Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 541
   Domingo, 02 Fevereiro 2014      Notícias

Escola ideal para alunos não ideais

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.
Read More
   Sexta, 31 Janeiro 2014      Notícias

Sistema de ensino é reprovado pela ONU

  Relatório da Unesco mostra que, até 2015, o país só cumprirá duas das seis metas prometidas em acordo mundial feito em 2000. Especialistas dizem que a raiz do problema está na desvalorização dos professores Relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), divulgado mundialmente hoje, mostra que o Brasil será reprovado ao fim do prazo do acordo que previa a garantia de uma Educação de qualidade para todos. Até 2015, o país tinha de cumprir seis metas (veja quadro) previstas no tratado com a ONU, porém, apesar de avanços na universalização do acesso ao Ensino primário, a rede de Educação brasileira só cumprirá duas. Especialistas dizem que o diagnóstico do fracasso já era esperado, diante da enorme desvalorização de Professores. Para a Unesco, o reconhecimento da importância dos Docentes é fator chave para a melhoria no sistema de Ensino.
Read More
   Segunda, 27 Janeiro 2014      Notícias

Oitenta anos da USP: orgulho do Brasil

  A maior conspiração contra o Conhecimento está sobretudo no abandono da educação de base' A USP é uma das raras histórias de sucesso do Brasil. Só isto seria suficiente para comemorarmos seus 80 anos. Este sucesso merece ser ainda mais comemorado quando percebemos que ela sobreviveu e cresceu, em quantidade e qualidade, no meio da Conspiração Nacional contra o Conhecimento. Por causa da conspiração brasileira contra o Conhecimento, nossa primeira universidade, do Rio de Janeiro, ainda não tem um século, foi criada em 1922 (sem considerar as experiências não consolidadas de universidade no Amazonas e no Paraná). O simples fato de comemorarmos décadas e não séculos. O Brasil evitou ao máximo ter universidades, a USP é produto de heroísmo de alguns brasileiros.
Read More
   Terça, 28 Janeiro 2014      Notícias

Educação Superior: entre discursos e o mercado

Passado o segundo semestre do ano, que é sempre igual àqueles que visam o ingresso em uma universidade, devido às apostilas, provas simuladas, ao Enem, e à maratona de vestibulares para renomadas instituições e seus cursos disputadíssimos, é chegada a hora de conferir a tão desejada aprovação. Junto ao sonhado ingresso na universidade, vem a ideia de que uma vida repleta de realizações e sucesso começa a partir da escolha do curso e da instituição, o que corrobora para a pressão normalmente enfrentada pelos alunos diante de decisões e escolhas a serem tomadas. 
Read More
   Terça, 28 Janeiro 2014      Notícias

Estudo sobre a Finlândia aponta caminhos para reforma educacional no Brasil

Num momento em que o Brasil discute novos parâmetros de educação, um estudo sobre o setor na Finlândia, elaborado pela consultora legislativa Tatiana Feitosa de Britto, mostra que o país europeu só conseguiu se destacar nesse quesito após uma reforma de longo prazo. Entitulado “O que é que a Finlândia tem? Notas sobre um sistema educacional de alto desempenho”, o estudo está disponível no portal do Senado.
Read More
   Quarta, 29 Janeiro 2014      Notícias

Escola oferece bolsas para mestrado em Londres

  Bolsa oferece ajuda de custo mensal de mil libras e passagem aérea de ida e volta A Escola Nacional de Seguros em parceria com a Cass Business School,City University,  de Londres, oferece duas bolsas de mestrado em Ciências Atuarais ou Gestão Atuarial para profissionais brasileiros formados na área. As oportunidades promovem o desenvolvimento de estudos nesta área, por meio do Programa de Apoio à Pesquisa da Escola Nacional de Seguros.
Read More
   Sexta, 31 Janeiro 2014      Notícias

A gestão acadêmica e o Coordenador de Curso das Instituições Superiores de Ensino

Não é possível pensar em uma empresa educacional bem sucedida sem qualidade acadêmica   O Ensino Superior vem passando por muitas modificações nos últimos anos: aumento significativo da concorrência, fusões e aquisições, crescimento do Ensino a Distância e dos Cursos Tecnológicos, maior cobrança nos processos de avaliação, etc. Estas mudanças têm alterado o cotidiano das instituições e da gestão dos cursos. Foi-se o tempo em que o Coordenador de Curso era responsável somente pelo resultado acadêmico da área que coordenava. Dele se cobrava um bom corpo docente e o resultado da implantação dos projetos pedagógicos.
Read More
   Quinta, 30 Janeiro 2014      Notícias

Ensino superior, oportunidades iguais?

Sei que o assunto é polêmico e que muitos funcionários e alunos das universidades públicas irão tentar nos crucificar. Apesar disso, vamos deixar claro que a função parlamentar nos coloca na condição de críticos ou de criticados sempre que  manifestamos a nossa opinião, mas isso nunca nos assustou; ao contrário, preferimos o combate, mesmo quando sabemos que o adversário é forte e não poupa as armas na hora  do confronto.
Read More
   Quarta, 29 Janeiro 2014      Notícias

Ensino híbrido depende da formação de docentes

Uma vez por ano lideranças políticas e econômicas se reúnem em Davos, na Suíça, no Fórum Econômico Mundial, para discutir questões globais de urgência, como meio ambiente e educação e pensar novas perspectivas para melhorar o futuro do mundo. Este ano, a 44º edição do evento, realizado entre os dias 22 e 25 de janeiro, teve um painel dedicado exclusivamente ao ensino híbrido (ou blended learning, em inglês). Chamado de O Futuro da Aprendizagem (The Future of Learning, em inglês), o encontro contou com a presença de Fred van Leeuwen, secretário geral daEducation Internacional, entidade que representa as organizações de professores em todo o mundo. Com a premissa de que o ensino híbrido vai ser cada vez mais difundido, o objetivo do painel foi identificar as maiores barreiras que precisam ser enfrentadas para que o modelo funcione globalmente e pensar em possíveis soluções.
Read More
   Sexta, 31 Janeiro 2014      Notícias

Pesquisa da Unesco é alerta para a Educação.

Deve-se evitar o conhecido equívoco brasileiro de considerar que todo problema tem uma única solução: mais dinheiro. Há exemplos que desmentem a crença. A mais recente pesquisa internacional sobre Educação reforça a necessidade de o Brasil recalibrar seus esforços na área. Agora, trata-se do relatório mundial da Unesco (Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura), em que duas centenas de países são monitorados com referência a metas pré-acordadas em 2000 para serem atingidas até 2015. O relatório divulgado esta semana pela Unesco indica a quase impossibilidade de o Brasil chegar aos objetivos até o ano que vem: 80% das crianças na pré-escola; 97% delas matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental; 97% na fase final deste ciclo; reduzir para a metade a taxa de analfabetismo na faixa de 15 anos ou mais (6,45%, a meta); garantir igualdade de gênero, meninos e meninas, na educação.  
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2025 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.