Problema na visualização deste e-mail? Clique aqui para vê-lo online.
Logo
●Eventos ●Clipping ●Website
Clipping Número: 505
   Sexta, 03 Maio 2013      Notícias

Dissecando o ensino superior até 2018

Relatório norte-americano identifica seis tecnologias emergentes que deverão se tornar populares, seis tendências e seis desafios que as universidades devem ter no seu dia a dia para um período de até cinco anos.
Read More
   Terça, 07 Maio 2013      Notícias

Qualidade deve ser a meta da pós-graduação

A palavra de ordem na comunidade científica brasileira, dos anos setenta e oitenta, era Massa Crítica. A de hoje é Inovação. Apesar do crescimento da comunidade científica brasileira nos últimos 20 anos, em especial a de Química, ainda estamos longe de alcançar a Massa Crítica.
Read More
   Quarta, 08 Maio 2013      Notícias

A educação digital demanda novos formatos de escolas e de material didático

Há algumas semanas, em um jantar com amigos, chamou minha atenção a desenvoltura da pequena Heloísa em manusear o smartphone de seu pai. Com apenas um ano e meio de idade, mal começando a articular as primeiras frases, ela transitava entre os programas e facilmente explorava os aplicativos que abria. Eu já havia visto alguns vídeos com crianças brincando em tablets e similares, mas a experiência de acompanhar o evento de perto foi marcante e despertou em mim algumas reflexões.
Read More
   Quinta, 09 Maio 2013      Notícias

Brasil mata seus matemáticos

Cada criança que nasce é um ser matemático: se, quando cresce, ela não sabe ou não gosta de matemática, é porque falhamos em nossa missão educativa. Essa é uma paráfrase da grande educadora matemática francesa Stella Baruk, que sustenta nossa postura epistemológica e metodológica diante do fenômeno da aprendizagem matemática. O panorama da não aprendizagem matemática e da aversão ao conhecimento matemático que hoje domina as escolas e as famílias, constituindo uma representação social complexa e triste sobre a aprendizagem matemática, opõe-se à visão epistemológica de que todas as crianças sob nossa responsabilidade educativa têm enorme potencial para aprender e produzir matemática.
Read More
   Segunda, 13 Maio 2013      Notícias

A Educação precisa de perguntas

Segundo pesquisas recentes do Inaf/Brasil, que examina os indicadores de alfabetismo funcional no país, realizadas entre 2001 e 2011, houve, nesse período, um avanço na ampliação do acesso à escola. Contudo, no que se refere a leitura, escrita e matemática, apenas um em cada quatro estudantes domina essas habilidades básicas. Ainda conforme números do IBGE, 20,4% dos brasileiros com mais de 15 anos não têm condições de participar de todas as atividades em que a alfabetização é necessária. Há dois anos, o número de analfabetos funcionais ou de pessoas que conseguem ler e compreender um texto simples está estagnado. Desse modo, a pergunta que se impõe diante dessas estatísticas é: se há mais estudantes na escola, por que não há, em uma mesma proporção, um processo de alfabetização plena?
Read More
   Segunda, 13 Maio 2013      Notícias

A Educação é o maior prêmio

Por ser tão relevante e tão essencial para a virada de jogo que o país precisa dar na educação, a leitura é o tema escolhido pelo Grupo RBS como desafio aos educadores que atuam dentro e fora da escola.
Read More
Share on Facebook Tweet Share on Google Plus Email
Copyright © 2024 Funadesp. Todos os direitos reservados.

SCS Quadra 7 - Bloco "A" Sala 726/728 - Torre do Pátio Brasil, Brasília / DF
Por que estou recebendo este e-mail?
Porque você se inscreveu em nosso mailing.

Não está interessado?
Remova-se da nossa lista.