Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 535
   Segunda, 09 Dezembro 2013      Notícias

Elite educacional do Brasil também fica entre as piores no Pisa 2012

image Média dos 25% alunos mais ricos do país é pior que a dos jovens de menor renda em nações desenvolvidas no exame internacional RIO — Os maus resultados do Brasil na Educação não se devem apenas à má qualidade da escola pública ou ao baixo desempenho dos alunos mais pobres. A elite brasileira, quando comparada com a de outros países, também se sai muito mal no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), exame divulgado na semana passada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e que compara o aprendizado de jovens de 15 anos de idade em 65 países em testes de Matemática, leitura e Ciências. Este ano, o foco da avaliação foi o conhecimento dos alunos na área de Matemática. 
Read More
   Domingo, 08 Dezembro 2013      Notícias

Editorial: Vai-se uma geração

  O Brasil melhora, mas não dá saltos. A frase, válida para diversos aspectos do desenvolvimento nacional, aplica-se ao resultado do país no mais reputado exame internacional de estudantes. A edição de 2012 do chamado Pisa confirmou a tendência evolutiva dos adolescentes brasileiros, em especial na matemática, seu flanco mais vulnerável. A cada três anos, o exame patrocinado pela OCDE --grupo de 34 nações, em sua maior parte desenvolvidas-- testa a proficiência em matemática, leitura e ciências de alunos de 15 anos de idade. Também oferecida a países como o Brasil, que não integram a organização, a prova respeita padrões de comparabilidade e de amostragem estatística, de modo a representar a região onde é aplicada.
Read More
   Segunda, 02 Dezembro 2013      Notícias

Rankings de universidades reforçam assimetrias

  Educadores criticam esse tipo de avaliação e sustentam que a comparação entre as instituições pode prejudicar o ensino superior Todo ano, avaliações nacionais de cursos universitários e rankings internacionais de universidades são divulgados e funcionam como uma espécie de selo de qualidade para instituições que se dedicam ao ensino superior. Muitos educadores, no entanto, criticam essas avaliações com a preocupação de que o impacto dessas informações pode incentivar a evasão universitária e reforçar ainda mais as assimetrias no ensino superior.   Eles defendem a necessidade de mais investimento público e revelam que a falta de autonomia financeira universitária, falta de transparência, infraestrutura deficitária, burocracia e baixa produção científica estariam entre as principais causas do mau desempenho das universidades brasileiras nas avaliações.
Read More
   Sexta, 06 Dezembro 2013      Notícias

OPINIÃO: EDUCAÇÃO, A BASE DE TUDO

  "A Educação é a alavanca que o Brasil precisa para promover a inclusão e a justiça sociais do seu povo", afirma Getúlio Américo Moreira Lopes   O fato de a China ser hoje a segunda economia do mundo, ameaçando ultrapassar os Estados Unidos, chama a atenção da Educação como fonte e caminho para o desenvolvimento de um país. A política educacional como estratégia indutora do desenvolvimento mostra o rigor dos chineses com os estudos, a meritocracia, a adesão ao espírito e conceito de Albert Einstein, pelo qual o conhecimento resulta de 1% de inspiração e de 99% de transpiração, e o esforço das políticas públicas em favor da Educação de qualidade em massa. A lição que temos que aprender e que também nos ensinam o Japão, a Coreia, a Alemanha, entre outros, é que a Educação deve ser tratada com disciplina, tecnologia e inovação, mas que, mesmo em salas de aulas simples, sem maiores recursos tecnológicos, um bom Professor pode dar uma boa aula.
Read More
   Quarta, 04 Dezembro 2013      Notícias

O papel das universidades na construção de uma nação

  Há uma visão geral de que grandes nações têm grandes universidades. Isso motiva o investimento público e privado significativo (tanto financeiro quanto político) nas universidades. Infelizmente, hoje em dia a maior parte do foco está em universidades que promovam o crescimento econômico. No entanto, creio que igualmente importantes são as contribuições que as universidades podem dar à cultura, à estabilidade política e à mudança social positiva.   Aparte: Muito dessa discussão assume uma causalidade: universidades fortes produzem nações poderosas. No entanto, acho que é preciso ter cuidado aqui. Às vezes pode-se ter correlação sem causalidade. Por exemplo, países ricos usam sua riqueza para construir excelentes universidades.   O principal objetivo deste post é fazer duas afirmações ousadas. Para nenhuma delas tenho evidência empírica, mas acho que vale a pena discutir.
Read More
   Quinta, 05 Dezembro 2013      Notícias

Ensino superior perderá 44 mil vagas no ano que vem

  Brasília – Em todo o país, 270 cursos de graduação não poderão realizar vestibulares para o ano que vem, por terem ficado com  conceitos insatisfatórios na avaliação do Ministério da Educação (MEC) duas vezes consecutivas. No total, 44.069 vagas deixarão de ser ofertadas em 2014 no ensino superior. Os dados foram divulgados hoje (5) pelo Ministério da Educação. Esses cursos tiveram avaliação 1 ou 2, em uma escala que vai até 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do ano passado. São considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais. A avaliação é feita a cada três anos e, no ano passado analisou os cursos de humanidades. A última vez que foram avaliados foi em 2009. O maior número de cursos que serão punidos são de administração, 103. Em seguida, vem ciências contábeis (51), direito (38) e comunicação social (16). Foram avaliados ainda os cursos  de ciências econômicas, design, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados. Entre esses, 62 sofrerão as penalidades.
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2025 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.