Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 545
   Sexta, 28 Fevereiro 2014      Notícias

8 princípios da gamificação produtiva

image   Usar jogos para promover a aprendizagem não é uma ideia exatamente nova. Mas o uso ampliado de sistemas adaptativos baseados em jogos educativos, a explosão do número de aplicativos de aprendizagem para celular e tablets e a crescente utilização de abordagens pedagógicas baseadas em games faz da gamificação uma das tendências de ensino mais importantes desta década. De acordo com o Teachers College, da Universidade de Colúmbia (EUA), agamificação é o uso da mecânica e das dinâmicas de jogos, como as recompensas e os rankings de usuários, para melhorar a motivação e aprendizagem em contextos formais e informais de educação.
Read More
   Segunda, 10 Março 2014      Notícias

‘Educação vista apenas como uma fase da vida acabou’

image   Gerir o Conhecimento. É como o economista e professor da pós-graduação na PUC-SP (Pontíficia Universidade Católica de São Paulo) Ladislau Dowbor encara o desafio de educar no século 21. Do escritório da sua casa, em São Paulo, o autor de mais de 40 obras sobre economia, gestão pública e educação falou ao Portal Aprendiz sobre como as inovações científicas e tecnológicas estão transformando os processos de ensino-aprendizagem e obrigando indivíduos, empresas e governos a adotarem novas medidas diante de um mundo regido pela informação. “Quando falamos em educação, a gente pensa em professor, sala de aula e alunos. Eu passei a trabalhar com o conceito de gestão do conhecimento, algo muito mais amplo e que envolve deslocamentos profundos. A educação vista apenas como uma fase da vida acabou. Isso envolve cada vez mais gente, então temos que pensar o acesso e a interação com o conhecimento durante todas as fases da vida.”  
Read More
   Quinta, 27 Fevereiro 2014      Notícias

Mapas reúnem práticas educacionais inovadoras

image   Uma sala de aula da escola rural Lo de Mejía II, em San Juan Sacatepéquez, na Guatemala, foi transformada em museu, onde os alunos são incentivados a aprender pela experimentação. Objetos que as crianças da comunidade dificilmente teriam acesso, como pedras preciosas, antiguidades, réplica do sistema solar e moedas antigas, são usados para despertar curiosidade e gosto por conhecimento nelas. A prática pontual, que chegou a ser premiada nacionalmente, mas dificilmente seria conhecida em outros países, é uma das 360 experiências que estão no mapa coletivo da educação alternativa Reevo lançado pela ONG Redes de Pares. Sua intenção é colocar em contato organizações, escolas e pessoas interessadas na transformação da educação. “O objetivo da ONG, cujo Reevo é o primeiro projeto, é reunir comunidades e coletivos de pessoas com interesses comuns e trabalhar em rede para construir conhecimento e formas de ação coletiva”, explicou ao Porvir o cineasta argentino German Doin, 26, líder do projeto.  
Read More
   Quinta, 06 Março 2014      Notícias

MEC muda algumas regras do ProUni e do Fies

Para os estudantes, a adesão ao Fgeduc faz com que seja dispensada a necessidade de fiador, o que facilita a contratação do Fies O Ministério da Educação (MEC) mudou este ano algumas regras do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No Fies, o contrato passa a ser casado ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), antes opcional. No ProUni, a isenção fiscal passa a ser feita com base nas vagas preenchidas e não mais nas vagas ofertadas, como era até o fim do ano passado.
Read More
   Segunda, 10 Março 2014      Notícias

Educar para não (ter de) punir

image   ALDO PAVIANIProfessor emérito da Universidade de Brasília e geógrafo da Codeplan CILENE RODRIGUESLinguista, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ISAAC ROITMANBiólogo, professor emérito da Universidade de Brasília e coordenador do n-Futuros  
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.