Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 539
   Segunda, 20 Janeiro 2014      Notícias

Falta de mão de obra especializada se agrava

image Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral mostra que 91% das companhias pesquisadas têm dificuldade na contratação de profissionais, especialmente para vagas de compradores, técnicos, administradores, gerente de projetos e trabalhador manual. A criação de cargos cada vez mais específicos, o uso de equipamentos ultramodernos e a globalização dos negócios intensificaram o problema de mão de obra nas empresas. Vagas de compradores, técnicos, administradores, gerente de projetos e trabalhador manual são as mais difíceis de preencher para 91% das companhias entrevistadas pela Fundação Dom Cabral.  
Read More
   Segunda, 13 Janeiro 2014      Notícias

Rede social para professor compartilhar conhecimento

image   Polinizar é o ato de transferir os pólens de uma flor para outra, fazendo com que elas se reproduzam e se multipliquem. É isso que a Polinize, plataforma que funciona como uma rede social, quer fazer com a educação, conectando estudantes, professores, artigos científicos e de opinião, cursos gratuitos e fóruns de debates num só espaço. No ar desde outubro, a rede já conta com mais de 5.000 usuários e 12 cursos disponíveis. Um dos maiores cuidados tomados no desenvolvimento da plataforma, segundo Pedro Teberga, um dos fundadores do site, foi justamente o de facilitar a vida dos educadores que querem usar a rede. “Eles não são obrigados a entender e gostar de tecnologia. Tem muito professor com textos bons, materiais opinativos, pesquisas e que não sabe o que fazer com eles, não dominam a estrutura dos blogs ou não usam Facebook”, diz Teberga.  
Read More
   Quarta, 15 Janeiro 2014      Notícias

OPINIÃO: Uma verdade que se repete: Educar Compensa

  "Na faixa de idade entre 35 e 54 anos, para cada 1% de aumento na Educação, observa-se um aumento de 38% nos salários", afirma José Pastore A ideia de que a Educação é boa para a cidadania e para o trabalho é intuitiva e fácil de entender. A mensuração do seu impacto, porém, é uma tarefa complexa, especialmente quando se busca comparações internacionais. Entre países, os sistemas educacionais diferem; a herança cultural é específica; o mercado de trabalho é diferente; as exigências profissionais são peculiares. Tudo isso torna as comparações muito questionáveis.
Read More
   Sábado, 18 Janeiro 2014      Notícias

Prouni bate recorde e tem 1,26 milhão de inscritos; resultado sai na segunda

  A primeira edição de 2014 do ProUni (Programa Universidade para Todos), do Ministério da Educação, teve 1.259.285 inscritos para concorrer a bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior. De acordo com o ministério, o número é o maior desde a criação do programa, em 2004. O recorde anterior havia acontecido em 2012, com 1.208.398 inscritos. Em 2013, o programa registrou 1.032.873 candidatos interessados.
Read More
   Terça, 14 Janeiro 2014      Notícias

A variável que mais importa: o professor

  Quando o assunto é aprendizagem em sala de aula, o número de alunos importa menos do que a qualidade do professor. Isso é o que diz o recente estudo realizado pelo instituto norte-americano Thomas B. Fordham, que estuda excelência educacional. Na tentativa de discutir se estava certo o senso comum de que ter turmas pequenas é sempre a melhor solução, a instituição fez um experimento que tentava medir o aprendizado dos alunos em diferentes configurações de sala de aula. Mesmo com mais alunos, as turmas que saíam melhor era as que tinham os melhores professores. “Podemos fazer a diferença ao colocarmos apenas mais um ou dois alunos na sala de aula de um excelente professor. É possível que tenhamos muitos avanços a partir de mudanças relativamente pequenas”, disse Michael Hansen, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, ao jornal The Atlantic. O texto da pesquisa “O tamanho certo da sala de aula: fazendo mais com os melhores” (livre tradução de Right-sizing the Classroom: Making the Most of Great) está disponível para download.
Read More
   Segunda, 13 Janeiro 2014      Notícias

‘A escola deveria ser um laboratório de falhas’

image   Gustavo Borba é diretor de graduação da Unisinos Para melhorar a realidade da educação brasileira, é necessário mudar a maneira como os professores ensinam e como os alunos aprendem. Essa mudança conceitual defendida por Gustavo Borba, organizador do TEDxUnisinos e especialista no tema inovação na educação, pressupõe uma modificação no próprio conceito de escola. “Precisamos disseminar uma outra cultura nos nossos sistemas de ensino se quisermos, de fato, mudar nossa realidade educacional: a cultura do ‘aprendemos mais errando’. As escolas deveriam ser entendidas como uma espécie de laboratório de falhas, como espaços de construção. Porque é a partir das falhas que surgem as inovações”, diz Borba. Defendendo a ideia de que todas as iniciativas que se propõem inovadoras devem começar como um caso piloto, Borba espera, com a terceira edição do TEDxUnisinos, difundir boas experiências e ideias que possam inspirar pessoas, entidades e governos. Marcado para acontecer no dia 31 de outubro em Porto Alegre, o evento – formatado sob a dinâmica de apresentações de menos de 20 minutos –, contará com palestrantes estrangeiros e do Brasil.  O educador americano Richard Gerver e o empreendedor sociail brasileiro Felipe Dib, do projeto Você Aprende Agora, são alguns dos participantes. (veja a lista completa de palestrantes). As inscrições já estão encerradas, mas para quem quiser acompanhar as discussões, o evento vai transmitir on-line as palestras.
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.