, no Texas. Para tornar sua plataforma efetiva, respeitou alguns princípios da neurociência que combinam com a lógica dos videogames. “Gamefication é o termo correto para a boa neurociência sendo aplicada”, explica.
Read More
   Quarta, 19 Março 2014      Notícias

Impasses e Desafios para a Educação no século XXI

image Em debate, especialistas fizeram um diagnóstico do ensino no país e questionaram: "como trazer a educação para o dia a dia dos alunos?" Como trazer a Educação para o dia a dia concreto dos alunos?". A pergunta foi feita por José Francisco Soares,presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), durante o debate "Os impasses e desafios para a Educação no século 21". O encontro faz parte do “Fórum Brasil - Diálogos para o Futuro", realizado por CartaCapital. Em sua fala, Soares ressaltou as finalidades da educação básica para desenvolver a capacidade de comunicação e domínio das operações matemáticas. Essas finalidades hoje se contrapõem a novas necessidades, como competência digital, capacidades sociais, consciência cultural e sentido de empreendedorismo. "Como trazer tudo isto para dentro da escola?", questionou.
Read More
   Quinta, 20 Março 2014      Notícias

‘Não existe o saber fragmentado, ele é um só’

  A física quântica está aí e deixa uma importante lição para a educação: assim como o universo é formado por átomos que, por sua vez, são formados por energias que se interconectam, quando se trata de conhecimento, não existe saber fragmentado. Para Ruy Cézar Espírito Santo, do curso de pedagogia da PUC-SP, no momento em que o ser humano desenvolve o grande conhecimento de si mesmo, ele percebe que o saber é uma unidade – e isso impacta na escola. “A separação de disciplinas escolares por conteúdos isolados, é fruto da ignorância dessa realidade, no sentido do não saber mesmo, da falta de conhecimento”, afirma o especialista em formação de professores. De acordo com Espírito Santo, o grande desafio para o educador não é levar o conteúdo aos alunos, mas sim mostrar para eles que o que está sendo estudado faz parte de uma unidade. “Os alunos têm que perceber que o que é levado para a sala de aula faz parte de um contexto maior.” Assim, o educador não se diz contra aos programas pedagógicos serem divididos por disciplinas, mas aponta que o maior problema é a falta de relação e conexão entre elas e com o que acontece nas outras esferas da vida.
Read More
   Quarta, 19 Março 2014      Notícias

O homem que inverteu a sala de aula antes da tecnologia

image   Em 1991, o professor de física de Harvard Eric Mazur, insatisfeito com o aprendizado de seus alunos, resolveu mudar a forma como ensinava e aboliu a transmissão de conteúdos na sala de aula. Seus estudantes deixaram de receber lições expositivas e passaram a ler as matérias em casa, enquanto nas aulas respondiam perguntas por computador sobre as lições e discutiam seus conhecimentos com os colegas. Como resultado, começaram a aprender muito mais. A experiência se tornou um método, batizado de peer instruction (aprendizado entre pares), que vem sendo adotado em universidades do mundo todo, em aulas de todas as disciplinas. “O que a formação por pares faz é colocar a parte fácil da educação – a transmissão da informação – para fora da aula, e a parte difícil – dar sentido à informação – para dentro”, explica o inventor do método, que além de ter um livro sobre a abordagem (Instruction: A User’s Manual, sem tradução em português), trabalha desde a década de 90 para disseminar suas ideias.
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.