Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 521
   Segunda, 26 Agosto 2013      Notícias

Para pesquisadora, falta padrão mínimo do que é um bom professor

image   Um professor bom é um dos principais pilares que sustentam a qualidade da educação -- com esse ponto, todos os especialistas concordam. Com base nessa afirmação inicial, surgem alguns debates na área: como é a formação desses profissionais na faculdade? Quem se interessa em ser professornum país em que os salários são baixos? É possível ensinar bem em condições precárias? Gabriela Moriconi pesquisou o efeito professor no aprendizado dos estudantes em São Paulo
Read More
   Segunda, 26 Agosto 2013      Notícias

Editorial: Ensinar e aprender

  Não servem para grande coisa escolas das quais estudantes saem com a impressão de que é possível "aprender sem esforço, construir sem trabalhar, criar sem perseverar", para usar expressão do secretário municipal de Educação de São Paulo, Cesar Callegari. Tal é, infelizmente, a realidade de muitos estabelecimentos públicos de ensino Brasil afora. Faz bem a Prefeitura de São Paulo ao se arriscar a pôr a mão nesse vespeiro
Read More
   Segunda, 26 Agosto 2013      Notícias

Análise: Ajuda federal a estudantes torna o setor ainda mais atraente

  Um grande número de potenciais alunos, agora com mais ajuda estatal para seguirem os estudos, faz com que o ensino superior brasileiro esteja extremamente atraente para os investidores. Apesar da expansão do ensino superior desde a década de 1990, hoje apenas 11% dos brasileiros se formaram na faculdade, segundo o IBGE. Entre a população com mais de 25 anos, há 15 milhões de possíveis clientes, que concluíram o ensino médio, mas não o superior.
Read More
   Segunda, 26 Agosto 2013      Notícias

Brasil vive fetiche por tecnologia na educação

Não há pessimista capaz de achar ruim o fato da educação brasileira, num período de dez anos, ter virado uma pauta importante de conversa, do motorista de taxi ao parlamentar. Antes disso, era papo de intelectual.   
Read More
   Terça, 27 Agosto 2013      Notícias

Mais educação

image O anúncio do Ministério da Educação (MEC) de que estuda a possibilidade de levar professores a locais nos quais os profissionais de ensino inexistem ou são em número insuficiente é promissor num país tão carente de investimento na área escolar como o Brasil. É ponto pacífico que o atingimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação no Senado, só será possível se houver a devida valorização da função docente. Como afirma o Anuário Brasileiro da Educação 2013, essa valorização “passa pela elevação do nível salarial, mas também por um conjunto de instrumentos que aperfeiçoem as condições do exercício profissional”. Uma política que permita recrutar professores para atuar em regiões hoje desassistidas só pode contribuir para reverter o quadro atual, no qual os educadores não têm perspectivas de futuro e vivem aos sobressaltos.
Read More
   Quinta, 29 Agosto 2013      Notícias

A amplitude dos problemas na Educação (Editorial)

  Situados há algum tempo em lugar de destaque na agenda do país, os problemas referentes à Educação se tornam mais complexos à medida que o tempo passa, o processo demográfico de envelhecimento da população avança e vai ficando cada vez mais evidente que, sem ganhos de produtividade, não se irá muito longe num mundo globalizado. Várias questões se entrelaçam. No último domingo, O GLOBO trouxe um aspecto: a tendência crescente de jovens formados no ciclo médio irem para o mercado de trabalho, sem prosseguir sua formação no ensino superior ou em alguma especialização técnica.
Read More
   Quinta, 29 Agosto 2013      Notícias

Medidas de emergência na educação

  Educador, foi presidente do Conselho Federal de Educação A crise educacional no Brasil deixou de ser tema do círculo dos especialistas para ganhar as ruas e virar preocupação dos jovens — principais vítimas do descalabro que invadiu as escolas. Como qualquer inovação no campo da educação leva sempre de cinco a 10 anos para “pegar” e começar a produzir resultados, não há tempo a perder. Impõe-se implementar com rapidez medidas com potencial para minorar o estado da arte do que aí está. Sábios de plantão invocam a necessidade de novas leis, reformas amplas, profundas e imediatas nos sistemas educativos para reverter o quadro de insucessos que ora se apresenta. 
Read More
   Quinta, 29 Agosto 2013      Notícias

10 pressupostos da educação integral

image O nome “educação integral” induz a uma armadilha fácil: considerar que, se o aluno fica o dia inteiro na escola, ele tem acesso a uma educação integral. Nada disso. A educação integral, que deve chegar a 60 mil das 160 mil escolas públicas brasileiras até o ano que vem, tem um conceito muito mais amplo, em que tem o cerne no desenvolvimento integral do aluno. O tempo de permanência na escola – ou melhor, em circunstâncias de aprendizagem – é apenas um dos três pilares que o sustentam.
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.