Clipping Número: 538 |
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Segunda, 06 Janeiro 2014 Notícias |
Educação não é uma corrida de 100 metros”, diz presidente do Inep
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Brasília - Após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem ainda um calendário de divulgações a cumprir. Logo no primeiro semestre do ano, o Inep deve divulgar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado em 2013, que incluem a Prova Brasil e, pela primeira vez, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Além disso, para o ano, estão previstas mudanças. A autarquia estuda usar o sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI), adotado no Enem, também no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), alvo de polêmicas no ano passado.
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Quinta, 09 Janeiro 2014 Notícias |
2014 promete ser o ano da curadoria na educação
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O ano de 2013 ficará marcado por uma escola que transbordou. Há poucos que ainda defendem, ou acreditam, que o currículo e a forma com que este organiza e condiciona a aprendizagem tenham algum futuro ou mesmo sejam suficientes para as demandas da sociedade do presente, sejam elas funcionalistas ou existencialistas. Há senso de urgência no ar e isso é muito bom.
O ¨zeitgeist¨ educacional já contemplou conceitos como inovação, ensino personalizado, MOOC, sala de aula invertida, games e, aos poucos, passou a deixar ideologias (e suas batalhas infindáveis) para o lado de fora de seu espectro. O que se aprende e o que se desenvolve em termos de habilidades é o foco da escola; o resto é política ou vaidade intelectual de quem assina o discurso.
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Sexta, 10 Janeiro 2014 Notícias |
Fies supera marca de 556 mil contratos em 2013
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O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) registrou um aumento de 47% nos contratos firmados no ano passado frente aos números de 2012. No total, foram formalizados 556,5 mil contratos em 2013, contra 377,6 mil do ano anterior. Desde que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador do Fies, em 2010, foram firmados mais de 1,16 milhão de contratos.
Boa parte desse aumento nos números do Fies deve-se ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), que dispensa a exigência do fiador para formalizar a contratação do financiamento estudantil. Esse fundo atua como garantia nos contratos de estudantes matriculados em cursos de licenciatura, beneficiários de bolsas parciais do ProUni ou de baixa renda (renda familiar mensal bruta per capita de até 1,5 salário mínimo). Somente no ano passado, cerca de 66% dos contratos formalizados (369,8 mil) tiveram o Fgeduc como garantia.
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Sexta, 10 Janeiro 2014 Notícias |
MOOCs têm alta desistência, mas adesão massiva compensa
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Um estudo da Faculdade de Educação da Universidade da Pensilvânia (Penn GSE), nos Estados Unidos, concluiu que há pouco engajamento dos estudantes aos MOOCs (massive open online course). O novo conceito de cursos abertos, via internet, busca levar o conhecimento a um público grande e diversificado de maneira gratuita. No entanto, ainda que a procura seja bastante significativa, o número de usuários ativos tende a cair consideravelmente após uma ou duas semanas de curso. A Penn GSE analisou um milhão de usuários em dezesseis cursos da Coursera, uma das mais conhecidas empresas do ramo.
A pesquisa apontou que apenas 4% dos alunos, aproximadamente, concluem o curso em que estão inscritos, e as aulas que exigem menos trabalhos tendem a ter mais alunos completando as atividades. Somente metade dos registrados assistiu a, pelo menos, uma lição do curso.
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Sexta, 10 Janeiro 2014 Notícias |
Empregabilidade em alta: Brasil precisará de mais de 7 milhões de profissionais para suprir a demanda do mercado
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Segundo pesquisa da confederação nacional das indústrias (CNI), nos próximos anos técnicos de nível médio e superior terão maiores chances de atuação como profissionais.Atualmente muito se fala sobre uma boa formação profissional, a dificuldade em preencher vagas disponíveis por empresas em funções que exijam boa qualificação dos funcionários estão maiores. No entanto, existem diversos tipos de cursos que capacitam para a atuação no mercado de trabalho. Cabe a cada um descobrir qual o melhor caminho a seguir.O ensino técnico é destinado para quem já cursou ou não o ensino médio e quer aprender uma profissão. Em muitas escolas, hoje ele é oferecido como integração nos dois últimos anos, proporcionando ao aluno uma visão ampla da área escolhida para um melhor rendimento no nível superior. É o que afirma a professora Rogéria de Almeida, que também é coordenadora técnica da diretoria de educação básica e técnica Faetec (Fundação de apoio a escola técnica). ”Hoje não é interessante que um jovem passe anos em uma escola e saia apenas com o ensino médio, é muito mais importante que ele saia com uma profissão. O curso técnico poderá ajudar na melhor compreensão e absorção dos conteúdos do nível superior. Sem contar, que ele terá uma experiência real na função que irá trabalhar, pois os cursos técnicos agregam toda uma parte prática em laboratórios, visitas técnicas e estágio.” Afirma.
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