Clipping Número: 540 |
|
Quinta, 23 Janeiro 2014 Notícias |
Jovens de ponta
|
|
Morro de entusiasmo com o acesso cada vez maior de jovens ao ensino superior. O Brasil deve muitíssimo de seu atraso à ideia estúpida de privilegiar pequenas elites. Assim, por longuíssimo tempo, tivemos elites de advogados, médicos, agrônomos, engenheiros, pedagogos. A coisa era tão diminuta que se cunhou a expressão elite pensante.
Neste século XXI, a história mudou. Ainda levo bons sustos quando ouço a caixa da padaria contar que faz faculdade de Enfermagem, ou o jovem vigilante de rua declarar: "Fui muito bem no Enem, obrigado." Pois na minha época de faculdade, no final dos anos 1970, os fatos eram diferentes. Existiam as poucas universidades públicas e meia dúzia de particulares.
|
|
Quinta, 23 Janeiro 2014 Notícias |
Educação lidera interesse por financiamento coletivo
|
Desde seu lançamento, a plataforma de crowdfunding Catarse já repassou mais de R$5 milhões para mais de 500 projetos do Brasil inteiro, com o apoio de mais de 50 mil pessoas. Números tão grandes fizeram com que seus criadores quisessem entender mais sobre seus usuários e seus sonhos. Por isso, a empresa realizou umapesquisa com mais de 3.000 pessoas que apontou, entre outras coisas, que a educação é a área em que os usuários mais tem interesse em apoiar.
Apesar de ser a terceira colocada entre as áreas dos profissionais que usam a plataforma, a educação lidera em dois quesitos importantes. O primeiro é o citado acima, que mede onde existe maior interesse, por parte dos usuários, em apoiar projetos. Atrás de ideias com cunho educacional, os entrevistados responderam que também têm interesse em apoiar projetos ligados a cinema, música, meio ambiente e literatura, respectivamente.
|
|
Quinta, 23 Janeiro 2014 Notícias |
Instituto inverte sala de aula para professores
|
Ensinar de modo inovador e fazer com que o modelo seja passado a diante é o novo desafio do Instituto Singularidades, especializado em formação e capacitação de professores. A organização, este ano, vai propor aos seus alunos um novo método de aprendizagem, que inspirado em modelos e experiências internacionais, vai tentar inverter a sala de aula – os estudantes aprenderão em casa o conteúdo e o espaço da escola será usado para dúvidas e experimentação.
“Para melhorar as condições de aprendizagem dos nossos alunos, fomos pesquisar o que existe no mercado internacional, as inovações no modelo de ensino acadêmico. Nas escolas que visitei nos Estados Unidos e que temos como referência, como Harvard, MIT, Babson College e Olin College, o flipped classroom[ou sala de aula invertida] elevou a taxa de aprendizado dos alunos em 30%. O que mostrou que eles aprendem e se desenvolvem mais por meio dessa metodologia”, afirma Claudio Oliveira, diretor-geral do Instituto Singularidades.
|
|
|
|
|
Copyright 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.
SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF |
|
|
|
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.
Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.
|
|
|
|
|