Clipping Número: 544 |
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Terça, 18 Fevereiro 2014 Notícias |
O absenteísmo como efeito da precarização do trabalho docente
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Em artigo, a superitendente do Cenpec, Anna Helena Altenfelder, diz que o absenteísmo deve ser preocupação de toda sociedade
Pensar a profissão docente implica considerar desde os conhecimentos e saberes necessários ao exercício do ofício, passando pelas condições objetivas e materiais de trabalho, até a própria valorização e reconhecimento social da profissão.
A análise do absenteísmo docente passa, portanto, por todos esses fatores. Nossos professores, na sua história profissional e no dia a dia da sala de aula, vivenciam, em diferentes intensidades, questões como: déficit de formação, falta de condições objetivas de trabalho na própria escola, esgotamento físico e mental, plano de carreira pouco motivador, remuneração insuficiente, políticas educacionais estabelecidas à revelia dos próprios professores e perda de prestígio social da profissão.
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Quarta, 19 Fevereiro 2014 Notícias |
Falta de pesquisadores na Amazônia compromete avanços estratégicos
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O desenvolvimento da Amazônia depende mais do que de seus próprios arranjos produtivos. A elaboração de pesquisas científicas que apontem soluções para os problemas locais, com vista na logística, na economia, nas questões sociais e ambientais, por exemplo, ainda é um campo pouco explorado por profissionais da região. Conforme explica o coordenador do Grupo de Pesquisa MKT da Universidade da Amazônia (Unama), Emílio Arruda Filho, há uma inegável carência na área da pesquisa científica no Norte do Brasil, uma vez que os profissionais gabaritados filhos da região Amazônica conquistam, longe de casa, títulos como o de mestre ou de doutor, mas poucos retornam para colocar em prática o conhecimento adquirido. O resultado disso é a dificuldade em gerar estratégias voltadas, por exemplo, para as áreas de Gestão Estratégica para Sustentabilidade e Gestão Organizacional, bem como a de Gestão do Desenvolvimento.
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Quinta, 20 Fevereiro 2014 Notícias |
Ensino híbrido é o único jeito de transformar a educação
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Na primeira vez que o Porvir falou de ensino híbrido, lá pelos idos de 2012, não sabíamos nem como chamar essa tendência. Foi no site de uma organização chamada Innosight Institute que as coisas ficaram mais claras. O tal blended learning, que estava pipocando aqui e ali, se referia à mescla do ensino presencial com o virtual, dentro e fora da escola. Com essa integração de oportunidades de aprendizagem que a tecnologia proporcionou, os alunos passariam a ver mais sentido no conteúdo que lhes era apresentado, teriam acesso a um aprendizado mais personalizado às suas necessidades, seriam estimulados a pensar criticamente, a trabalhar em grupo. Um mundo de oportunidades se abria.
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Terça, 18 Fevereiro 2014 Notícias |
Oportunidades perdidas para o ensino superior privado se firmar, efetivamente, como parceiro do poder público.
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Sempre aprendi, com meu pai, que existem três coisas que jamais voltam: o projétil disparado, a palavra proferida e a oportunidade perdida.
Há anos, venho acompanhando o discurso do segmento da educação superior privada afirmando que o Ministério da Educação não trata as IES particulares como parceiras na condução das políticas públicas para a educação superior, não lhes dispensando o necessário e devido respeito.
Esse discurso é absolutamente verdadeiro, pois o MEC, efetivamente, costuma tratar a iniciativa privada como um mal necessário, revelando, sempre, nítida má vontade com as justas reivindicações do setor privado.
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