Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 542
   Segunda, 10 Fevereiro 2014      Notícias

PNE: 20??/20??

  “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim)   O § 1º do art. 87 da LDB – Lei nº 9.394, de 1996 – determina que a União, “no prazo de um ano a partir da publicação desta Lei” (publicada em 23/12/1996), deverá aprovar “o Plano Nacional de Educação, com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos”. O primeiro Plano Nacional de Educação (PNE 2001/2010) – Lei no 10.172 – foi aprovado somente cinco anos depois, em 9 de janeiro de 2001.
Read More
   Quarta, 05 Fevereiro 2014      Notícias

‘Modelo de escola é autoritário’, diz professor da Universidade de Columbia

image Brian Perkins é autor de estudos sobre o clima em sala de aula, envolvendo expectativas de professores e alunos. RIO - Professor da Universidade de Columbia, Brian Perkins é autor de estudos que mostram como o clima em sala de aula influencia o aprendizado. O especialista, que esteve no Rio no fim de 2013 para um evento na Escola Sesc, está hoje em conversas com a Secretaria municipal de Educação para fazer uma pesquisa semelhante na rede carioca.
Read More
   Quinta, 06 Fevereiro 2014      Notícias

Especialistas defendem currículo mais flexível nas universidades

  Conservadorismo dificulta flexibilização nos cursos de graduação oferecidos no Brasil   As Universidades de Harvard e de Stanford, nos Estados Unidos, iniciaram nos últimos anos a reforma curricular de seus programas de graduação com o intuito de flexibilizar os currículos dos cursos e propiciar aos estudantes uma formação mais sólida e diversificada, entre outros objetivos. Já no Brasil esse processo enfrenta alguns obstáculos, como o conservadorismo das instituições e a resistência dos docentes em mudar a forma tradicional de suas aulas, apontaram especialistas participantes do simpósio Excellence in Higher Education, ocorrido nos dias 23 e 24 de janeiro na FAPESP.
Read More
   Quarta, 05 Fevereiro 2014      Notícias

USP lança curso de extensão online que ensina a escrever artigos científicos

image Para melhorar a qualidade da elaboração de artigos científicos por pesquisadores brasileiros, a  Universidade de São Paulo (USP), líder em produção científica no país, lançou o curso de Escrita Científica. Formatado para a web e oferecido gratuitamente, o curso tem como objetivo auxiliar pesquisadores e estudantes de pós-graduação na elaboração de artigos de maior relevância acadêmica.
Read More
   Sexta, 07 Fevereiro 2014      Notícias

Um exército contra os diplomas tradicionais

  Um exército está sendo montado para lutar contra os diplomas tradicionais. Desse time já fazem parte a Microsoft Virtual Academy, a Khan Academy, o Coursera e uma série de outros sites que oferecem cursos on-line. Eles são capitaneados pelaDegreed, uma plataforma que ajuda a catalogar todas as formas acesso a conhecimento que uma pessoa tem na vida. E dá nota para isso. A graduação em jornalismo na UERJ rende 3.682 pontos. Um curso de 6 horas no Coursera, 12. Livros somam a partir de 10 pontos e artigos de jornal e vídeos valem alguns décimos. “Se você perguntar para alguém sobre sua educação, essa pessoa vai dizer em que universidade ele estudou. Não temos outras boas ferramentas para comunicar o restante do nosso aprendizado”, afirma David Blake, cofundador da Degreed, em entrevista ao Porvir. A plataforma foi lançada em janeiro passado e, com sua missão de “fugir da prisão” dos diplomas já levantou US$ 900 mil em doações e acaba completar o ciclo de três meses de aceleração da TechStars, aceleradora que tem 75 investidores e é uma das mais renomadas e disputadas do mundo da tecnologia –  quase 2.000 startups chegam a disputar suas 11 vagas.
Read More
   Sexta, 07 Fevereiro 2014      Notícias

Novo ministro descarta aplicar Enem também no meio do ano

A promessa de realizar duas edições do Enem num único ano não tem previsão para sair do papel. “Nosso horizonte é trabalhar com um exame”, disse o novo ministro da Educação, José Henrique Paim, em entrevista a jornalistas. A aplicação de duas provas foi anunciada em 2009, ainda na gestão de Fernando Haddad. Dois anos depois, uma portaria chegou a ser publicada com o cronograma da segunda prova, prevista para 2012, mas a regra foi anulada antes disso. O objetivo era ampliar as chances de o candidato ingressar no ensino superior, já que o exame, criado em 1998, passou a ser usado em substituição aos vestibulares de universidades públicas. A iniciativa, porém, não foi adotada por Aloizio Mercadante, sucessor de Haddad e que agora está na Casa Civil. O foco do novo ministro, que foi secretário-executivo da pasta nos últimos oito anos, será melhorar a formação dos professores da educação básica.
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.